⯇ VOLTAR

Entenda o que é a liderança liberal (lasseiz-faire) e seus benefícios

Navegue por tópicos

    A capacidade de coordenar equipes vai muito além de planejamento ou regras. Quando se ocupa essa posição dentro de uma empresa, é preciso saber envolver os colaboradores e conseguir direcioná-los para os objetivos estabelecidos. Uma estratégia que melhora muito essa função é a capacidade de liderança. Neste artigo, falaremos da lasseiz-faire ou liderança liberal.

    Existem muitos tipos de liderança e elas variam de acordo com o foco dessa personalidade ou das necessidades que se apresentam no ambiente corporativo (para o caso de líderes empresariais). Um líder autocrático, por exemplo, prioriza o chefe, enquanto o democrático se concentra na equipe e nele mesmo. Já a liderança liberal, amplia as possibilidades, focando completamente na equipe, trabalhando o empoderamento dos indivíduos.

    Para descobrir mais sobre esse modelo que ajuda na motivação, engajamento e responsabilidade do seu time, continue lendo este artigo!

    O que é a liderança liberal?

    O dia a dia de uma empresa envolve diversos processos e tomadas de decisão. Os coordenadores são pessoas que conseguem trabalhar com equipes, garantindo que a rotina empresarial aconteça de forma correta, com o melhor desempenho e que as decisões sejam coerentes, acertadas, apresentando os melhores resultados possíveis.

    Hoje, a cultura organizacional ajuda a liderança a encontrar um novo papel, que ultrapassa a fronteira do mandar e obedecer muito comum dentro de empresas mais conservadoras. Nesse contexto entra o líder liberal. Ele é um gestor que entende sua função muito mais como facilitador dos colaboradores de sua equipe que como um chefe.

    Assim, a liderança liberal foca na motivação dos funcionários, permitindo que eles se sintam confiantes para tomar as decisões e realizar suas atividades. Dessa forma, o profissional que adota essa técnica só intervém no momento quando é acionado, permitindo o fluxo e autonomia de cada empregado.

    Como a lasseiz-faire ajuda a sua empresa?

    São muitos os benefícios oferecidos pela liderança liberal, que se alia a uma nova geração de profissionais, os millennials, que tem como características fortes a capacidade de aprender rápido e sem a necessidade de outra pessoa para explicações. Por isso, as principais vantagens desse tipo de liderança são:

    • criar uma relação de confiança entre o coordenador e a sua equipe;
    • manter os colaboradores motivados, além de concentrados nos objetivos que precisam entregar;
    • tomadas de decisão mais rápidas e acertadas;
    • funcionários com entregas mais eficientes e conscientes do papel das suas atividades na organização;
    • gerenciar as atividades, fazendo cobranças pontuais dos resultados apenas no fim do processo (auxiliando aqueles que buscam por ajuda);
    • estimular cada empregado a aprender mais, encontrando estratégias para cumprir com as atribuições demandadas;
    • promover trocas de experiências em grupo, nas quais todos se sentem parte da empresa;
    • possibilitar mais tempo para que o líder encontre novos modelos para engajar e motivar a equipe.

    Quais são as principais características desse tipo de liderança?

    Você deve ter percebido que apesar do termo liberal, o modelo lasseiz-faire de liderança definitivamente não significa deixar tudo solto ou simplesmente colher os resultados que os funcionários apresentarem. Mais comum em startups, que precisam ser dinâmicas e ter todos os colaboradores envolvidos e setados para os objetivos da empresa, esse modelo pode se apresentar como rigoroso dependendo do líder.

    A expressão “lasseiz-faire” vem do francês e significa “deixe fazer”. Essa é uma das características fundamentais do modelo: o líder não faz intervenções diretas, permitindo que cada profissional desenhe sua estratégia para alcançar a meta estabelecida. Esse tipo de gestor atua diretamente só quando é procurado pelo membro da sua equipe.

    Por isso, em uma gestão liberal, o coordenador tem um papel mais passivo, porém, ele continua sendo o responsável pelos resultados obtidos com o trabalho. Apesar de cada um ter mais autonomia, é importante que o líder esteja consciente que ele precisa identificar se a sua equipe tem o perfil adequado para trabalhar dessa forma, alcançando as metas da empresa.

    Quando é ideal usar esse modelo no ambiente corporativo?

    Como essa gestão está focada na liberdade de todos aqueles que contribuem para o sucesso do negócio, é extremamente importante observar se os colaboradores têm maturidade para trabalhar nesse modelo de liderança. Existem alguns sinais que apontam para o grande sucesso de usar lasseiz-faire:

    • ter uma equipe com excelente fit cultural;
    • observar que os trabalhadores conseguem cumprir prazos e têm responsabilidade nesse sentido;
    • contar com funcionários que já têm as competências necessárias para executar as atividades realizadas (preferencialmente com experiência demonstrada dentro da empresa);
    • perceber que o líder é respeitado e que seu time acredita na sua atuação;
    • ver que todos têm um sentimento de pertencimento;
    • saber que existe capacidade real para a entrega dos projetos;
    • encontrar pessoas com maturidade emocional suficiente para realizar por si mesmas as atividades;
    • ter um time com senso de colaboração, com facilidade de comunicação entre si e com o líder;
    • poder confiar nos colaboradores.

    É importante pensar também nos aspectos negativos, quando a liderança liberal não é recomendada. Um deles é quando os empregados não identificam o coordenador como um líder, pois essa autonomia pode ser interpretada como um distanciamento e falta de cuidados com o time. Outro ponto que você deve observar é que, quanto mais importante a entrega, maior o risco de implementar o modelo.

    De que forma determinar o nível de autonomia ideal para os funcionários?

    Quanto maior a autonomia do colaborador, mais preparado para o lasseiz-faire ele estará. De qualquer forma, entre a liderança democrática e a liberal, é possível encontrar sua equipe, promovendo uma transição ou até mesmo mudança entre ambas, de acordo com a situação apresentada. Algumas informações que ajudam a entender essa independência são:

    • transparência — os profissionais se inspiram no seu gestor e têm uma comunicação aberta com ele, confiando nessa relação;
    • experiência — assim como no processo de educação de uma criança, a autonomia precisa ser entregue aos poucos, para que a empresa não corra grandes riscos ou o colaborador se sinta desamparado. Observe até que ponto a equipe já conseguiu ir sem a necessidade de intervenções;
    • foco — funcionários comprometidos com as metas da empresa;
    • responsabilidade — perceber que todos estão atentos e cumprem prazos, assim como desejam entregar o melhor resultado possível, executando suas tarefas com eficiência;
    • excelente clima organizacional.

    Viu como a liderança liberal pode ser muito interessante para o seu negócio? Com o modelo lasseiz-faire você desenvolve um ambiente para promover funcionários mais comprometidos e que buscam as melhores soluções para a empresa, percebendo-se parte dela. Claro, é importante ter atenção para o perfil da equipe e sua relação com o líder, evitando os aspectos negativos desse tipo de gestão.

    Para entender melhor como a liderança liberal está se popularizando, saiba por que há mais jovens líderes no mercado de trabalho e descubra como essa geração influencia essa tendência.

    Conheça nossos serviços

    Comunicação Interna

    Torne a comunicação com os seus colaboradores mais estratégica por...

    Saiba Mais

    Endomarketing

    Potencialize o impacto das suas ações de marketing interno.

    Saiba Mais

    Employer Branding

    Potencialize a sinergia dentro da sua organização por meio de...

    Saiba Mais

    Pesquisas e Mensuração

    Potencialize o impacto das suas ações de marketing interno.

    Saiba Mais

    Diagnósticos

    Potencialize a sinergia dentro da sua organização por meio de...

    Saiba Mais

    Employee Experience

    Crie, implemente e desenvolva uma incrível jornada para seus colaboradores...

    Saiba Mais

    Por dentro da nossa cultura

    Aqui, a comunicação é só uma parte da jornada. Quer ficar por dentro do resto? Cadastre-se em nossa newsletter.