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Case de Sucesso: como a Volvo alavancou resultados com estratégias de Endomarketing

Volvo Endomarketing
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    Aqui na Clima, nós acreditamos que bons resultados em Cultura Organizacional, Comunicação Interna e Endomarketing são frutos de ações estratégicas e atreladas aos objetivos das áreas de negócio. Porém, mais do que isso, cada ação de comunicação realizada deve ter um foco principal: as pessoas que serão impactadas por ela.

    Atualmente, o Grupo Volvo é um dos maiores fabricantes mundiais de caminhões, ônibus, equipamentos de construção, motores marítimos e industriais do mundo. Com sede em Gotemburgo, Suécia, a Volvo emprega quase 100 mil pessoas, com fábricas em 18 países e atuando em 190 mercados.  

    No Brasil, a Volvo tem sua sede em Curitiba, Paraná, onde produz caminhões, ônibus e motores. São mais de 40 anos no país, com unidades em Pederneiras (SP) e São José dos Pinhais (PR), somando cerca de 4300 funcionários diretos no Brasil.

    A Volvo também é um dos principais clientes da Clima, contando com o apoio de nossa equipe para alavancar seus resultados com estratégias de Endomarketing e Comunicação Interna.

    Vamos contar a história de dois cases da Clima com a Volvo, e como ambos os desafios levaram a resultados relevantes além do óbvio.

    30 anos de biarticulado: celebrando o Vermelhão de Curitiba

    Em 2022, o biarticulado de Curitiba completou três décadas. Criado para dar suporte ao transporte público da cidade, esse projeto é considerado, até hoje, uma das principais soluções de mobilidade urbana no mundo. E a Volvo faz parte desta trajetória.

    Na capital paranaense, muito mais do que o “Vermelhão“, como é carinhosamente conhecido por seus moradores, o biarticulado faz parte da vida e do dia a dia de quem vive em Curitiba. Dentro dele, vidas se cruzaram, começaram e terminaram. 

    Por isso, a responsabilidade de criar uma campanha para comemorar os 30 anos do Biarticulado era uma baita responsabilidade, assumida com prazer pela Clima!

    Era, portanto, nossa missão contar esta história da forma certa. Uma história que começou ali, na fábrica da Volvo do Brasil, e hoje faz parte da tradição da cidade. E de histórias a gente entende. Por isso, nada melhor do que ouvir e celebrar as pessoas responsáveis por criar este projeto do zero.

    O desafio da Clima era desenvolver uma campanha a partir de 3 pilares: 

    • O produto, destacando a inovação representada por ele;
    • A cidade, homenageando Curitiba e a tecnologia em transporte que ela apresenta para o mundo;
    • E, claro, as pessoas, responsáveis por construir essa história e detentoras deste sentimento de nostalgia que é tão genuinamente brasileiro.

    Para atingir esse objetivo, tínhamos 4 estratégias principais:

    • Informar: comunicar sobre o aniversário de 30 anos do biarticulado de Curitiba;
    • Engajar: transformar o orgulho em motivação, reconhecendo o valor da Volvo para a cidade e fazendo as pessoas interagirem com as ações da campanha;
    • Envolver: despertar um sentimento de pertencimento, de alegria ao fazer parte da Volvo, uma empresa com um papel tão importante no sistema de transporte inovador da cidade de Curitiba;
    • Celebrar: realizar ações para comemorar os 30 anos do biarticulado e a participação da Volvo nesta história.

    O biarticulado é um ícone da cidade de Curitiba, e faz parte da história de muitos curitibanos. Criado em 1992, ele não apenas revolucionou o sistema de transporte coletivo no país e no mundo , mas também foi desenvolvido na própria cidade pela Volvo do Brasil. 

    Como parte da estratégia de comunicação, a Clima decidiu contar esta história com foco nos pilares produto, cidades e pessoas. Por isso, toda a campanha girou em torno de uma ação principal: trazer o ônibus para dentro da fábrica e permitir que os funcionários vivessem uma nova experiência dentro dele.

    Principais ações realizadas durante a campanha:

    Vídeo: uma produção emocionante que entrelaça a história do biarticulado com a de Curitiba, dos funcionários da Volvo e dos curitibanos que o utilizam diariamente. Mais de 10 mil pessoas impactadas em diferentes canais.

    Exposição: outra ação realizada foi uma exposição dentro do próprio biarticulado, que foi levado para dentro da fábrica da Volvo em Curitiba, que conta a história completa do veículo, desde sua concepção até os dias de hoje. A ação durou três dias, somando mais de 5 mil visitas.

    Concurso Cultural: a Volvo incentivou seus funcionários a compartilharem fotos com o paper toy do biarticulado nas redes sociais, aumentando o engajamento em 39,8%. Os 10 vencedores do concurso receberam miniaturas exclusivas do veículo.

    Live: por fim, uma transmissão ao vivo da exposição contou com a participação de funcionários que relembraram histórias marcantes dentro do biarticulado. Mais de 510 pessoas assistiram e 2,3 mil visualizaram a gravação.

    Alguns resultados em números:

    • 4.300 funcionários impactados e 25 pessoas envolvidas;
    • 4 publicações no GTO Online, newsletter do Time de Operações, somando + de 1 mil visualizações; 
    • + de 5.000 visitantes na exposição; 
    • aumento de quase 40% no engajamento do perfil @gentevolvo no Instagram; 
    • 41.367 interações via stories nas redes sociais

    Em resumo, a campanha da Clima para os 30 anos do Biarticulado foi um sucesso, celebrando a história de um veículo que representa a inovação, a cidade de Curitiba e as pessoas que o construíram.

    Tempo de Volvo: o desafio de retomar um evento pós-pandemia

    Outra ação de endomarketing que estamos orgulhosos de ter realizado em parceria com a Volvo foi a campanha “Tempo de Volvo”, que ganhou vida em 2022 com o objetivo de divulgar o evento de mesmo nome, criado para celebrar colaboradores com 10, 25 e 30 anos de empresa.

    Após dois anos de homenagens online devido à pandemia, a equipe da Clima tinha um desafio e tanto: criar um evento presencial ainda mais marcante, receptivo e memorável. 

    Após um período tão difícil, era importante retomar essa tradição da empresa de uma forma diferente, que marcasse cada colaborador e trouxesse novamente o espírito do evento para a cultura da empresa.

    Para aumentar esse engajamento e fazer com que os homenageados se sentissem orgulhosos por todo o tempo dedicado, a campanha girou em torno dos cinco principais valores da Volvo: 

    • Sucesso do cliente;
    • Confiança;
    • Paixão;
    • Mudança;
    • Desempenho.

    Para dar vida a esses valores, nos inspiramos no filme “Beleza Oculta”, protagonizado por Will Smith. Assim como no longa, os valores da Volvo se manifestaram na forma de cinco personagens interpretados por atores talentosos, com uma performance inspirada no Cirque du Soleil, encantando o público com encenações simbólicas e carregadas de significado.

    Como esperado, o resultado da campanha foi um grande sucesso. O evento não apenas recebeu uma avaliação de 4,86 estrelas pelos próprios colaboradores da Volvo, como impactou toda a empresa, contando com mais de 200 colaboradores celebrados e reconhecidos por seu tempo de dedicação à Volvo.

    Desafios da campanha:

    • Retornar a um evento presencial após dois anos de homenagens online;
    • Realizar um evento alinhado com os valores da Volvo;
    • Fazer com que os homenageados se sentissem orgulhosos por seu tempo de Volvo.

    Soluções da Clima:

    • Criar um evento grandioso e memorável;
    • Dar vida aos valores da Volvo através de uma performance teatral inspirada no Cirque du Soleil;
    • Utilizar uma identidade visual que representasse a trajetória e o envolvimento de cada colaborador homenageado.

    Conclusão

    Para nós, as duas campanhas foram mais um exemplo de como a celebração da cultura e dos colaboradores pode ser algo memorável, inspirador e cheio de significado. 

    Devido aos seus resultados, as duas campanhas também foram indicadas e premiadas no Prêmio Lusófonos de Criatividade, um festival internacional de criatividade sediado em Portugal e dedicado exclusivamente a premiar, homenagear e debater os mercados publicitários e de comunicação dos países de língua oficial portuguesa.

    Em ambos os casos, mais do que o reconhecimento, algumas lições foram aprendidas e ficaram conosco. A primeira delas é a importância de celebrar a cultura e as pessoas de uma empresa. 

    A segunda é como a criatividade e a inovação podem ser usadas para criar eventos memoráveis e inspiradores. Afinal, quando se trabalha em conjunto, os resultados não podem ser melhores.

    Se a sua empresa deseja realizar ações de endomarketing como essas, que impactem pessoas e tragam resultados além do esperado, a Clima é a sua melhor escolha!

    💡 É possível sim ir além do básico e fazer Endomarketing com paixão: veja como melhorar suas estratégias de comunicação interna com a ajuda da nossa equipe!

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