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Qual o erro mais comum da experiência digital do funcionário?

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    Já falamos bastante por aqui sobre a experiência do funcionário, também chamada de employee experience, que trata de toda a jornada do colaborador dentro da empresa, desde a candidatura até o desligamento. Porém, tem um outro termo muito parecido e que também reflete na relação entre profissional e empresa: a experiência digital do funcionário (DEX, na sigla em inglês).

    Resumidamente, a experiência digital do funcionário mostra a eficácia da interação dos colaboradores com as ferramentas digitais de seu local de trabalho. Assim, tanto sua produtividade quanto seu engajamento podem ser impactados pela facilidade ou não do uso dessas tecnologias.

    Essas ferramentas incluem plataformas de trabalho, comunicações recebidas, sistemas de recursos humanos, espaços digitais de aprendizagem e tudo mais que envolva as atividades dos profissionais. Assim, a DEX acaba refletindo diretamente no employee experience, podendo ser determinante para o sucesso do profissional dentro da companhia.

    O erro mais comum da experiência digital do funcionário

    A experiência digital do funcionário é algo multidisciplinar, sendo definida por diversas áreas dentro da empresa. Profissionais de recursos humanos, tecnologia da informação e comunicação atuam para criar e implementar as experiências digitais, mas nem sempre isso está em sintonia. Assim, essa falta de alinhamento pode prejudicar todo o processo.

    Para 41% dos líderes de TI, segundo pesquisa da SocialChorus, acreditam que centralizar o engajamento do colaborador em uma só plataforma pode ser complicado. Porém, 40% também considera complicado implementar nossas ferramentas por possibilidade de ruído na comunicação.

    Por outro lado, profissionais de RH e comunicação interna são mais favoráveis à adoção de novas ferramentas que mensurem o engajamento e o bem-estar dos colaboradores ou que facilitem o dia a dia de trabalho. Afinal, cada plataforma tem suas características e benefícios. Porém, quase nunca são esses profissionais que dão a palavra final na hora de implementar novas tecnologias. Assim, é fundamental que haja um alinhamento maior entre as áreas.

    Como melhorar a experiência digital do funcionário

    1. Monte uma equipe multidisciplinar

    Para começar, é preciso que haja um alinhamento entre os setores. Assim, uma equipe que tenha um profissional de RH como líder, um comunicador interno para promover os processos e um funcionário de TI para implementar as ferramentas e tecnologias pode ser a chave para o sucesso da DEX. Afinal, diferentes perspectivas podem aprimorar a experiência coletiva.

    2. Defina os objetivos

    O que você pretende com uma DEX bem estruturada? Quais indicadores você quer aprimorar? Que tipo de tecnologia você busca? Quais áreas necessitam de mais atenção? Ao definir os objetivos finais da experiência digital do funcionário, ficará mais fácil alinhar quais as mudanças necessárias.

    3. Pesquise as tecnologias

    Para definir as mudanças, a equipe multidisciplinar deve analisar as possibilidades do mercado. Ou seja, entender quais as tecnologias existentes e quais as melhores soluções para o negócio. Às vezes, não é a top de linha que vai funcionar. Afinal, tudo depende do que a empresa precisa e de como a tecnologia será utilizada. Neste momento de processo de digitalização das empresas, que foi acelerado pela pandemia, o momento é ideal para mudanças.

    4. Dê um passo de cada vez 

    Mudanças radicais de plataformas, ferramentas e softwares impactam diretamente as equipes e a produtividade. Por isso, tenha em mente que nem todas as novidades precisam ser implementadas simultaneamente. Assim, criar um cronograma de ações é fundamental para o sucesso das novas tecnologias.

    5. Comunique as mudanças

    É importante que os funcionários estejam alinhados aos novos processos. Por isso, a equipe de comunicação interna deve comunicar cada passo das novidades. Assim, ninguém é pego de surpresa, e há tempo para se adaptar às mudanças. Além disso, vale ressaltar que comunicações de reforço ajudam a mostrar a importância dos novos processos.

    6. Ofereça treinamentos

    A mudança de processos, tecnologias e plataformas pode gerar ruídos na execução das tarefas. Assim, busque treinar os funcionários nas novas ferramentas. Além disso, permita e estimule que dúvidas surjam. Afinal, a DEX depende justamente de como o colaborador interage com os processos digitais. Ou seja, quanto mais ele souber o que está fazendo, melhor será o resultado.

    7. Avalie o resultado

    A experiência digital do funcionário depende justamente de como eles estão alinhados aos recursos oferecidos pela empresa. Dessa maneira, é importante avaliar se as mudanças implementadas foram efetivas ou se o processo anterior era mais eficaz. Não tenha medo de errar e voltar atrás!

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