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Como se tornar um profissional de comunicação interna

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    A comunicação corporativa, também chamada comunicação institucional, é aquela responsável pelo diálogo da empresa com seus diversos públicos. Assim, o marketing e a assessoria são áreas com foco no público externo (consumidores, clientes e parceiros), enquanto o endomarketing e a comunicação interna atuam para o público interno (colaboradores e fornecedores).

    Por isso, para ingressar na carreira de comunicador interno, é preciso ter familiaridade com a comunicação. Atualmente, existem diversas graduações e pós-graduações específicas na área de Comunicação Institucional. “Quando escolhi estudar comunicação, eu descobri o curso de Comunicação Organizacional da UTFPR. Ao ver a ementa, notei que teria a possibilidade de atuar em diferentes frentes da comunicação dentro de organizações, pois o foco do curso é formar profissionais que tenham conhecimento nas áreas de comunicação interna, gestão, marketing, publicidade e assessoria de imprensa”, comenta Giulia Gaio, analista de Customer Success (CS) aqui na Clima.

    Porém, a graduação específica não é a única forma de ingressar na carreira. Atualmente, o mercado também conta profissionais graduados em Jornalismo, Relações Públicas, Publicidade e Letras atuando nessa área da comunicação.

    “Eu sou formado em Jornalismo. Entrei querendo trabalhar com TV, mas não gostei das experiências que tive. E, mesmo durante a faculdade, a área de comunicação corporativa me chamou atenção, foi então que comecei a seguir ess caminho em assessoria de comunicação”, explica Marcelo Martim, analista de CS na Clima.

    O que faz o profissional de comunicação interna?

    A comunicação corporativa, incluindo a interna, envolve praticamente todos os canais existentes. Assim, o profissional de comunicação interna irá desenvolver e-mails, newsletters, banners, flyers, murais, posts em redes sociais, peças para TV corporativa, vídeos institucionais, jornal interno e muito mais. Tudo depende da variedade de opções disponibilizadas pela empresa. 

    Além disso, também é possível implementar e desenvolver novas plataformas através da sugestão de novos canais. Por exemplo: que tal criar um canal de podcast ou uma rede social corporativa, que são canais relativamente recentes no dia a dia das empresas?

    “É importante estar sempre se atualizando, pois o universo da comunicação está em constante mudança. Precisa ter compromisso com as entregas e com a garantia de que o que está sendo desenvolvido foi pensado para o público e adequado para gerar resultado para a empresa”, explica Giulia Gaio, CS aqui na Clima. 

    Também vale ressaltar que a área de comunicação interna está muito integrada ao Recursos Humanos e/ou ao time de Pessoas & Cultura. Assim, divulgar a cultura organizacional é um dos pilares da comunicação interna. Afinal, a cultura é a maneira como a empresa se posiciona tanto no mercado quanto para seus profissionais. “Vivemos um momento importante em que a sociedade cobra por um posicionamento das empresas sobre assuntos como política, diversidade e inclusão, por exemplo. Os futuros profissionais de comunicação precisam estar cada vez mais preparados para elevar o nível destas discussões dentro das organizações, apoiando-as de forma consultiva para que o discurso externo esteja alinhado com as práticas internas, garantindo a consistência do tão comentado Employer Branding”, analisa Camila Schmid, Head de Customer Success aqui na Clima.

    Quais os desafios do profissional de comunicação interna?

    Como mencionado mais acima, a cultura organizacional tem se tornado uma das maiores urgências dentro das empresas. Afinal, com uma cultura sólida, a companhia irá alcançar maiores resultados e atrair os melhores talentos do mercado. Para o futuro comunicador interno, é necessário compreender que reforçar essa cultura será parte de sua rotina. 

    “O home office abriu um leque de oportunidades para as empresas e, como consequência, maior concorrência para os profissionais. Une-se a isso o avanço das tecnologias que possibilitam novas experiências, como o metaverso, que também aumentarão o abismo demográfico do consumo de conteúdo”, analisa Camila Schmid, Head de CS aqui na Clima.

    Inclusive, o futuro profissional da área terá que lidar justamente com essas novas tecnologias emergentes. Porém, sempre lembrando que o consumidor final continuará sendo os colaboradores da sua empresa. “Um dos maiores desafios será aliar toda a tecnologia disponível ao nosso favor ao mesmo tempo em que produzimos uma comunicação mais humana e próxima”, comenta Marcelo.

    Resumindo

    Para trabalhar com comunicação interna, é preciso ter empatia, curiosidade e olhar humano para como a comunicação atinge cada pessoa. Também é necessário estar de olhos nas novas tecnologias e saber como se posicionar diante de assuntos sociais. Além, é claro, de uma formação que ajude a desenvolver as habilidades e competências necessárias para ser um bom comunicador.

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