⯇ VOLTAR

Endomarketing e cultura organizacional: uma sintonia que transforma o engajamento de equipes

endomarketing e cultura organizacional
Navegue por tópicos

    Uma cultura organizacional forte é capaz de atrair e reter talentos, impulsionar a produtividade e gerar resultados consistentes para a sua empresa. 

    Nesse cenário, o endomarketing surge como uma ferramenta estratégica, capaz de alinhar os valores da organização com as expectativas dos colaboradores. Através dela podemos criar uma sinergia única, que transforma o ambiente de trabalho e impacta positivamente o desempenho das suas equipes.

    Para entender melhor, vamos explicar como as práticas de endomarketing contribuem para moldar a cultura e os valores de uma empresa, além de trazer algumas dicas para aplicar na prática.

    Boa leitura!

     

    O que falamos quando falamos de Endomarketing

    Antes de começarmos, é importante definir o que é endomarketing e cultura organizacional. 

    O endomarketing é um conjunto de estratégias e ações de comunicação interna que visam fortalecer a marca da empresa entre seus colaboradores. 

    Em um bom português, essa prática vai muito além de simplesmente divulgar informações. Ela busca criar um ambiente de trabalho positivo e motivador, onde os colaboradores se sintam valorizados e engajados com os objetivos da organização.

    Já a cultura organizacional é o conjunto de crenças, valores, comportamentos e práticas que definem o modo como uma empresa funciona. É o espírito do seu negócio, a personalidade da sua marca. 

    Apesar de muitas vezes negligenciada, a cultura é extremamente importante, tendo o poder de influenciar diretamente o clima organizacional, a produtividade, a retenção de talentos e até mesmo como a sua marca empregadora é vista no mercado (Employer Branding).

    Um dos principais problemas do mercado atual é que o endomarketing até é visto como um aspecto da cultura corporativa, mas não se conecta com ela. Quando as ações e os valores da empresa não estão alinhados, a mensagem se perde.

    Aqui na Clima, a gente acredita no poder transformador da cultura dentro das empresas e na vida das pessoas. Por isso, entendemos a importância do endomarketing na criação de um espaço de trabalho diferenciado, que permita que os talentos tenham todas as ferramentas necessárias para atingir suas ambições e o seu pico de produtividade

    Para que a cultura se desenvolva, ela deve se materializar em ações originais e envolventes. Se não houver encantamento, nada funciona. É nisso que a gente acredita, e para isso que a gente trabalha.

     

    Por que endomarketing e cultura organizacional devem andar juntos

    O endomarketing e a cultura organizacional são duas áreas muito conectadas. Mais do que uma forma de comunicação, o endomarketing é capaz de construir e fortalecer a cultura organizacional, permitindo que a empresa:

    • Comunique seus valores e missão aos colaboradores: o endomarketing utiliza diversos canais de comunicação para transmitir os valores, a missão e a visão da empresa aos colaboradores, ajudando-os a compreenderem como seu trabalho individual contribui para o alcance dos objetivos coletivos;
    • Promova o engajamento e a motivação dos colaboradores: uma das missões do endomarketing é reconhecer e celebrar o bom desempenho das equipes, bem como oferecer oportunidades de desenvolvimento profissional para seus talentos. Na prática, isso gera um ambiente de trabalho mais positivo e motivador, aumentando o engajamento dos colaboradores com a sua marca;
    • Reforce a identidade da marca: o endomarketing fortalece a identidade da marca da empresa entre seus colaboradores, criando um senso de pertencimento e orgulho de fazer parte da organização.

     

    Valores e propósito: o colaborador reage ao que é comunicado

    Como vimos, uma das principais funções do endomarketing é integrar os valores da empresa aos colaboradores. 

    Esse movimento é especialmente importante quando falamos de grandes empresas, que possuem mais de mil colaboradores, e que necessitam de uma estratégia mais estruturada para comunicar seus valores e propósitos.

    Esse tipo de comunicação pode ser feita por meio de campanhas de comunicação, ações de reconhecimento e programas de incentivo, por exemplo. Isso ajuda os colaboradores a compreenderem a missão, visão e valores da empresa, e como seu trabalho individual contribui para o alcance dos objetivos coletivos.

    Se o colaborador entende essa mensagem, ele se torna mais engajado e se sente parte do negócio. É por isso que o propósito da empresa deve estar alinhado aos valores empregados no seu dia a dia. Isso é cultura.

    Vale ressaltar aqui a importância da área de Comunicação Interna trabalhar em conjunto e responder diretamente à alta liderança de RH, e até mesmo ao setor de Marketing em si, tornando essas ações ainda mais alinhadas com os objetivos da organização.

     

    Ações de Endomarketing para aplicar no dia a dia

    Entre os exemplos mais conhecidos de ações de endomarketing para integração de valores e propósito, podemos citar:

    • Campanhas de comunicação: a empresa realiza campanhas de comunicação interna para divulgar seus valores, missão e visão. Essas campanhas podem ser realizadas através de diversos canais, como murais, intranet, e-mail, vídeos e redes sociais;
    • Ações de reconhecimento: reconhecer e celebrar o bom desempenho dos colaboradores através de ações como premiações, certificados de reconhecimento, bônus e promoções;
    • Programas de incentivo: oferecer programas de incentivo para estimular suas equipes a atingirem metas e objetivos, incluindo benefícios como viagens, ou bônus em dinheiro.

    Ao desenvolver campanhas e ações que promovam a identificação dos funcionários com os valores institucionais e o propósito da sua empresa, é possível criar uma cultura de pertencimento e engajamento genuíno. 

    Afinal, colaboradores que se identificam com os valores da empresa tendem a ser mais comprometidos, produtivos e satisfeitos com o trabalho que realizam.  É o brilho no olho, é vestir a camisa! 

    Só que nada disso acontece sem um retorno e interesse da organização em alinhar suas ações com a mensagem que é comunicada.

    A importância de uma comunicação interna efetiva

    endomarketing e cultura organizacional

     

    A comunicação interna é um pilar fundamental para o sucesso do endomarketing. Aqui na Clima, gostamos de olhar para a comunicação interna como a área responsável por transmitir informações relevantes para todos os profissionais da companhia.

    Porém, quem trabalha na área sabe que ela vai muito além disso: comunicar é aproximar-se de seus colaboradores; é garantir transparência, clareza e acesso a informações de qualidade sobre tudo o que envolve o negócio e impacta em seu dia a dia. 

    Principalmente para grandes empresas, que precisam lidar com centenas de colaboradores, a comunicação interna deve garantir que todas as pessoas em uma organização saibam exatamente quais são as metas, estratégias e objetivos da empresa. 

    Esse sucesso de comunicação pode ser alcançado através de newsletter, murais informativos, reuniões ou eventos: o importante é descobrir o que melhor funciona para as suas equipes.

     

    Em busca do engajamento: usando o endomarketing para motivar suas equipes

    A missão do endomarketing deve ser focar no relacionamento entre a organização e suas pessoas. Até porque são elas que fazem tudo acontecer. 

    É por isso que a gente acredita que manter boas relações ajuda a sua empresa não apenas a manter as equipes alinhadas, mas também a melhorar o comprometimento do time com seus objetivos estratégicos

    Dito de outra forma: o seu colaborador se torna mais motivado e engajado, o que, por consequência, melhora o seu valor de mercado e a percepção das pessoas sobre a sua empresa.

    O endomarketing, portanto, deve envolver ações que reconheçam o bom desempenho, celebrem conquistas e ofereçam oportunidades de desenvolvimento profissional. 

     

    Impacto de ações de endomarketing na retenção de talentos

    Uma cultura organizacional forte e engajadora é a chave para uma boa retenção de talentos. Como sabemos, as pessoas tendem a permanecer mais tempo em um ambiente positivo, acolhedor e que oferece algum tipo de reconhecimento. 

    Por isso, investir em endomarketing é muito mais do que uma estratégia de gestão de pessoas: é, antes de tudo, demonstrar ao seu colaborador que você se preocupa genuinamente com seu bem-estar e crescimento profissional. É mostrar, por meio de ações, que ele faz diferença para o seu negócio.

    Marcas empregadoras como a Google, por exemplo, são conhecidas por sua cultura organizacional inovadora e focada no bem-estar dos colaboradores. Entre algumas de suas ações, a empresa oferece diversos benefícios, como refeições gratuitas, academia no local de trabalho, licença-maternidade e paternidade estendidas, etc.

    Contudo, não se trata apenas de ser um ambiente “cool” e com ótimos benefícios. O endomarketing vai além de uma sala de jogos e um happy hour por conta da empresa. 

    Estamos falando do poder de demonstrar às suas pessoas que o seu bem-estar é importante, e que quanto mais satisfeita a equipe estiver, mais sucesso a empresa espera conquistar. É uma via de mão dupla. É investir em uma relação transparente, positiva e, principalmente, vantajosa para ambos os lados.

     

    Nem tudo são flores: desafios e soluções

    Obviamente, o caminho para a implementação de estratégias de endomarketing pode conter alguns desafios, como a falta de planejamento, a comunicação ineficaz e até mesmo pouco engajamento da parte dos colaboradores. 

    Afinal, como comunicar-se de forma clara, objetiva e sem ruídos em uma empresa com mais de mil pessoas, por exemplo? 

    A resposta é simples: através de uma comunicação interna precisa ser clara, transparente e frequente. É ela que vai garantir que os seus colaboradores estejam informados sobre as ações da empresa, e entendam a importância de cada uma delas.

    Também é crucial definir objetivos claros e específicos para o endomarketing, desenvolvendo um plano de ação detalhado para alcançar esses objetivos. 

    Quanto ao engajamento, é importante criar mecanismos para que os colaboradores participem ativamente das ações de endomarketing. Seja por meio de sugestões, votações em campanhas ou até mesmo na co-criação de iniciativas. 

    Ao perceber que a empresa dá valor a este movimento, é natural que as pessoas envolvidas sigam o exemplo e engajem cada vez mais.

     

    Conte com a Clima para a sua estratégia de Endomarketing

     

    Como vimos, o endomarketing pode ser uma ferramenta estratégica poderosa para a construção de uma cultura organizacional forte e engajadora, desde que utilizada da maneira correta. 

    Quando bem planejado, o endomarketing vai muito além de resultados, sendo capaz de ampliar a sua capacidade de atrair e reter talentos, além de contribuir com a construção de uma marca empregadora bem-sucedida. 

    👩🏻‍💻 Se o seu negócio conta com muitos colaboradores, e sua empresa precisa melhorar a comunicação interna e estratégias de endomarketing, a Clima é sua melhor escolha

    Especializada em endomarketing e cultura organizacional, nossa equipe auxilia a sua empresa a desenvolver e implementar estratégias de endomarketing eficazes, contribuindo para a construção de uma cultura organizacional forte e engajadora.

    ✅ Veja os benefícios de contratar os serviços da Clima:

    • Redução do índice de rotatividade (turnover);
    • Aumento da satisfação dos colaboradores com a empresa;
    • Melhora no clima organizacional;
    • Melhora na qualidade de vida dos colaboradores;
    • Aumento da motivação e engajamento dos profissionais;
    • Maior qualidade na execução das tarefas;
    • Público interno alinhado aos objetivos organizacionais.

    👩🏽‍🦱👨🏼‍🦰 Pessoas mais engajadas são mais produtivas: saiba mais sobre nossos serviços de Endomarketing e fortaleça a relação da sua marca com seu público interno!

    Conheça nossos serviços

    Comunicação Interna

    Torne a comunicação com os seus colaboradores mais estratégica por...

    Saiba Mais

    Endomarketing

    Potencialize o impacto das suas ações de marketing interno.

    Saiba Mais

    Employer Branding

    Potencialize a sinergia dentro da sua organização por meio de...

    Saiba Mais

    Pesquisas e Mensuração

    Potencialize o impacto das suas ações de marketing interno.

    Saiba Mais

    Diagnósticos

    Potencialize a sinergia dentro da sua organização por meio de...

    Saiba Mais

    Employee Experience

    Crie, implemente e desenvolva uma incrível jornada para seus colaboradores...

    Saiba Mais

    Por dentro da nossa cultura

    Aqui, a comunicação é só uma parte da jornada. Quer ficar por dentro do resto? Cadastre-se em nossa newsletter.