Uma cultura organizacional forte é capaz de atrair e reter talentos, impulsionar a produtividade e gerar resultados consistentes para a sua empresa.
Nesse cenário, o endomarketing surge como uma ferramenta estratégica, capaz de alinhar os valores da organização com as expectativas dos colaboradores. Através dela podemos criar uma sinergia única, que transforma o ambiente de trabalho e impacta positivamente o desempenho das suas equipes.
Para entender melhor, vamos explicar como as práticas de endomarketing contribuem para moldar a cultura e os valores de uma empresa, além de trazer algumas dicas para aplicar na prática.
Boa leitura!
Antes de começarmos, é importante definir o que é endomarketing e cultura organizacional.
O endomarketing é um conjunto de estratégias e ações de comunicação interna que visam fortalecer a marca da empresa entre seus colaboradores.
Em um bom português, essa prática vai muito além de simplesmente divulgar informações. Ela busca criar um ambiente de trabalho positivo e motivador, onde os colaboradores se sintam valorizados e engajados com os objetivos da organização.
Já a cultura organizacional é o conjunto de crenças, valores, comportamentos e práticas que definem o modo como uma empresa funciona. É o espírito do seu negócio, a personalidade da sua marca.
Apesar de muitas vezes negligenciada, a cultura é extremamente importante, tendo o poder de influenciar diretamente o clima organizacional, a produtividade, a retenção de talentos e até mesmo como a sua marca empregadora é vista no mercado (Employer Branding).
Um dos principais problemas do mercado atual é que o endomarketing até é visto como um aspecto da cultura corporativa, mas não se conecta com ela. Quando as ações e os valores da empresa não estão alinhados, a mensagem se perde.
Aqui na Clima, a gente acredita no poder transformador da cultura dentro das empresas e na vida das pessoas. Por isso, entendemos a importância do endomarketing na criação de um espaço de trabalho diferenciado, que permita que os talentos tenham todas as ferramentas necessárias para atingir suas ambições e o seu pico de produtividade.
Para que a cultura se desenvolva, ela deve se materializar em ações originais e envolventes. Se não houver encantamento, nada funciona. É nisso que a gente acredita, e para isso que a gente trabalha.
O endomarketing e a cultura organizacional são duas áreas muito conectadas. Mais do que uma forma de comunicação, o endomarketing é capaz de construir e fortalecer a cultura organizacional, permitindo que a empresa:
Como vimos, uma das principais funções do endomarketing é integrar os valores da empresa aos colaboradores.
Esse movimento é especialmente importante quando falamos de grandes empresas, que possuem mais de mil colaboradores, e que necessitam de uma estratégia mais estruturada para comunicar seus valores e propósitos.
Esse tipo de comunicação pode ser feita por meio de campanhas de comunicação, ações de reconhecimento e programas de incentivo, por exemplo. Isso ajuda os colaboradores a compreenderem a missão, visão e valores da empresa, e como seu trabalho individual contribui para o alcance dos objetivos coletivos.
Se o colaborador entende essa mensagem, ele se torna mais engajado e se sente parte do negócio. É por isso que o propósito da empresa deve estar alinhado aos valores empregados no seu dia a dia. Isso é cultura.
Vale ressaltar aqui a importância da área de Comunicação Interna trabalhar em conjunto e responder diretamente à alta liderança de RH, e até mesmo ao setor de Marketing em si, tornando essas ações ainda mais alinhadas com os objetivos da organização.
Entre os exemplos mais conhecidos de ações de endomarketing para integração de valores e propósito, podemos citar:
Ao desenvolver campanhas e ações que promovam a identificação dos funcionários com os valores institucionais e o propósito da sua empresa, é possível criar uma cultura de pertencimento e engajamento genuíno.
Afinal, colaboradores que se identificam com os valores da empresa tendem a ser mais comprometidos, produtivos e satisfeitos com o trabalho que realizam. É o brilho no olho, é vestir a camisa!
Só que nada disso acontece sem um retorno e interesse da organização em alinhar suas ações com a mensagem que é comunicada.
A comunicação interna é um pilar fundamental para o sucesso do endomarketing. Aqui na Clima, gostamos de olhar para a comunicação interna como a área responsável por transmitir informações relevantes para todos os profissionais da companhia.
Porém, quem trabalha na área sabe que ela vai muito além disso: comunicar é aproximar-se de seus colaboradores; é garantir transparência, clareza e acesso a informações de qualidade sobre tudo o que envolve o negócio e impacta em seu dia a dia.
Principalmente para grandes empresas, que precisam lidar com centenas de colaboradores, a comunicação interna deve garantir que todas as pessoas em uma organização saibam exatamente quais são as metas, estratégias e objetivos da empresa.
Esse sucesso de comunicação pode ser alcançado através de newsletter, murais informativos, reuniões ou eventos: o importante é descobrir o que melhor funciona para as suas equipes.
A missão do endomarketing deve ser focar no relacionamento entre a organização e suas pessoas. Até porque são elas que fazem tudo acontecer.
É por isso que a gente acredita que manter boas relações ajuda a sua empresa não apenas a manter as equipes alinhadas, mas também a melhorar o comprometimento do time com seus objetivos estratégicos.
Dito de outra forma: o seu colaborador se torna mais motivado e engajado, o que, por consequência, melhora o seu valor de mercado e a percepção das pessoas sobre a sua empresa.
O endomarketing, portanto, deve envolver ações que reconheçam o bom desempenho, celebrem conquistas e ofereçam oportunidades de desenvolvimento profissional.
Uma cultura organizacional forte e engajadora é a chave para uma boa retenção de talentos. Como sabemos, as pessoas tendem a permanecer mais tempo em um ambiente positivo, acolhedor e que oferece algum tipo de reconhecimento.
Por isso, investir em endomarketing é muito mais do que uma estratégia de gestão de pessoas: é, antes de tudo, demonstrar ao seu colaborador que você se preocupa genuinamente com seu bem-estar e crescimento profissional. É mostrar, por meio de ações, que ele faz diferença para o seu negócio.
Marcas empregadoras como a Google, por exemplo, são conhecidas por sua cultura organizacional inovadora e focada no bem-estar dos colaboradores. Entre algumas de suas ações, a empresa oferece diversos benefícios, como refeições gratuitas, academia no local de trabalho, licença-maternidade e paternidade estendidas, etc.
Contudo, não se trata apenas de ser um ambiente “cool” e com ótimos benefícios. O endomarketing vai além de uma sala de jogos e um happy hour por conta da empresa.
Estamos falando do poder de demonstrar às suas pessoas que o seu bem-estar é importante, e que quanto mais satisfeita a equipe estiver, mais sucesso a empresa espera conquistar. É uma via de mão dupla. É investir em uma relação transparente, positiva e, principalmente, vantajosa para ambos os lados.
Obviamente, o caminho para a implementação de estratégias de endomarketing pode conter alguns desafios, como a falta de planejamento, a comunicação ineficaz e até mesmo pouco engajamento da parte dos colaboradores.
Afinal, como comunicar-se de forma clara, objetiva e sem ruídos em uma empresa com mais de mil pessoas, por exemplo?
A resposta é simples: através de uma comunicação interna precisa ser clara, transparente e frequente. É ela que vai garantir que os seus colaboradores estejam informados sobre as ações da empresa, e entendam a importância de cada uma delas.
Também é crucial definir objetivos claros e específicos para o endomarketing, desenvolvendo um plano de ação detalhado para alcançar esses objetivos.
Quanto ao engajamento, é importante criar mecanismos para que os colaboradores participem ativamente das ações de endomarketing. Seja por meio de sugestões, votações em campanhas ou até mesmo na co-criação de iniciativas.
Ao perceber que a empresa dá valor a este movimento, é natural que as pessoas envolvidas sigam o exemplo e engajem cada vez mais.
Como vimos, o endomarketing pode ser uma ferramenta estratégica poderosa para a construção de uma cultura organizacional forte e engajadora, desde que utilizada da maneira correta.
Quando bem planejado, o endomarketing vai muito além de resultados, sendo capaz de ampliar a sua capacidade de atrair e reter talentos, além de contribuir com a construção de uma marca empregadora bem-sucedida.
👩🏻💻 Se o seu negócio conta com muitos colaboradores, e sua empresa precisa melhorar a comunicação interna e estratégias de endomarketing, a Clima é sua melhor escolha!
Especializada em endomarketing e cultura organizacional, nossa equipe auxilia a sua empresa a desenvolver e implementar estratégias de endomarketing eficazes, contribuindo para a construção de uma cultura organizacional forte e engajadora.
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