O que é Endomarketing?

É um pouco como o próprio nome sugere: o Endomarketing, também conhecido como “marketing interno”, fala daquelas ações de marketing que focam nos próprios colaboradores de uma empresa. A ideia aqui é ter uma estratégia que fortaleça o relacionamento entre a organização e as suas pessoas, afinal, são elas que estão ali todos os dias, fazendo tudo acontecer! E a gente sabe a diferença que o relacionamento pode fazer em um negócio. 

Boas relações ajudam a aumentar o alinhamento entre os envolvidos e, nesse caso, também ajudam a melhorar o comprometimento do time com os objetivos estratégicos. Isso porque, com as ações estratégicas adequadas, a empresa tem mais chances de criar uma cultura positiva, com colaboradores engajados com as metas e objetivos internos. E, por consequência, melhorar seu valor de mercado e a percepção das pessoas sobre a empresa. Quem melhor do que os próprios colaboradores para serem embaixadores de uma marca?

Bem planejado, o Endomarketing pode ser uma estratégia que vai além dos resultados – ele também pode ampliar a capacidade de atrair e reter talentos, e colaborar com a Marca Empregadora. E quem faz todo esse trabalho?! Geralmente, o time de Comunicação Interna fica responsável por planejar e desenvolver as iniciativas – mas contar com o apoio de uma consultoria especializada pode fazer toda a diferença. 

 

Como o endomarketing beneficia as empresas?

Para entender na prática os benefícios do Endomarketing a gente pode fazer um paralelo com o marketing externo! Enquanto o externo busca vender o produto e/ou os serviços para o consumidor final, ou para outros negócios, o endomarketing “vende” suas metas, objetivos e cultura organizacional para a sua equipe.

Manter os colaboradores alinhados aos objetivos estratégicos e à cultura da empresa, com uma boa expectativa de crescimento e reconhecimento ajuda a manter um bom Clima Organizacional. Pessoas mais engajadas são mais produtivas, e a empresa se torna mais competitiva, promovendo uma imagem positiva para os todos os seus stakeholders (ou, em bom português, aqueles grupos que têm algum tipo de interesse pelas ações e atividades da empresa).

Em linhas gerais, podemos dizer que os principais benefícios do marketing interno para as empresas são:

  • Redução do índice de rotatividade (turnover);
  • Aumento da satisfação dos colaboradores com a empresa;
  • Melhora no clima organizacional;
  • Melhora na qualidade de vida dos colaboradores;
  • Aumento da motivação e engajamento dos profissionais;
  • Maior qualidade na execução das tarefas;
  • Público interno alinhado aos objetivos organizacionais.

 

Para que tipo de empresa o Endomarketing é importante?

Empresas de todo tipo de segmento podem se beneficiar das ações de Endomarketing, desde que bem planejadas e executadas de acordo com o cenário de cada organização. Seja para diminuir o turnover, aumentar a motivação dos colaboradores ou promover a imagem da empresa para futuros colaboradores, dá para desenvolver uma estratégia de marketing interno adaptada às necessidades e ao perfil do público interno com o apoio de uma agência especializada. 

Em grandes empresas, com mais de 1 mil colaboradores, o Endomarketing é, sem dúvidas, uma ferramenta essencial para garantir o alinhamento dos times à estratégia do negócio.

Serviços de Endomarketing que oferecemos

Divulgação de ações de engajamento

Divulgação de ações de engajamento

Criamos um plano de divulgação para eventos, benefícios, campanhas de segurança, saúde e bem-estar, e outras iniciativas voltadas para o público interno.

Divulgação de planos de carreira, benefícios e programas internos

Divulgação de planos de carreira, benefícios e programas internos

Desenvolvemos ações e iniciativas para divulgar programas que envolvem planos de carreira, benefícios e outros temas internos de desenvolvimento relacionados aos colaboradores.

Elaboração de ações em gamification

Elaboração de ações em gamification

Planejamos e damos suporte a ações envolvendo gamificação para promover o engajamento dos colaboradores e aumentar a participação nas ativações de Comunicação Interna.

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Perguntas frequentes

  • Qual é a importância do Endomarketing para a cultura empresarial?
  • Como as ações de engajamento impactam o ambiente de trabalho?
  • Como posso medir o sucesso de uma estratégia de endomarketing?

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