Motivação ou engajamento?

Motivação ou engajamento?

Pouco tempo atrás o trabalho e relacionamento entre o funcionário e empresa eram encarados de forma árdua e conflitiva. A empresa pensava apenas em suas necessidades, com a ideia de que chefe manda e funcionário obedece. Não havia espaço e nem aproximação com as pessoas, não era comentado sobre melhores salários, benefícios, conforto, segurança, desenvolvimento e progresso pessoal, prejudicando muito a motivação e engajamento dos colaboradores.

Mas, as coisas mudaram e com o passar dos anos, as organizações tiveram que olhar para os colaboradores com um olhar humano, e não apenas como se fossem meros robôs. Observaram a importância e a dependência de todos no crescimento da empresa, que somente poderão prosperar se forem capazes de estarem ligados um com o outro.

O maior bem da sua empresa, são as pessoas.

Para manter o relacionamento entre empresa e empregado é necessário que as pessoas sejam tratadas de forma flexível. O gestor precisa ter uma visão periférica e conhecimento de toda sua equipe, pois sabe-se que as pessoas precisam estar satisfeitas e felizes para que sejam produtivas.

Para que isso aconteça, o gestor deve entender a diferença entre motivação e engajamento, palavras com muito significado, mas que são interpretadas de formas diferentes.

O que é motivação?
Motivação, é um impulso que faz com que as pessoas ajam para atingir seus objetivos, é o que faz com que os indivíduos deem o melhor de si, façam o possível para conquistar o que almejam.

O que é engajamento?
Engajar é gerar um relacionamento entre a sua marca ou o seu conteúdo com o seu público. O engajamento é um indicador de que a sua estratégia foi bem sucedida, pois atingiu o público desejado e ele correspondeu.

Observe o ambiente em sua volta, o comportamento dos funcionários, descubra quais estratégias que mais se alinham com os objetivos da empresa e o mais importante, quais táticas dão mais certo com a sua equipe.

 

Relacionados

Deixe uma resposta