⯇ VOLTAR

Motivação e engajamento: como alinhar colaboradores com os mesmos valores de sua empresa?

Navegue por tópicos

    A motivação e o engajamento são formas de os colaboradores corresponderem às iniciativas da empresa. Até pouco tempo atrás, esse o relacionamento entre as companhias e os funcionários costumava ser mais conflituoso, com cada um pensando apenas em seu lado. 

    Não havia muito espaço para diálogo. Principalmente sobre assuntos que envolvem salários, benefícios, conforto, segurança, desenvolvimento e progressos profissional. Ou seja, isso impactava na motivação e no engajamento com as ações da empresa.

    Felizmente, esse cenário está mudando com o passar dos anos. Aos poucos, as organizações passaram a encarar os colaboradores com um olhar mais humano. Ou seja, o pessoal que gira a máquina deixou de ser visto como mero número.

    A importância de cada um para manter a engrenagem funcionando passou a ser mais valorizada. Afinal, as pessoas são o maior ativo das empresas.

    Para manter o bom relacionamento entre empresa e empregado, é necessário que as pessoas sejam tratadas de forma flexível. Ou seja, o gestor precisa ter visão periférica e conhecimento de toda a sua equipe. Afinal, as pessoas precisam estar satisfeitas e felizes para que sejam produtivas. 

    E, não, isso não precisa ser um bicho de 7 cabeças! Existem técnicas para melhorar tanto o engajamento quanto a motivação dos funcionários. 

    Mas, primeiro, você sabe qual a diferença entre esses conceitos?

    Motivação e engajamento: qual a diferença?

    Em um primeiro momento, é normal pensar que os dois conceitos se referem à mesma coisa, mas não é bem assim. Resumindo: ambos possuem suas próprias características, por mais que estejam fortemente interligados. Portanto, é preciso nutrir esses dois comportamentos em seus funcionários. Com isso, eles se tornam bons porta-vozes da sua marca.

    Para começar, a motivação é o que faz cada um sair da cama em busca de conquistar os próprios objetivos. Ela é um processo cognitivo fundamental para quem quer se destacar no âmbito profissional. Afinal, trabalhadores motivados são os que mais chamam a atenção dos gestores. A motivação é afetada tanto por fatores internos (disposição e saúde mental) quanto por fatores externos (socialização e as oportunidades).

    Já o engajamento é o relacionamento criado entre as pessoas e a sua marca. Ou seja, ele é um indicador de como a sua estratégia de comunicação está sendo vista. O público pode ser tanto o externo quanto o interno. Isto é, mesmo os seus funcionários fazem parte de seu público-alvo. Fazer com que eles estejam engajados com a sua marca e a divulguem positivamente é algo que todo gestor deveria colocar como prioridade.

    Para isso, separamos algumas dicas que podem te ajudar a melhorar a motivação e o engajamento da sua equipe ou de seus funcionários.

    Dicas para aumentar a motivação e o engajamento

    1. Pratique o mindfulness

    As técnicas de atenção plena (ou de mindfulness) são formas de aumentar a concentração dos trabalhadores. Afinal, o estresse e a correria podem tirar o foco das ações realmente importantes de cada um. Assim, estimular o cérebro para desempenhar sempre o seu melhor terá impacto na motivação. Com isso, os funcionários vão sentir que estão rendendo dentro da empresa.

    2. Mantenha os funcionários hidratados

    A água é fundamental para nossa saúde. Por isso, é importante nos mantermos sempre hidratados. Ainda mais que nosso corpo é composto de até 70% de água. O cérebro, porém, chega a ter 85%. E ele é o principal órgão da concentração e da motivação. Ou seja, distribua bebedouros e incentive o consumo regular.

    3. Reconheça bons trabalhos

    Críticas, desde que bem construídas, podem ajudar na melhoria dos processos. Por isso, é extremamente importante reconhecer os trabalhos bem-feitos. Considere isto como uma importante uma forma de animar os funcionários. Eles vão se sentir mais úteis e valiosos para a empresa. Consequentemente, eles também tendem a continuar o bom desempenho.

    4. Tenha planos de benefícios e recompensas

    Além de elogios, implemente sistemas de bonificação e recompensa. Isso pode ser mensurado com objetivos e resultados (OKRs) e tende a estimular os colaboradores a entregarem sempre o seu melhor. Porém, não crie metas impossíveis e irreais. Afinal, isso pode desmotivar o seu colaborador que nunca será capaz de atingir os objetivos esperados.

    5. Meça a satisfação dos funcionários

    Normalmente, as empresas costumam priorizar a satisfação dos clientes em relação a seus produtos ou serviços (conheça mais sobre o que é NPS). Porém, considere importante  implementar métodos de medir a experiência de seus profissionais. Afinal, essas métricas podem ajudar a detectar falhas de gestão ou de comunicação, a fim de corrigi-las a tempo. O próprio colaborador diz os pontos de melhorias. Depois, procure atender o máximo possível de suas expectativas.

    6. Seja transparente

    É muito comum que as empresas sejam divididas em setores sem que um não saiba exatamente o que o outro faz. Assim, organizar reuniões periódicas para debater resultados é uma maneira de manter todos alinhados no mesmo propósito. Dessa forma, fica mais fácil entender como seu trabalho impacta em outros departamentos. Porém, é importante sempre ser transparente.

    7. Garanta o bem-estar dos colaboradores

    Como falamos no começo, a motivação inclui uma série de fatores cognitivos. Eles são influenciados tanto pela saúde mental quanto por ações externas. Assim, promova um ambiente saudável. E também compreenda as necessidades de cada indivíduo. Ao se sentir único, o funcionário também se sentirá mais valorizado.

    ***

    Essas ações podem ser implementadas pelos Recursos Humanos ou pela Comunicação Interna. Mas, isso deve ser feito de forma clara para conquistar bons resultados. Por isso, conte com a Clima para criar estratégias de comunicação interna e endomarketing a fim de engajar seus colaboradores. 

    A Clima é uma agência focada nesses assuntos. Além disso, a gente já atendeu clientes de diversos portes e segmentos. Ficou com dúvidas? Entre em contato com a gente! Em que podemos te ajudar?

    Conheça nossos serviços

    Comunicação Interna

    Torne a comunicação com os seus colaboradores mais estratégica por...

    Saiba Mais

    Endomarketing

    Potencialize o impacto das suas ações de marketing interno.

    Saiba Mais

    Employer Branding

    Potencialize a sinergia dentro da sua organização por meio de...

    Saiba Mais

    Pesquisas e Mensuração

    Potencialize o impacto das suas ações de marketing interno.

    Saiba Mais

    Diagnósticos

    Potencialize a sinergia dentro da sua organização por meio de...

    Saiba Mais

    Employee Experience

    Crie, implemente e desenvolva uma incrível jornada para seus colaboradores...

    Saiba Mais

    Por dentro da nossa cultura

    Aqui, a comunicação é só uma parte da jornada. Quer ficar por dentro do resto? Cadastre-se em nossa newsletter.