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Tendências de comunicação corporativa em 2024: quais delas fazem sentido para a sua empresa?

tendências de comunicação corporativa
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    Você já se perguntou se as tendências da comunicação corporativa são mesmo para a sua empresa? Afinal, cada realidade é única e é importante contar com um bom planejamento estratégico antes de sair “testando” tendências que podem não te levar a lugar nenhum. 

    Assim, questionar se as principais tendências de Comunicação Interna são aplicáveis na realidade de cada empresa pode fazer toda a diferença no resultado final. 

    E é para isso que a Clima foi criada: para ajudar o seu negócio a aplicar não apenas estratégias populares, mas também que gerem resultados reais para a realidade da sua empresa.

     

    Por que a comunicação interna é tão importante?

    A comunicação interna afeta todos os aspectos de um negócio. Problemas de comunicação podem interromper fluxos de trabalho, confundir ou desengajar colaboradores e até impactar a produtividade final do negócio. 

    Para evitar problemas, as empresas devem desenvolver um plano de comunicação interna estruturado, focado em compreender as causas comuns de uma comunicação ineficaz e, para além disso, criar estratégias para resolver a questão.

    De acordo com uma pesquisa realizada pela Aberje, e que vai guiar nossa discussão hoje, atualmente os principais objetivos da comunicação interna nas empresas são:

    • Fortalecer a cultura organizacional (93%);
    • Criar clareza em torno da estratégia da empresa, engajando os colaboradores nesta jornada (79%). 

    Ambos os objetivos, porém, apresentam desafios. Comunicar da forma correta exige estratégia e planejamento, e muitas vezes uma análise mais profunda das necessidades do negócio.

    Principais desafios da comunicação interna nas empresas para 2024 

    Segundo a pesquisa da Aberje, os 6 principais problemas enfrentados pelas empresas no setor de Comunicação Interna são:

    • 64% das empresas afirmam que o maior desafio da comunicação interna é engajar lideranças como comunicadores;
    • 52% responderam que melhorar a mensuração e gestão de dados é o maior problema;
    • 49% acham difícil comunicar estratégia e cultura;
    • 46% têm problemas em fazer a comunicação chegar aos públicos operacionais;
    • 44% acham desafiador melhorar a experiência dos colaboradores com canais;
    • e 43% têm problemas em gerenciar o excesso de informação no negócio.

    Contudo, por mais que os desafios também apontem para as soluções, muitas vezes as estratégias das empresas não focam na resolução do problema principal.

    A própria pesquisa, por exemplo, mostra que apenas 7% das empresas gastam seu tempo dando apoio aos gestores para transformá-los em comunicadores melhores, com mais envolvimento com seus times. Mesmo essa falha de comunicação sendo o desafio mais apontado pelas empresas.

    Por outro lado, a pesquisa aponta que os comunicadores dentro das empresas investem 38% do seu tempo na produção de conteúdos para canais, comunicados, campanhas e materiais especiais, seguido de 17% do tempo em planejamento , escutas e mensuração.

    Contudo, a pergunta que fica é: será que esse tempo é investido em campanhas que impactam diretamente nos seus negócios? E ainda: essas ações estão relacionadas com os objetivos de comunicação interna da empresa?

    Em outras palavras, muitas empresas sabem quais são os seus problemas de comunicação interna, mas não encontram os meios para resolvê-los. 

     

    Transparência e autenticidade: a importância de ser honesto com suas equipes

    No universo corporativo, a transparência e autenticidade surgem como pilares da comunicação entre líderes e suas equipes. E essa mudança já provou ser muito mais do que uma mera tendência: é uma resposta direta à busca por maior honestidade e clareza por parte dos colaboradores. 

    Hoje, mais do que nunca, os funcionários valorizam líderes que são genuínos em suas interações, e que fornecem informações claras e diretas sobre as direções da empresa, seus desafios e seus sucessos.

    A comunicação interna, neste cenário, é a chave para atingir essa transparência, demonstrando a necessidade de interações cada vez mais autênticas. 

    Afinal, pessoas não são um bloco homogêneo: possuem interesses e preocupações diferentes. Portanto, a estratégia de personalização de mensagens, por exemplo, é uma das formas de garantir que cada membro da equipe se sinta valorizado e compreendido.

    💡 Uma agência de cultura organizacional como Clima pode ajudar a potencializar a sinergia dentro de suas equipes e da sua organização por meio de uma Comunicação Interna estratégica e eficaz. Saiba mais!

    O uso de dados a era da informação: honestidade e transparência após a LGPD

    Outro ponto importante a ser citado, que também faz parte da questão da comunicação interna e da transparência, é o uso de dados. Até porque, se os líderes agora têm acesso a uma quantidade sem precedentes de informações sobre seus colaboradores, fazer uso desses dados se torna uma responsabilidade ainda maior. 

    Neste cenário, é essencial saber utilizar informações pessoais e sensíveis de forma ética e responsável. Por isso, as empresas precisam adaptar-se e criar estratégias de comunicação mais eficazes e direcionadas, que aumente o engajamento por um lado, e construa um laço de confiança por outro.

    Em meio a tudo isso, está o poder da clareza e da honestidade: colaboradores que sentem que não estão recebendo informações completas tendem a manter-se menos engajados. E essa falta de clareza também mina a confiança e pode levar a ressentimentos. 

    Por outro lado, líderes que são transparentes e autênticos constroem relacionamentos mais sólidos com suas equipes, o que, por sua vez, leva a um ambiente de trabalho mais produtivo e colaborativo. 

    Novamente, voltamos à importância de apoiar seus líderes como comunicadores como um dos pilares da comunicação interna.

    ▶️ Leia também: Humanização da marca: o papel da comunicação interna na construção de uma imagem empresarial positiva

    A influência da comunicação no relacionamento com gestores

    influência da comunicação no relacionamento com gestores

    Como vimos, proporcionar uma experiência positiva aos colaboradores, tanto no ambiente físico quanto no digital, é um dos papeis da comunicação interna

    Uma comunicação bem feita pode impactar não apenas o engajamento dos funcionários e os resultados no fim do mês, mas também fortalecer a cultura organizacional como um todo.

    O relacionamento com gestores, neste sentido, se mostra extremamente importante. Enquanto pessoas forem a parte principal de uma empresa, criar estratégias de relacionamento e comunicação entre os líderes e suas equipes fará toda a diferença nos seus resultados.

    Na pesquisa da Aberje, as principais iniciativas adotadas por empresas para engajar suas lideranças como melhores comunicadores são:

    • eventos de alinhamento com lideranças dos times (92%);
    • treinamentos e ações para capacitar gestores como comunicadores (87%);
    • reuniões com CEO ou líderes de negócios para os colaboradores (61%);
    • envio de informações de desdobramento com antecedência para os gestores (51%);
    • inclusão da competência comunicação na avaliação de desempenho de seus líderes (36%).

    Essas são algumas das principais tendências em comunicação interna sendo postas em prática pelas empresas. Porém, mais importante do que seguir uma tendência, é ter um bom planejamento estratégico, focado em atingir os objetivos que de fato fazem sentido para o seu negócio. 

    Quais os meios mais efetivos de comunicação interna?

    De acordo com a Aberje, atualmente cerca de 44% das empresas buscam melhorar a experiência dos colaboradores com os seus canais de comunicação interna. 

    Sem surpresas, o meio mais efetivo para a comunicação interna nas empresas, segundo 85% dos respondentes, ainda são os canais internos formais, como intranet, posts de CI nas redes sociais corporativas, murais e WhatsApp. 

    Outros meios utilizados pelas empresas entrevistadas são:

    • reuniões one-a-one com supervisores imediatos, gerentes e coordenadores (79%)
    • encontros com alta liderança, como CEO, VIPs e diretores (61%);
    • Lives e reuniões com CEO da empresa (58%);
    • eventos e ativações temáticas, tanto presenciais quanto virtuais  (55%)
    • contato entre colegas e influenciadores internos, seja presencialmente ou pela rede social corporativa (50%)
    • postagem em redes sociais externas da empresa (38%)
    • divulgação na imprensa e portais externos (25%)

    Como é possível perceber, a comunicação interna tem como principal característica justamente ser INTERNA. Ou seja, valorizar o contato entre as pessoas que fazem parte da empresa. 

    Líderes e funcionários, equipes, colaboradores de mesmo nível: todos precisam ter acesso a um canal aberto e simples, que permita comunicar suas necessidades, vontades, opiniões e críticas.

    Fazer uso dessas estratégias não apenas torna a experiência dos colaboradores melhor, mas garante uma comunicação coesa e eficiente na empresa como um todo.

    Tecnologia e inovação, e seu uso na comunicação interna

    Tecnologia e inovação

    Por fim, existem muitas formas de melhorar a comunicação interna da sua empresa, e contar com a tecnologia é uma dessas estratégias.

    Com uma variedade de ferramentas de Inteligência Artificial, Realidade Aumentada e Chatbots à disposição, é cada vez mais fácil aprimorar a comunicação do seu negócio, proporcionando experiências inovadoras aos seus colaboradores.

    Vale dizer que a comunicação interna do futuro, ou comunicação interna 4.0, já é uma realidade. Ela acontece principalmente pelas redes sociais e pelo contato com as lideranças, sendo a área de CI uma facilitadora das conversas e dos processos de comunicação.

    Contudo, mesmo com toda a tecnologia a nosso dispor, nada substitui o elemento humano. Ou seja, aquilo que apenas nós, seres humanos, podemos proporcionar uns aos outros. 

    Tecnologias são ferramentas; a nossa humanidade é o que cria a verdadeira conexão.

    Conclusão 

    A Comunicação Interna é um setor extremamente importante dentro das empresas, podendo oferecer um caminho muito mais direto e objetivo às necessidades, pensamentos e contribuições dos colaboradores.

    A Clima é uma agência especializada em Comunicação Interna e Endomarketing, focada em buscar soluções personalizadas e integradas de comunicação interna e engajamento de colaboradores.

    Seja para transmitir uma mensagem estratégica, ou apenas informar de forma assertiva, é importante manter uma boa Comunicação Interna com seus colaboradores. 

    Em grandes empresas, com mais de 1.000 colaboradores, contar com um equipe ou consultoria de CI é mais do que uma tendência: já é uma necessidade. 

    ✅ Comece hoje a trabalhar a comunicação interna da sua empresa e construa uma cultura forte, engajadora e humanizada com a Clima:  saiba mais sobre nossos serviços e seja um de nossos parceiros!

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