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Humanização da marca: o papel da comunicação interna na construção de uma imagem empresarial positiva

humanização da marca
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    Não é segredo que há tempos o relacionamento marca-cliente vai muito além de uma transação comercial. Se no passado o preço e a disponibilidade eram o bastante, hoje os consumidores desejam conhecer o rosto e a história por trás de uma empresa. Atualmente, as marcas possuem nome, gênero, apelido e personalidade. Neste campo de batalha comunicacional e emocional, especialmente com a popularização da Inteligência Artificial, a humanização da marca tem se tornado um verdadeiro diferencial.

    Sim, os clientes buscam marcas diferenciadas, que saibam ir além da tecnologia e consigam transmitir seus valores, propósitos e mensagem de uma forma genuína, descomplicada e humana. E talvez você não saiba, mas isso tem tudo a ver com comunicação interna.

    O que é uma marca humanizada?

    Desde que a pandemia nos atingiu em 2020, muitos consumidores mudaram a forma como veem as suas interações com as marcas. Segundo a pesquisa Consumer Psychology Survey, realizada em 2021 pelo site The Customer, cerca de 62% dos consumidores na época afirmaram sentir mais confiança em empresas que destacam suas posições de valor. 

    Em outras palavras: marcas que se conectam com os consumidores em um nível humano são mais propensas a serem bem-sucedidas.

    Mas como é feita essa humanização? Basicamente, existem muitas formas de uma marca se humanizar. Contar histórias autênticas, ser transparente e honesto em suas comunicações, e até mesmo oferecer um atendimento excepcional. Todas essas são formas de tornar uma marca mais humana.

    Quando falamos sobre Comunicação Interna, porém, humanizar uma marca vai além da mera oferta de produtos ou serviços. É preciso construir uma conexão emocional não apenas com o público, mas com os próprios colaboradores. 

    É dar um rosto, uma voz e uma personalidade à empresa, mostrando que ela é composta por pessoas reais, com valores, sonhos e desafios semelhantes aos das pessoas que fazem parte dela.

    Mas, atenção: isso não garante que a percepção interna dos colaboradores seja positiva. Uma empresa pode ter um produto “cool”, como um iPhone da Apple, e não necessariamente ser um lugar reconhecidamente bom para trabalhar.

    É por isso que a comunicação interna humanizada é tão importante. Ela é a chave para construir uma ponte entre a imagem externa da marca e a experiência real dos seus colaboradores.

    Como? A Clima te ensina. 🙂

    A comunicação interna humanizada

    Quando falamos em comunicação interna e humanização da marca, é importante ter em mente que tudo se resume ao impacto que essa comunicação pode ter no dia a dia da empresa.

    Uma comunicação humanizada contribui para um clima organizacional mais positivo e acolhedor, por exemplo. Com isso, seus colaboradores se sentirão mais valorizados e respeitados, o que por sua vez se traduz em um ambiente de trabalho mais agradável e produtivo.

    Além disso, a comunicação interna é um canal fundamental para fortalecer a cultura da empresa. Saber como transmitir os valores da empresa de forma clara e consistente permitirá que os talentos se identifiquem com essa cultura, aumentando o engajamento e aquele senso de pertencimento tão importante e tão buscado.

    humanizacao da marca

    Resumindo: se você quer que a cultura seja algo importante dentro da sua empresa, é preciso fazer com que ela seja, de fato, importante.

    A comunicação interna deve ser mais do que uma ferramenta para atrair e reter talentos: ela é a sua chance de demonstrar aos colaboradores os valores do seu negócio, e por que esse é um bom lugar para trabalhar. 

    Benefícios de humanizar a sua marca

    Nesse sentido, a humanização da marca por meio da comunicação interna traz diversos benefícios para as empresas, como:

    • Aumento do engajamento dos colaboradores, que se sentem valorizados e ouvidos e, por consequência, se engajam mais com o trabalho.
    • Atração e retenção de talentos, pois cada vez mais profissionais talentosos buscam empresas com culturas fortes e ambientes acolhedores. Investir em humanização torna a sua empresa mais atraente no mercado de trabalho;
    • Fortalecimento da reputação da empresa. Uma empresa que se comunica de forma clara e honesta é vista como mais confiável. A humanização da marca, nesse sentido, contribui para uma reputação mais positiva da sua empresa.
    • Estímulo à inovação, criando um ambiente de trabalho positivo, humano e acolhedor, que estimula a criatividade, a inovação e a troca de ideias.

    Principais funções da comunicação interna

    Se você ainda não sabe o importante papel da comunicação interna para a sua empresa, nós podemos explicar.

    Por mais óbvio que possa parecer, a comunicação interna deve servir para um propósito principal: comunicar. Em um bom português, ela serve para manter seus colaboradores informados sobre as últimas notícias, decisões e eventos importantes da empresa.

    Essa comunicação pode ser feita de inúmeras formas: via newsletter, e-mail, murais de recados, reuniões, entre outros. O importante é entender o que mais funciona para a sua organização e para as pessoas que fazem parte dela.

    Para empresas com mais de mil colaboradores, por exemplo, um e-mail pode ser mais eficaz e útil do que uma reunião, mesmo que online. 

    Para além disso, a comunicação interna também deve ser utilizada para:

    • Motivar os colaboradores e inspirá-los a darem o seu melhor;
    • Engajar os colaboradores, fazendo com que se sintam parte da empresa;
    • Integrar os colaboradores, ajudando-os a se adaptarem à cultura organizacional;
    • Alinhar os colaboradores com os objetivos da empresa e garantir que todos estejam trabalhando na mesma direção;
    • Comunicar a cultura do negócio de forma transparente e objetiva.

    Lembre-se: qualquer mensagem se torna mais poderosa quando está alinhada aos valores da empresa. Se os colaboradores se conectarem com a sua marca, também se sentirão mais motivados e comprometidos com o trabalho.

    Como alinhar os valores da empresa à comunicação interna

    Se você deseja saber como alinhar os valores da sua empresa à sua comunicação interna, aqui estão algumas dicas que podem ser úteis:

    • Antes de qualquer coisa, defina e saiba exatamente qual é a mensagem que você deseja transmitir aos seus colaboradores;
    • Em seguida, comunique os valores da empresa de forma clara e transparente para todos os funcionários. No caso de grandes empresas, isso pode ser feito por meio de comunicados oficiais, treinamentos em equipes, campanhas de comunicação interna, entre outras atividades;
    • Viva os valores da sua empresa, colocando-os em prática no dia a dia do negócio. Se o seu valor mais importante é sustentabilidade, ela deve fazer parte de diferentes momentos do dia: na separação do lixo, na economia de luz, na economia de papel;
    • Para que a comunicação funcione, os gestores da empresa devem ser um exemplo de comportamento e de adesão à cultura organizacional. Por isso, todas as suas decisões e ações devem estar alinhadas com esses valores;
    • Por fim, é muito importante que a área de Comunicação Interna trabalhe em conjunto e responda diretamente à alta liderança de RH e, se for o caso, ao próprio setor de Marketing. Isso tornará suas ações de comunicação mais assertivas, destravadas e alinhadas aos objetivos da empresa.

    O impacto da humanização da marca na imagem da sua empresa

    Como vimos, uma comunicação interna eficaz tem o poder de fazer com que as pessoas sintam-se valorizadas e engajadas com o negócio, tornando-se os maiores promotores da sua marca.

    Na prática, isso se traduz em uma imagem empresarial mais positiva, tanto interna quanto externamente. Dito de forma mais clara, isso também tem impacto no seu público e nas suas vendas.

    Afinal, colaboradores que estão felizes com a marca e se conectam com os seus valores falam bem da empresa para amigos, familiares, clientes e parceiros. 

    Eles de fato vestem a camisa do negócio, e contribuem para a construção de uma imagem cada vez mais forte e positiva da sua marca.

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    Case Centauro: investindo na comunicação para engajar pessoas

    Em 2022, um exemplo desse tipo de comunicação foi o case Black Friday da Centauro, um dos clientes da Clima. 

    No mesmo ano, o Brasil presenciou um de seus eventos esportivos mais relevantes: a Copa do Mundo. A Centauro se viu com um desafio competitivo gigante: engajar seus mais de 8 mil colaboradores (de diversos locais do Brasil) e adaptar a campanha e suas ações para diferentes formatos, tanto híbrido quanto presencial.

    A solução neste caso foi realizar todo um planejamento de campanha pensado para engajar todos os colaboradores da empresa. Em outras palavras, valorizando aqueles que trabalharam para que a data acontecesse e levando, seja através da comunicação interna ou da identidade visual, o espírito da Black Friday e sua importância para os negócios para o dia a dia da Centauro.

    Como resultado, a Clima conseguiu impactar mais de 5 mil colaboradores com a campanha, com um total de 20 peças de marketing produzidas, 10 ações e eventos realizados e 25 prêmios distribuídos entre as equipes.


    O case ganhou o Prêmio Jatobá na categoria Destaque Regional Sul em 2023. Uma campanha que não só nos trouxe títulos, mas também fortaleceu laços, impulsionou o engajamento e uniu ainda mais a equipe.

    💡 Quer saber como a Clima pode fazer o mesmo pela comunicação da sua empresa? Descubra aqui!

    Dicas da Clima: 6 estratégias para humanizar a sua marca

    Por fim, a humanização da marca pode ser implementada por meio de diversas estratégias. A seguir, a Clima compartilha algumas dicas que podem fazer toda a diferença durante esta jornada. 

    Seguindo cada uma delas, as chances de você impactar mais pessoas (dentro e fora da empresa) com a sua comunicação serão muito maiores. Confira! 

    1. Faça uso de uma linguagem clara e acessível. As pessoas querem ouvir/ler o que você tem a dizer, porém a forma como você comunica a sua mensagem faz toda a diferença, podendo aproximar ou afastar o seu público;
    2. Compartilhe histórias reais de colaboradores. Essas histórias são uma ótima forma de demonstrar o lado humano da sua empresa e ainda se conectar com os clientes.
    3. Celebre pequenas e grandes conquistas, e nunca deixe de reconhecer o bom trabalho. Essa é uma forma de manter seus talentos motivados e engajados;
    4. Promova uma comunicação transparente e aberta, permitindo que todos os colaboradores sejam ouvidos, expressando opiniões, críticas e sugestões;
    5. Crie canais de feedback acessíveis para ouvir os seus colaboradores, entendendo suas necessidades e expectativas;
    6. Invista em ações de endomarketing. Essa é uma forma de fortalecer a cultura da sua empresa e estreitar ainda mais o relacionamento da marca com os seus colaboradores.

    Na hora de apostar em uma comunicação mais aberta, humana e conectada com os seus colaboradores, são muitas as ferramentas que podem ser aliadas do seu negócio.

    As redes sociais corporativas são uma boa pedida e estão aí para serem usadas, mas é possível ir além. Muitas grandes empresas têm apostado em blogs corporativos, por exemplo, um ótimo canal para compartilhar notícias, histórias e informações relevantes para os colaboradores.

    As pesquisas de clima organizacional também são uma ótima forma de avaliar a satisfação dos colaboradores e identificar pontos de melhoria. 

    Porém, mais do que ações isoladas, o que realmente causará impacto é ter todas essas ações táticas sincronizadas em um planejamento estratégico bem articulado e documentado, a fim de gerar resultados reais no ambiente da empresa.

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    Como vimos, investir na humanização da marca por meio de uma comunicação interna bem estruturada é essencial para construir uma imagem empresarial positiva. 

    Com essa abordagem, a sua empresa pode:

    👩🏻‍💻 Se a sua empresa possui mais de 1 mil colaboradores e está em busca de otimizar sua comunicação interna, a Clima é a escolha ideal! 

    Com um time especialista em comunicação interna e cultura organizacional, estamos preparados para ajudar você a humanizar a sua marca e construir uma imagem empresarial mais positiva.

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