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A Era da Inclusão: o endomarketing como ferramenta de Diversidade e Inclusão

diversidade e inclusão
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    A necessidade crescente de abordar questões de diversidade e inclusão nas empresas é uma realidade cada vez mais difícil de ignorar. Afinal, com acesso à informação e maior consciência das diferenças culturais, de gênero e étnicas, cada vez mais consumidores exigem que as marcas sejam representativas e inclusivas em sua comunicação. 

    Aqui na Clima, ao trabalhar diariamente com comunicação interna e endomarketing, estamos confiantes de que o marketing inclusivo e diversificado não é apenas uma tendência passageira, e sim uma mudança de paradigma e, por que não, de cultura.

    De acordo com pesquisa divulgada no relatório “The Psychology of Inclusion and the Effects in Advertising: Gen Z”, da Microsoft Advertising, cerca de 59% dos consumidores confiam mais em marcas que exibem diversidade em seus anúncios e campanhas. E esse número tende a ser ainda maior quando se trata das gerações mais jovens.

    A seguir, confira como as práticas de endomarketing podem ser uma ferramenta eficaz para impulsionar a diversidade e a inclusão dentro da sua organização, e como a Clima pode te ajudar nesta jornada!

    Entendendo a importância da diversidade e inclusão

    Antes de mais nada, é importante reconhecer que abraçar a diversidade dentro da sua organização vai além da responsabilidade social, sendo também uma excelente estratégia de negócios.

    Afinal, diversidade e inclusão tem se tornado aspectos fundamentais das estratégias de marketing contemporâneas, atingindo de forma positiva clientes que, cada vez mais, esperam que as marcas compartilhem seus valores.

    Nesse sentido, profissionais de comunicação que priorizam a diversidade em suas campanhas (internas ou externas) estão mais próximos de se conectar com o seu público e de conquistar uma maior personalização de sua marca.

    A inclusão, por exemplo, é fundamental para garantir que todos os membros de uma equipe se sintam valorizados e respeitados. Isso os torna mais propensos a se engajar, colaborar e contribuir plenamente para o sucesso da empresa.

    Por outro lado, a diversidade, seja em termos de gênero, etnia, idade, orientação sexual ou habilidades, traz toda uma variedade de perspectivas e experiências para a mesa.

    Em outras palavras: apostar em equipes heterogêneas e diversas pode ser o ingrediente secreto para marcas mais criativas e inovadoras.

    Qual é o papel do endomarketing em meio a tudo isso?

    Diversidade e Inclusao Endomarketing

    Apesar de ser tradicionalmente visto como um meio de comunicar mensagens sobre produtos, serviços e valores, o endomarketing pode ir muito além, desempenhando um papel na promoção de equipes mais diversas e de um ambiente de trabalho mais inclusivo.

    Ao utilizar técnicas de endomarketing, as empresas podem envolver seus colaboradores em iniciativas voltadas para a diversidade e a inclusão, por exemplo, aumentando a conscientização sobre o tema.

    Na prática, isso também ajuda a moldar uma cultura organizacional mais forte, que valoriza e celebra as diferenças, ao mesmo tempo em que promove a igualdade de oportunidades para todas as pessoas.

    E na prática? Como fazer uso do endomarketing para promover a diversidade e inclusão

    Atualmente, existem muitas abordagens de endomarketing que a sua empresa pode adotar para promover a diversidade e a inclusão no local de trabalho. Confira algumas delas a seguir!

    Campanhas internas

    Conhecimento é tudo! Portanto, o primeiro passo é criar campanhas de conscientização e educação sobre temas relacionados à diversidade e inclusão, preferencialmente utilizando canais de comunicação interna da empresa, como intranet, e-mails e murais.

    Comunicação inclusiva

    A comunicação é um dos elementos que moldam a cultura de uma empresa. Assim, para garantir que a comunicação interna da empresa seja inclusiva e respeitosa com todos os tipos de pessoa, é possível fazer uso de algumas estratégias, como adotar uma linguagem neutra e livre de estereótipos e preconceitos, por exemplo.

    Treinamentos e cursos

    Oferecer treinamentos e workshops para sensibilizar os seus colaboradores sobre a questão da diversidade e inclusão também pode funcionar muito bem. Isso ajuda as equipes a reconhecer seus próprios preconceitos e privilégios, e também a desafiá-los dentro do contexto organizacional.

    É importante que esse tipo de iniciativa envolva toda a equipe, inclusive os gestores, que também devem se mostrar engajados com a causa.

    Mentorias e programas de desenvolvimento

    Por fim, outra estratégia é implementar programas de mentorias e desenvolvimento profissional dentro da sua empresa, com o objetivo de promover não apenas a diversidade da equipe, mas também a igualdade de oportunidades.

    Com isso, você estará dando um passo além, não apenas educando e criando debates sobre o assunto, mas de fato ajudando funcionários de grupos sub-representados a avançar em suas carreiras e terem oportunidades reais dentro da organização.

    [h2] Comunicação e diversidade: cases da Latam Brasil

    Muitas empresas ao redor do mundo têm obtido sucesso ao implementar estratégias de endomarketing para promover a diversidade e a inclusão em seus locais de trabalho. 

    Recentemente, a Latam Brasil apostou nesta estratégia para aumentar o seu quadro de pilotos mulheres. Ao perceber que elas representam apenas 2,3% da mão de obra do setor, a empresa viu uma oportunidade de trabalhar a diversidade de gênero dentro da organização, além de contribuir para o debate de um tema tão importante.

    Hoje, cerca de 4% do quadro de pilotos da empresa são formados por mulheres, sendo que metade delas foram contratadas em 2023. A estimativa é que, para os próximos anos, este número seja ainda maior.

    A diferença pode parecer pequena à primeira vista, mas o movimento é, de fato, poderoso. Nos últimos três anos, a Latam tem investido em ações para a diversidade de suas equipes, e admite que, mesmo sendo um processo lento, ele também será contínuo.

    Segundo a Latam, o primeiro passo foi trabalhar com todas as lideranças e, por meio de uma consultoria, fazer um diagnóstico do quadro de funcionários em relação à diversidade. 

    Na prática, a ação também ajudou a avaliar a presença de pessoas negras e pessoas com deficiência na empresa, redesenhando campanhas de conscientização e estratégias de recrutamento.

    Importante destacar que trabalhar a diversidade no seu negócio vai além da imagem que sua empresa passa para o mercado. Essa estratégia também gera um aumento no engajamento e uma melhora significativa na satisfação dos seus funcionários.

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    Benefícios de ser uma empresa mais diversa

    Como vimos até aqui, os benefícios de promover a diversidade e a inclusão por meio do endomarketing são significativos. Tanto para as empresas quanto para a sociedade como um todo. 

    Além de melhorar a cultura corporativa e a moral dos funcionários, as empresas que priorizam a diversidade e a inclusão tendem a ser mais inovadoras e competitivas, pois têm acesso a uma gama mais ampla de perspectivas e ideias.

    Clima Comunicação - Diversidade e Inclusao

    Além disso, promover a diversidade e a inclusão pode ajudar as empresas a atrair e reter talentos de alto nível, uma vez que os profissionais de hoje valorizam cada vez mais a diversidade e a igualdade de oportunidades em seus locais de trabalho. 

    Por fim, ao criar ambientes de trabalho mais inclusivos e equitativos, a sua empresa ajuda a construir uma sociedade mais justa e igualitária.

    Conclusão

    A diversidade e a inclusão são fundamentais para o sucesso de qualquer empresa. Neste cenário, o endomarketing é uma ferramenta poderosa para a promoção desses valores, envolvendo seus funcionários e criando uma cultura organizacional que valorize e celebre as diferenças.

    Para implementar estratégias de endomarketing e promover a diversidade e a inclusão, sua empresa pode contar com a Clima, uma agência especializada em soluções para fortalecer a cultura organizacional.

     

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