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Conheça 6 tipos de liderança e como eles movem as equipes

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    Administrar a carga de trabalho, gerir time e garantir desempenho estão entre as tarefas diárias de um líder. Essas três funções podem se tornar insustentáveis sem um conjunto completo de capacidades humanas e técnicas. Por isso, a busca constante de novas competências se faz necessária a toda e qualquer pessoa em posição de gestão.

    Existem inúmeros tipos de liderança que podem levar um time, e o responsável por ele, ao sucesso. Quer saber quais são as características de um bom líder e os formatos de liderança? Confira!

    O desenvolvimento de novas competências

    O líder é o profissional responsável por guiar e empoderar cada membro de um time de forma coordenada. O objetivo é direcionar o grupo no mesmo sentido da visão da empresa. É alguém que se mantém calmo em tempos de crise e não perde o foco do objetivo a ser atingido.

    As principais competências necessárias para o desempenho da função são: excelente comunicação, postura ética, paixão, entusiasmo e capacidade de delegar. Além dessas características-chave, um bom líder deve sempre buscar:

    Ganhar o respeito do time

    A melhor forma para conseguir isso é ser exemplo de conduta para todos os liderados. É fundamental entender em detalhes quais são as funções e responsabilidades de cada pessoa da equipe.

    Aprender com o time

    Presumir saber tudo sobre a área que lidera é um erro comum em muitas lideranças. É papel de um gestor a contratação de talentos. Ao confiar no time formado, nada é mais natural do que o compartilhamento de conhecimentos, tanto vertical quanto horizontalmente.

    Tomar melhores decisões

    Com o passar do tempo o conhecimento acerca das habilidades e personalidades de cada membro do time se torna mais profundo. Dessa forma, é preciso manter a mente aberta para mudanças e conseguir identificar se as tarefas estão distribuídas da melhor forma possível entre os profissionais à disposição.

    O líder x o chefe

    Não é apenas nomenclatura. Na conjuntura competitiva do mercado, ser um líder e não um chefe pode garantir o sucesso ou o fracasso de uma organização. Por definição, o chefe é uma pessoa em posição superior a outra. Ele detém poder sobre as ações do subordinado, dá as ordens e supervisiona os processos.

    O líder também está em uma posição de comando, porém ele aconselha o membro do time quanto às ações que trarão melhores resultados e dá o suporte para que seja atingido um objetivo comum.

    Principais diferenças:

    Foco

    Para o chefe, o objetivo é sempre o lucro. Já para o líder, o que o motiva é motivar o time e a organização para a obtenção de melhores resultados em sinergia com os objetivos individuais de cada um e a visão da empresa.

    Abordagem

    O chefe atua de forma unicamente gerencial. O líder trabalha a partir de técnicas de inovação e colaboração.

    Fonte da autoridade

    O chefe é autoridade devido ao seu cargo e posição na empresa. O líder é autoridade, pois o time cede a ele o respeito e o poder necessário para comandar o grupo.

    Tipos de liderança

    Além de buscar aprimoramento e novas competências, cada líder deve  encontrar o estilo de liderança para o seu perfil de trabalho. São seis os principais tipos de liderança, confira a seguir.

    1. Autocrática

    Nesse estilo de gestão, a autoridade e a responsabilidade são concentradas em uma única pessoa. O processo de tomada de decisão é feito sem a consulta da opinião dos liderados. Assim que uma decisão é tomada, o gestor espera a implantação e a aceitação imediata do time. O ambiente de trabalho tem pouca ou nenhuma flexibilidade.

    Esse é o perfil menos recomendado e aceito em poucas situações. Funciona em ambientes em que é necessário acompanhamento próximo e constante de todos os liderados. Colaboradores que prezam o trabalho em equipe e que exercem funções criativas não se adéquam aos líderes autocratas.

    2. Democrática

    Ao contrário da gestão autocrática, nesse modelo a opinião do time é bem-vinda e levada em consideração durante todo o processo de tomada de decisão. A responsabilidade final sobre todos os processos continua sendo do líder, contudo ele sabe delegar tarefas e autoridade. Geralmente, os times democráticos trabalham por meio de projetos liderados por colaboradores diferentes.

    A comunicação é tanto top-down (do líder para os colaboradores) como bottom-up (dos colaboradores para o líder). Esse é o formato de liderança preferido ao redor do mundo, mas para funcionar é preciso que conceitos como justiça, criatividade, coragem, inteligência e honestidade estejam sempre presentes.

    3. Transformacional

    Nesse formato, o líder geralmente é o maior defensor de mudanças no time, nos processos, tecnologias, produtos e serviços. Há motivação constante para a busca de inovação, e os coordenados são cobrados para entregar mais do que sua função originalmente determina. As expectativas são elevadas, o que tende a promover melhores desempenhos.

    Esse tipo de liderança forma um time engajado e satisfeito. A razão para esse comportamento é o alto nível de empoderamento cedido a cada membro da equipe. Pessoas acostumadas a trabalhos processuais e em corporações mais burocráticas tendem a não se adaptar a esse formato de liderança.

    4. Espírito de equipe

    O foco é criar uma visão vívida e realista do futuro da empresa e organizar todos os processos, metas e pessoas para chegar até esse sonho distante. A visão da empresa inspira e promove forte senso de propósito e direção.

    Aqui é preciso trabalhar com a mente e com o coração. É uma forma de gestão que ainda não comprovou altas taxas de sucesso. O desafio geralmente é unir o espírito de equipe a um líder com fortes competências para manter o time motivado por uma única visão. Nesse formato são comuns altas taxas de turnover.

    5. Laissez-faire (deixar fazer)

    É caracterizada por dar autoridade ao time. Os colaboradores trabalham da forma que querem, com mínima ou nenhuma interferência. É o tipo de liderança com as menores taxas de sucesso.

    Para funcionar, as metas precisam ser muito bem estabelecidas e a remuneração deve ser quase exclusivamente comissionada. Mesmo assim, é um desafio garantir engajamento e desempenho.

    6. Situacional

    Adequada ao mercado volátil e em constante transformação, esse tipo de liderança permite ao líder se adaptar ao cenário em que a empresa e o time se encontram no momento. O profissional precisa ter forte capacidade analítica para entender qual é a melhor forma de agir e se adaptar de maneira rápida e efetiva.

    Em momento de crise, é comum que o gestor assuma uma posição mais autocrática. Em períodos em que se faz necessário inovar nos processos e buscar novas soluções, ele tende a assumir uma postura democrática. O contexto da empresa e o perfil de cada liderado guiarão o comportamento do líder no formato situacional.

    Identificar os tipos de liderança para a empresa é fundamental para garantir melhores resultados no longo prazo. Qual é o tipo de liderança da sua empresa? Você se considera um líder ou um chefe? Compartilhe este post em suas redes sociais e veja como são as diferentes lideranças na sua rede de contato.

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