Atualmente, a comunicação corporativa está cada vez mais fortalecida. Por conta da pandemia e do trabalho remoto, muitas questões se tornaram urgentes. O engajamento do colaborador ficou mais comprometido, bem como questões de saúde e bem-estar dentro das empresas. Porém, para trabalhar com a comunicação interna é necessário muito mais do que conhecimentos técnicos. Afinal, a comunicação corporativa necessita de diversas soft skills para ser efetiva.
Resumidamente, as soft skills são as habilidades comportamentais das pessoas. Ou seja, a forma como ela lida com suas emoções e como se relaciona com os outros. Elas são diferentes das hard skills, que são as habilidades técnicas, conquistadas através de cursos, graduações e experiências em determinadas áreas.
Até pouco tempo atrás, as hard skills eram as principais habilidades consideradas na hora de uma contratação. Porém, com o nível cada vez mais elevado dos profissionais, as soft skills estão executando papel principal na hora de selecionar um candidato. Afinal, através dessas habilidades é possível descobrir se a pessoa tem o mesmo fit cultural da companhia.
Na comunicação interna, diversas soft skills são importantes para o desenvolvimento das campanhas e ações. Entre elas estão a criatividade, o pensamento crítico e analítico, a inteligência emocional, a liderança e a gestão do tempo. Todas elas ajudam o profissional de comunicação a se tornar cada vez mais assertivo em seu trabalho.
Porém, neste artigo, vamos focar em 3 soft skills fundamentais para a comunicação corporativa: a empatia, a capacidade de ouvir e a flexibilidade. Com essas três habilidades, é possível construir campanhas que valorizem os colaboradores, que devem ser o foco principal das ações de comunicação interna.
A empatia é a habilidade de entender o que o outro está sentindo. É conseguir se colocar no lugar de outra pessoa, compartilhando suas sensações. Assim, dentro da comunicação corporativa, esta é um soft skill primordial. Afinal, o profissional de comunicação estará trabalhando com pessoas. Seus colegas de trabalho devem ser o público-alvo e os motivadores das campanhas.
“A comunicação é feita para pessoas reais, com suas histórias e famílias, com dias bons e dias ruins. Portanto, a comunicação, se realizada com clareza e empatia na forma com que as informações são transmitidas, faz com que os colaboradores se sintam seguros e respeitados pela empresa, gerando os sentimentos de admiração e orgulho em pertencer. Isso auxilia no engajamento, na produtividade e, principalmente, na retenção de talentos na organização”, comenta Paula Pires, analista de Customer Success na Clima Comunicação.
A melhor comunicação interna é aquela que dá voz aos colaboradores. Assim, o profissional que trabalha com a comunicação corporativa precisa ter a escuta ativa como uma de suas principais competências. Além disso, é necessário saber ouvir os colaboradores de todos os níveis hierárquicos. Ou seja, desde os estagiários até a alta liderança.
“Ouvir o que o público tem a dizer é fundamental para entender quais são seus interesses e, também, a melhor forma de se comunicar. Isso ajuda a fortalecer a relação, tornando a comunicação mais humanizada e próxima e, consequentemente, mais efetiva”, explica Mariana Moreira, analista de Customer Success na Clima Comunicação.
Nem sempre as empresas que fazem a própria comunicação interna possuem uma equipe dedicada a isso. Assim, profissionais de marketing ou de recursos humanos acabam assumindo essas responsabilidades. Por isso, a gestão de tempo é fundamental para que a seja possível administrar todas as demandas da área (e de outras áreas, dependendo do caso).
“As pessoas que conseguem administrar o tempo de forma eficiente são reconhecidas por sua produtividade. É importante encontrar a melhor forma para organizar seu tempo e sua rotina para que o trabalho flua bem e, no final do dia, você sinta que foi produtivo e realizou o que precisava. Não deixe o tempo escorrer por seus dedos, te impedindo de atuar com eficiência”, comenta Bruna Belo, analista de Customer Success na Clima Comunicação.
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