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Multicanal e omnicanal: qual o melhor para a comunicação interna?

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    Cada vez mais, as marcas estão vendo a necessidade de conversar com seus diversos públicos, sejam eles externos (clientes e consumidores) quanto internos (colaboradores e fornecedores). Porém, com uma variedade grande de canais de comunicação, muitas empresas não sabem qual a melhor abordagem a ser seguida, muitas vezes acreditando que quanto maior a quantidade de canais, maior será o retorno.

    E é aí que mora o perigo. É preciso se lembrar de que quantidade não é sinônimo de qualidade. Dessa maneira, o planejamento estratégico é fundamental para alcançar os resultados esperados. Entender as peculiaridades de cada meio de comunicação é importante para extrair o máximo potencial de cada um deles.

    Além disso, é preciso conhecer o seu público. A pandemia mudou algumas formas de trabalho, reforçando o valor do home office, que deve ganhar mais espaço nos próximos anos. Por isso, muitos comunicadores estão trocando a comunicação multicanal pela omnicanal. Mas você sabe o que isso significa?

    Multicanal x Omnicanal

    A abordagem multicanal é aquela em que a companhia utiliza diversos canais, cada um com sua própria estratégia. Assim, os funcionários podem interagir de diferentes formas, através de e-mail, newsletter ou intranet, por exemplo. Entretanto, esse formato pode necessitar de retrabalho: você cria um conteúdo para as mídias sociais, mas precisa adaptá-lo para uma newsletter. Além disso, as próprias métricas de impacto e engajamento acabam se tornando muito mecânicas, individuais e até repetitivas.

    Já a abordagem omnicanal encara todos os canais de comunicação da empresa de uma só vez. Ou seja, a estratégia é planejar uma mensagem que possa ser compartilhada em diferentes meios. Assim, se um funcionário consome o conteúdo via Instagram, por exemplo, é reconhecido como se ele tivesse lido em todos os outros lugares em que a mensagem foi divulgada. A integração entre os canais é maior, facilitando inclusive a análise dos resultados.

    Características da experiência omnicanal

    A abordagem omnicanal tem cada vez mais sido vista como a ideal para a comunicação interna. Ela permite que seus colaboradores consumam a mensagem em seu canal preferido, mas, mesmo assim, consigam interagir com todos os outros colegas que acessaram a ação em outras plataformas. Além disso, a abordagem omnicanal também traz outras características, tais como:

    • Silenciamento de notificações indesejadas: se o seu colaborador consome a mensagem pelo Instagram, ele não vai gostar de receber notificações para ver o mesmo conteúdo no YouTube ou na intranet. Assim, a abordagem omnicanal permite o silenciamento das mensagens de outras plataformas após o consumo da mensagem.
    • Análise integrada e unificada: a experiência omnicanal necessita que a análise seja tanto individual quanto integrada. Ou seja, é importante saber o impacto e o engajamento total nas diversas plataformas, mas também em qual delas a mensagem é mais consumida. Isso ajuda a entender quais os formatos de conteúdo mais fazem sucesso em determinado meio de comunicação.
    • Interação generalizada: é preciso permitir que a mensagem chegue a todos, mesmo funcionários sem acesso à intranet ou a um e-mail corporativo. Contornar essas dificuldades é uma forma de integrar mais os colaboradores.

    Como criar uma experiência omnicanal?

    Para começar, é preciso que sua empresa tenha bem definida sua missão (razão da existência), sua visão (aonde ela quer chegar) e seu valores (ideais de comportamento e atitudes). Dessa maneira, fica mais fácil definir tom de voz e tipo de mensagens que você pretende transmitir em uma experiência omnicanal.

    Depois, é preciso ter planejamento estratégico para integrar todos os setores internos, como marketing, recursos humanos, operacional e atendimento ao cliente. Assim, é possível alinhar todos sob os mesmos propósitos, criando comunicados que sejam compreensíveis por todos os colaboradores.

    Por fim, é possível usar uma plataforma omnicanal para integrar seus comunicados. O mLabs, por exemplo, ajuda na hora de agendar e publicar conteúdos em diferentes redes sociais. Mas é possível escolher outros softwares, como o Lexos, o Robbu e o Ettus.

    Quais as vantagens da comunicação omnicanal?

    Como você pôde notar até agora, a comunicação omnicanal é superior à multicanal. As vantagens de uma abordagem desse tipo são variadas. Por isso, conheça algumas delas e comece a estudar a possibilidade de implementar o quanto antes.

    1. Economia de tempo

    Hoje, mais do que nunca, tempo é dinheiro. Assim, quanto mais você puder economizar, melhor será sua produtividade, melhores serão os resultados e principalmente não fica a sensação que o trabalho é interminável. Concentrar todos os meios de comunicação em uma só plataforma faz com que você tenha mais tempo na elaboração dos comunicados (principalmente na parte gráfica), deixando-os mais atrativos. Além disso, o agendamento prévio garante tempo para pensar em novas estratégias e buscar novas soluções para outras dores que são ou estão se tornando mais latentes.

    2. Colaboração mais eficaz

    Na abordagem multicanal, muitas vezes as responsabilidades de cada meio de comunicação ficam espalhadas em diferentes setores ou colaboradores. Já a abordagem omnicanal permite que haja uma concentração da comunicação em poucos funcionários ou setores, ajudando no recebimento de feedbacks e no atendimento de demandas solicitadas por colaboradores.

    Se precisar que todas as demandas sejam visíveis e que cada colaborador saiba sua responsabilidade, você pode procurar aplicações ou softwares como Trello e Asana que ajudam na organização com datas de início e entrega. Conheça mais sobre esses aplicativos em nosso conteúdo especial sobre gestão.

    3. Imagem mais profissional

    Você se lembra de quando um e-mail corporativo era fundamental para dar legitimidade para sua empresa? Agora, essa percepção tem sido mais forte entre as companhias que adotam uma abordagem omnicanal. Afinal, isso mostra um cuidado maior com a qualidade da comunicação e também uma conexão maior com as ferramentas mais modernas do mercado.

    4. Boa experiência reflete em maior engajamento

    Quanto mais fácil for a experiência dos colaboradores com os comunicados internos, maior será a chance de eles terem um bom engajamento. Além disso, é importante se lembrar de que os funcionários são os primeiros porta-vozes de sua marca. Assim, conquistá-los com uma estratégia mais dinâmica ajuda na percepção que eles têm sobre a companhia e em como eles falam dela em seus círculos sociais.

    ***

    Sobre a Clima Comunicação

    A Clima Comunicação é uma agência com foco em comunicação interna e endomarketing, criando soluções inovadoras para clientes de diferentes portes e segmentos. A abordagem usada em nossas campanhas depende da intenção do cliente, mas a sugestão é integrar ao máximo os canais de comunicação.

    Por isso, se tiver alguma dúvida sobre como cativar seus colaboradores através de mensagens especiais, procure quem realmente entende do assunto. A Clima está por dentro das últimas tendências do mercado e pode gerar o encantamento que você tanto deseja.

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