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Como aumentar a moral da equipe em tempos tão difíceis?

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    O ano de 2021 já está quase na metade, mas a pandemia de covid-19 continua cobrando seu preço em vidas perdidas e em crise econômicas. Manter as empresas funcionando e aumentar a moral da equipe em tempos difíceis têm sido tarefas complicadas para o empreendedorismo brasilerio.

    As incertezas acerca das questões globais podem afetar a produtividade dos colaboradores. Além disso, anseios particulares também podem interferir em como o trabalhador se sente em sua jornada de trabalho. 

    Manter a moral elevada é importante, já que ela é um reflexo da condição mental e emocional das pessoas. E se uma pessoa estiver desmotivada, isso pode contagiar toda a equipe. Por isso, descubra como aumentar a moral da equipe mesmo em tempos tão difíceis.

    Reflexo da pandemia na saúde mental do colaborador

    Uma pesquisa feita pela internet e coordenada pela Fiocruz, com brasileiros e espanhóis, mostrou que 47,3% dos trabalhadores em serviços essenciais sofriam de ansiedade ou depressão causados pela pandemia. Além disso, 44,3% passaram a consumir mais bebidas alcoólicas e 42,9% tiveram alterações no sono. Já uma outra pesquisa, feita pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), mostrou que entre os colaboradores da área da saúde o índice dos que tiveram algum problema relacionado à saúde mental foi de 80%.

    É preciso levar em consideração que a pandemia tem reflexos em todos os colaboradores: os presenciais, que estão mais expostos à circulação do coronavírus, e os que fazem serviço remoto, já que o isolamento e a fusão da casa com trabalho podem aumentar o estresse sofrido.

    Dessa maneira, as empresas possuem um papel crucial para aumentar a moral da equipe em tempos difíceis. A comunicação interna também precisou se reinventar durante a pandemia e aproximar ainda mais os colaboradores. 

    7 dicas para aumentar a moral da equipe durante a pandemia

    1. Melhore a comunicação digital

    Com postos de trabalho espalhados entre escritórios e casas, a empresa deve investir em sistemas de comunicação eficazes para aproximar as equipes. Uma pesquisa global da RingCentral mostrou que 89% dos colaboradores consideram uma comunicação desarticulada prejudicial para a moral das equipes e impacta na produtividade.

    Ou seja, evite as conversas paralelas e crie um padrão de comunicação. O uso de aplicativos como o Slack pode deixar as conversas mais formais, ao contrário da utilização de aplicativos populares e com foco na interação social mais particular.

    2. Envolva a liderança

    A pandemia mostrou qual o verdadeiro papel do líder: estar próximo dos colaboradores. Dessa maneira, envolver a liderança nas ações de comunicação e integração é uma maneira de deixar os colaboradores um pouco mais seguros da situação da empresa.

    Além disso, os gestores devem mostrar apreço pelos colaboradores além da esfera profissional. Compreender e atender, quando possível, suas demandas servirá de exemplo para mostrar que todos estão no mesmo barco durante esse período de incertezas.

    Essa interação ou maior presença dos líderes e CEOs pode ser feita de diferentes maneiras. Uma pesquisa da DOMO mostrou que 82% das pessoas têm uma confiança maior na empresa quando seus diretores se envolvem com as redes sociais. Por isso, que tal dar voz aos gestores?

    3. Seja acessível

    A organização é a alma do negócio. Por isso, invista em ferramentas que facilitem o acesso a informações por parte dos colaboradores. Manter os canais de comunicação interno atualizados e acessíveis é fundamental para engajar os colaboradores e mantê-los informados sobre as decisões da empresa.

    Isso pode ser feito tanto com o uso de uma intranet, de serviços em nuvem ou de ferramentas organizacionais, como o Tello. Facilitar a organização das tarefas e o acessos aos recursos necessários para execução das tarefas são fundamentais.

    4. Demonstre empatia

    A empatia é um dos pilares da comunicação interna e também deve estar presente nas relações interpessoais dentro da companhia. Entretanto, para 92% dos colaboradores, a empatia continua sendo subestimada dentro das organizações, de acordo com a Forbes. Isso também tem reflexo na percepção: 92% dos CEOs acreditam que suas empresas são empáticas, enquanto apenas 50% dos colaboradores pensam isso de seus líderes.

    Como dissemos lá em cima, a empatia é um reflexo da saúde mental e emocional dos colaboradores. E como a empatia é a capacidade de sentir as variações emocionais dos outros, é impossível desassociar a empatia da moral. Ao demonstrar compreender seus colaboradores e atender suas demandas, os CEOs notam um aumento do engajamento e da produtividade.

    5. Dê feedbacks constantes e construtivos

    O feedback é um dos maiores aliados na construção de uma relação sólida entre gestores e colaboradores. Além disso, você pode demonstrar a empatia, citada acima, através do diálogo e do retorno sobre os resultados, indicando os melhores caminhos a serem seguidos.

    Para um feedback ideal, é necessário a prática da escuta contínua e encontros constantes para falar sobre o trabalho em si. Quanto mais informado o colaborador estiver, mais alinhado com a cultura organizacional ele ficará. Por isso, implemente calendários para encontros individuais e em equipe para falar sobre as atividades.

    6. Aceite a flexibilidade

    A pandemia e o home office fizeram com que casa e trabalho virassem uma coisa só. Assim, é bastante complicado separar essas duas situações, fazendo com que isso possa gerar apreensão no colaborador. Por isso, flexibilizar horários e entregas de atividades é uma forma de deixar o funcionário mais livre e gestor do seu próprio tempo.

    Além disso, a própria questão da pandemia pode implicar em consultas médicas inesperadas. Portanto, o empregador deve ser flexível com possíveis ausências neste período, inclusive incentivando o colaborador a priorizar sua saúde.

    7. Promova a saúde e o bem-estar

    Por fim, é necessário falar sobre a saúde e o bem-estar dos colaboradores. Criar campanhas específicas, além de abordar questões da covid de maneira interna, são formas de esclarecer os colaboradores sobre temas que são importantes para a sua vida.

    Atualmente, ainda há muita desinformação a respeito das vacinas contra a covid. As empresas podem implementar campanhas para esclarecer dúvidas dos colaboradores e incentivar a imunização. Afinal, o Brasil só sairá da crise sanitária com a colaboração de todos nesse sentido.

    Sobre a Clima Comunicação

    A Clima é um empresa especializada em comunicação interna e em endomarketing. Há 9 anos no mercado, ela tem revolucionado a comunicação de empresas de diferentes portes e segmentos com seus colaboradores.

    Assim como todas empresas do mundo, a Clima também precisou se adaptar à nova realidade imposta pela pandemia. Por isso, as ações criadas a partir de 2020 levaram em consideração as condições originadas pelo distanciamento social e pela incerteza dos tempos atuais.

    Por isso, ao confiar sua comunicação interna à Clima, você terá a certeza de ter uma atenção especial e profissional para seus comunicados. Que tal marcar um horário com nossos representantes para conhecer mais sobre nossos serviços e entender como podemos criar uma parceria de sucesso?

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