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Comunicação interna: a importância de falar da saúde e do bem-estar dos colaboradores

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    Em 2020, a pandemia da covid-19 colocou em evidência dois fatores extremamente importantes: a saúde e o bem-estar dos colaboradores. Os riscos de contaminação pelo coronavírus, as incertezas quanto ao futuro dentro e fora da empresa, a ansiedade e diversos outros fatores mexeram com a saúde física e mental das pessoas.

    Os especialistas são unânimes ao dizer que o bem-estar dos colaboradores não podem ser ignorados em 2021. Mais do que nunca, será preciso criar ações que tenham impacto positivo entre os funcionários, minimizando os efeitos do período em que vivemos. Além disso, será preciso priorizar os trabalhadores da linha de frente, que são os mais afetados pela pandemia. 

    Nesse contexto, é preciso compreender o que é o employee wellbeing. Trata-se de um conceito que vinha crescendo mesmo antes de 2020, mas que ganhou os holofotes por conta da pandemia.

    O que é o employee wellbeing?

    O conceito de employee welbeing tem a ver com a segurança sentida pelo colaborador dentro das empresas. Traduzido do inglês como o “bem-estar do funcionário”, o termo é uma referência à saúde e à segurança dentro dos postos de trabalho, sendo uma questão bastante ampla.

    Hoje em dia, vários fatores criados pelo empregador podem influenciar o bem-estar do funcionário. Ele tem domínio e controle de suas funções? As horas de descanso são o suficiente? Há treinamentos apropriados para tarefas específicas? Há clareza quanto às responsabilidades? Tudo isso e muito mais podem determinar o rendimento dos seus colaboradores.

    As ações dos empregadores também podem influenciar o bem-estar e a saúde dos colaboradores fora do ambiente de trabalho. Campanhas de incentivo às bicicletas ou de combate ao fumo, por exemplo, trazem benefícios que vão além do bem-estar dentro da corporação.

    Ou seja, é fundamental que os comunicadores internos desenvolvam abordagens holísticas para abordar questões de saúde e bem-estar dos colaboradores. É preciso levar em consideração uma série de fatores internos e externos da corporação para moldar um sentimento positivo dentro dos colaboradores.

    A importância do bem-estar dos colaboradores

    Mais do que nunca, o distanciamento social causado pelo avanço alarmante da covid-19 mostrou que cuidar da saúde e do bem-estar dos colaboradores é fundamental para o sucesso da empresa. Afinal, os funcionários são os principais ativos de qualquer organização e tratá-los bem traz uma série de benefícios para os dois lados dessa relação. Confira alguns:

    1. Reduz as faltas e os custos de saúde

    Já diz o ditado popular: é melhor prevenir do que remediar. E isso não poderia ser mais propício dentro das organizações, afinal, um trabalhador doente e afastado gera ônus ao empregador e pode impactar na produção e nos prazos. Uma pesquisa da Gallup mostrou que 63% dos funcionários que se sentem esgotados possuem maior probabilidade de apresentar um atestado médico para se ausentar e até 2,6 vezes mais chance de procurar outro emprego.

    A pesquisa Saúde e Bem-estar no Trabalho, feita pelo CIPD, em 2020, mostra que em plena pandemia houve um aumento de 37% nas ausências causadas pela síndrome de burnout, que fala do esgotamento no trabalho, enquanto 89% dos funcionários assumiram que se sentiram mal pelo menos uma vez em horário de trabalho. 

    Por isso, cada vez mais empresas têm adotado programas de bem-estar dentro e fora das corporações. O investimento nesses programas acaba se tornando mais econômico para os gestores, afinal, trabalhar em boas condições de saúde física e mental, bem como de segurança, é fundamental para a maioria dos colaboradores.

    2. Aumenta o engajamento e a produtividade dos colaboradores

    Uma pesquisa da Semos Cloud mostrou que 85% das empresas acreditam que os programas em prol do bem-estar dos colaboradores são fundamentais para aumentar o engajamento

    Portanto, cabe aos comunicadores internos trabalharem suas ações também tendo isso em mente. Junto com programas de feedback e ações de reconhecimento dos colaboradores, as ações de saúde e bem-estar são fundamentais para garantir que os funcionários se sintam valorizados.

    E engajamento alto significa produtividade alta. Ou seja, os gestores têm retorno em curto e médio prazo ao investir em uma comunicação que pratique a empatia e coloque o bem-estar dos colaboradores em primeiro lugar.

    3. Reforça a marca e atrai talentos 

    Hoje em dia, os candidatos mais qualificados estão se tornando mais seletivos na hora de escolher a empresa para qual vão se candidatar. Por isso, o relatório anual da Optum sobre saúde e bem-estar no ambiente de trabalho mostra que 78% dos empregadores que possuem programas de bem-estar dos colaboradores também estão de olho na visibilidade de sua marca para reter e atrair os melhores talentos do mercado.

    Em um momento em que o turnover é um das principais preocupações das empresas, ações que diminuam a alta rotatividade precisam ser implementadas com urgência. E aquelas que tenham o bem-estar dos colaboradores como foco também se tornam reforçadores da marca, visto que seus funcionários são os primeiros porta-vozes.

    Dicas para melhorar o bem-estar dos colaboradores

    Os gestores e os comunicadores internos possuem uma extensa variedade de ações que podem ajudar na melhoria do bem-estar dos funcionários. Entretanto, todas elas precisam levar em consideração um alguns fatores, como os elencados abaixo:

    1. Crie comunicação visíveis e eficazes a respeito de saúde

    Os comunicadores internos possuem o desafio de criar ações de saúde que sejam compreensíveis e de fácil acesso por todos os colaboradores. Esse tipo de comunicação é essencial para elevar a moral da equipe, afinal, os funcionários buscam clareza nas ações.

    Uma pesquisa da Accountemps mostrou que problemas de comunicação impactam negativamente na baixa moral e no engajamento dos colaboradores. Abordagens simples e claras, como um artigo de perguntas e respostas, podem ajudar na compreensão imediata das mensagens. 

    Nesse sentido, os comunicadores internos podem usar os valores, os objetivos e a missão da empresa na hora de definir as ações de saúde. Assim, esses pontos importantes são ressaltados como cultura organizacional e passam a ser entrelaçados com o bem-estar dos colaboradores.

    2. Adote políticas de bem-estar do funcionário

    O Relatório Bem-Estar 2013, da Society for Human Resource Management (SHRM), mostrou que 75% das empresas de alto desempenho possuem indicadores de acompanhamento da saúde e do bem-estar dos colaboradores dentro das estratégias de gerenciamento de risco.

    Essas políticas são fundamentais para manter a moral dos funcionários elevada. Ou seja, sua adoção como prioridade pelos gestores pode trazer resultados significativos dentro das empresas. Criar espaços de descanso durante a jornada de trabalho, por exemplo, pode interferir positivamente na produtividade e no bem-estar dos colaboradores.

    Até mesmo ações mais simples, como mensagens positivas diárias, têm grande impacto dentro da organização. Por isso, invista em variar suas mensagens e também os meios de transmissão, a fim de garantir uma variedade de maneiras de o colaborador consumir o seu conteúdo.

    3. Crie espaço para os colaboradores falarem

    Recentemente, falamos aqui no blog sobre as tendências da comunicação interna para 2021 e ressaltamos a mudança na hierarquia da comunicação. Cada vez mais, está em desuso a comunicação vertical, ou seja, aquela em que os gestores tomam as decisões e apenas informam os colaboradores.

    No novo modelo, gestores e colaboradores precisam ter a mesma voz. A comunicação precisa ser horizontal, criando espaços para que os funcionários falem o que estão sentindo. E incentivar a expressão de medos e preocupações relacionadas a saúde e bem-estar é uma das tarefas da comunicação interna.

    Pesquisas anônimas, por exemplo, podem ajudar na hora de o colaborador se sentir seguro psicologicamente para expor suas angústias. Porém, também é possível criar grupos de apoio, agendar reuniões com líderes da empresa e incentivar a troca de experiências entre as pessoas de cada equipe.

    Outra ação importante é possuir um canal de conduta. Dessa forma, o colaborador pode abrir um chamado para falar sobre alguma situação considerada abusiva ou constrangedora. Situações que infrinjam o código de ética da empresa ou até mesmo alguma lei vigente devem ser tratadas com prioridade.

    4. Crie programas de recompensa

    Hoje em dia, os colaboradores querem se sentir valorizados pela empresa. Isso tem impacto direto na sua moral e no seu senso de pertencimento. Por isso, crie campanhas de recompensas, que podem ser desde financeiras, como bônus ou promoção, bem como outros benefícios, como brindes, folgas e cursos de aprimoramento.

    Também é possível colocar os colaboradores em evidência dentro das campanhas de comunicação interna. Em 2020, as histórias de vida e a importância dos colaboradores para a companhia ganharam destaque nas ações mundo afora – principalmente quando focaram nos trabalhadores da linha de frente de combate à covid.

    E não se esqueça, é claro, de comemorar vitórias dos colaboradores, tanto profissionais quanto pessoais, como aniversários ou nascimento de filhos. A hiper personalização da comunicação é outra tendência da comunicação interna, já que cada colaborador terá seu momento de destaque.

    ***

    Portanto, o bem-estar dos colaboradores passou a ser uma urgência dentro das empresas, cabendo à comunicação interna e aos recursos humanos garantirem que isso se torne parte do clima organizacional. 

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