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3 lições aprendidas pela comunicação interna durante a pandemia

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    É inegável: os dois últimos anos foram de extremo aprendizado para as empresas. A pandemia de Covid-19 criou situações inesperadas em todo o mundo, mas o saldo final pode servir de aprendizado para diversas situações. A comunicação corporativa é uma das que mais sentiu a necessidade de se adaptar aos novos formatos de trabalho. 

    Se antes muitos gestores torciam o nariz para o home office, ele se tornou essencial para diminuir as aglomerações. Na maioria das vezes, o trabalho remoto acabou funcionando muito melhor do que se espera, por isso ele deverá ser uma tendência para os próximos anos.

    Mas não só isso: a pandemia mudou nosso jeito de pensar e de viver em sociedade. As prioridades mudaram, e as empresas que não se adaptarem a isso podem ver uma debandada de seus melhores profissionais. Afinal, estamos na era da valorização da experiência do colaborador. Como isso acontece na sua empresa?

    Pensando nisso, a gente se fez uma pergunta: o que de mais valioso aprendemos vivenciando a comunicação interna com nossos clientes? O que foi mais importante para as empresas neste ano? E para os colaboradores? Seguem 3 percepções da Clima sobre o assunto:

    1. Flexibilidade e confiança caminham juntas

    Durante a pandemia, a confiança foi imposta aos gestores. Por conta do home office, eles tiveram que confiar em seus colaboradores para que as atividades fossem realizadas. Aquele controle mais rígido não pôde ser exercido e deve, cada vez mais, ser algo do passado.

    A partir de agora, as empresas devem confiar mais na autonomia de seus funcionários. Além disso, para valorizar o bem-estar dos colaboradores, elas devem adotar uma flexibilidade maior. Isso significa, por exemplo, adotar dias de trabalho remoto ou deixar que o empregado escolha os dias que quer ir presencialmente. Atitudes como essa vão valorizar o empregado, que vai se sentir reconhecido dentro da empresa.

    2. Empatia é fundamental

    A pandemia isolou as pessoas em casa. Mesmo assim, o calor humano pôde ser sentido de diversas maneiras. Instintivamente, começamos a sentir as dores dos outros. E também passamos a acolher mais os problemas dos outros. Esse tipo de atitude será fundamental em 2022, principalmente entre as empresas que forem abandonar o trabalho remoto.

    Afinal, com o retorno dos profissionais aos escritórios, será preciso praticar o acolhimento. Ações de interação entre os colaboradores podem ajudar a quebrar o gelo, principalmente nas primeiras semanas do retorno ao trabalho. Também será preciso estimular a escutar ativa e compreender as necessidades dos colaboradores.

    3. O bem-estar em primeiro lugar

    Outro tópico importante para 2022 será o bem-estar. Cada vez mais, os profissionais estão priorizando empresas nas quais eles se sintam bem trabalhando. Claro que a remuneração ainda pesa bastante, mas outros benefícios focados na saúde física e mental e no bem-estar geral do colaborador acabam tendo um peso maior na balança.

    Por isso, desenvolva ações que priorizem o bem-estar individual e coletivo dentro da sua empresa. Isso pode ser feito através de ginástica laboral, acompanhamento psicológico, programa de Gympass e muito mais. Afinal, as pessoas precisam se sentir bem para produzirem melhor.

    Sobre a Clima Comunicação

    A Clima é uma empresa especializada em Comunicação Corporativa e Employee Experience. Dessa maneira, atendemos todas as demandas necessárias para sua empresa reforçar a cultura interna e as comunicações com os colaboradores. Além disso, entendemos que a verdade e a transparência são fundamentais para todos os negócios, colocando essas características como fundamentais em nosso processo. Que tal descobrir o que podemos fazer por você? Entre em contato conosco!

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