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Em 2021, troque a improvisação pelo planejamento

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    Muita gente está querendo esquecer o ano passado. Além de toda a crise sanitária causada pela pandemia, a consequente crise econômica afetou empresas em todo o mundo. Só nos 6 primeiros meses de 2020, mais de 716 mil empresas fecharam no Brasil, principalmente os micro e pequenos negócios. Para evitar isso, é importante que 2021 seja o ano do planejamento, não mais da improvisação.

    A pandemia também forçou uma remodelação no planejamento dos líderes. Se o ano começou com metas arrojadas, em março tudo foi por água abaixo. O planejamento deu lugar ao improviso, que ajudou a quebrar um galho nos momentos difíceis, mas que está longe do ideal.

    E enfim chegamos a 2021, que começou com um aumento exponencial no número de casos de covid-19, mas também com a esperança da vacina. Entretanto, a imunização deve levar vários anos para se tornar efetiva contra o coronavírus, obrigando a população e as empresas a continuarem as medidas protetivas iniciadas no ano passado.

    O papel da comunicação interna em 2021

    A comunicação interna tem cada vez mais sido vista como fundamental para o sucesso dos negócios. Entretanto, muitas vezes apenas os próprios comunicadores enxergam esse potencial, necessitando reafirmar sua posição dentro das organizações. 

    Com a pandemia ainda em alta, cabe à comunicação interna aproximar gestores e colaboradores sob os mesmos propósitos. “A pandemia do coronavírus tornou o compartilhamento de informações com uma força de trabalho repentinamente remota, incerta e temerosa uma questão de sobrevivência empresarial”, analisa Robert Grover, bacharel em escrita criativa e especialista em questões empresariais.

    Grover explica que a digitalização do trabalho e sua consequente agilidade não devem ser vistas como um objetivo a ser conquistado a longo prazo. Segundo ele, isso se tornou uma necessidade imediata, principalmente por conta das mudanças que podem acontecer a qualquer momento.

    Estratégia x Planejamento

    Toda boa comunicação interna começa com uma estratégia e termina com a análise do resultado. No meio do caminho, estão as outras variáveis: conteúdo, canais, timing, métricas e audiência. Para começo de conversa, é preciso compreender o que é a estratégia.

    “Em termos corporativos, quando falamos sobre estratégia, estamos falando com executivos que têm uma ideia específica do que é uma estratégia. Se você não fala a mesma língua da equipe de liderança, não será capaz de comunicar o que está fazendo e obter apoio para seus esforços”, analisa Carla Lynn, do IC Thrive.

    Lynn explica que é na estratégia que devem ser definidos as prioridades, os objetivos, as partes interessadas e os resultados esperados. Isso é diferente do planejamento, que inclui as metas, as mensagens, as táticas e a linha do tempo das ações a serem tomadas.

    Explicamos em outro post sobre as tendências da comunicação interna para 2021. Elas devem estar no centro das tomadas de decisão dos comunicadores internos e dos gestores. Neste ano, o bem-estar dos colaboradores, a sustentabilidade, o trabalho remoto e a diversidade serão alguns dos norteadores a serem seguidos.

    A comunicação interna em 2021 precisa praticar o planejamento estratégico

    A questão do home office

    Já falamos por aqui que o trabalho remoto deve se tornar o “novo normal” mesmo após o fim da pandemia. Esse foi um dos maiores desafios das empresas no ano passado, principalmente pela necessidade de se adaptar a essa realidade sem um planejamento estratégico para isso.

    Com a continuidade da pandemia, o trabalho remoto continua muito comum em várias empresas. Por isso, a comunicação interna já pode pensar em estratégias de aproximação dos colaboradores e gestores sem que isso seja feito sem um conhecimento prévio. É importante colocar em prática o aprendizado adquirido em 2020, mas agora com foco em resultados e não apenas em adaptação.

    A Gartner estima que até 82% dos líderes planejam manter funcionários em home office após a pandemia, principalmente aquelas companhias que não trabalham diretamente com o público. “Para melhor ou pior, a fronteira entre casa e trabalho ficará cada vez mais tênue”, analisa Grover. 

    Para as empresas, essa é uma ótima oportunidade para contratar profissionais qualificados que não moram próximos da companhia. Porém, para a comunicação interna isso acaba se tornando um desafio justamente por conta das barreiras geográficas. Ou seja, a transformação digital deve entrar em ação para diminuir essas distâncias e aproximar os colaboradores.

    Foco nos colaboradores, mas se aproximando dos líderes

    O principal papel da comunicação interna não mudou: continua sendo o engajamento dos funcionários junto às estratégias da organização. Entretanto, os novos desafios pedem uma remodelação do modelo de atuação dos comunicadores. O trabalho remoto pode dificultar o engajamento e a retenção de bons profissionais, necessitando ações mais incisivas por parte dos gestores.

    Os profissionais de comunicação devem atuar tanto se aproximando dos colaboradores quanto dos líderes. Essa aproximação com a liderança é fundamental para conseguir orçamentos necessários para tomadas de decisões dentro da comunicação interna. “Sua equipe de liderança é o público que você precisa conquistar. Quanto mais você souber sobre os desafios e a visão dos gestores, maior será a probabilidade de conseguir o que você pretende”, explica Emily Stanislaus, comunicadora do Bananatag.

    Ou seja, é fundamental que você tenha dados e estatísticas na hora de falar com a gerência. Traçar um planejamento estratégico robusto traz uma maior garantia de conseguir as ferramentas necessárias para transformar os planos em ação. Além disso, é fundamental entregar relatórios de resultados para mostrar que os esforços estão valendo a pena.

    ***

    O ano de 2021 promete ser o da retomada econômica. Isso envolve uma série de fatores, e a comunicação interna deverá estar em praticamente todos os processos. Traçar estratégias será fundamental para a sobrevivência das empresas, por isso comece agora mesmo a investir nessa área.

    Caso seja necessário, é possível terceirizar o serviço através da contratação de agências especializadas em comunicação interna. Nesse sentido, a Clima Comunicação está desde 2012 gerando resultados positivos a seus clientes e amigos. Como todos, também precisamos nos adaptar à nova realidade apresentada no ano passado e conseguimos resultados expressivos mesmo com os desafios inéditos que foram impostos. Por isso, que tal conversar com a gente para buscarmos as melhores soluções para o seu negócio?

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