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Como planejar treinamentos organizacionais?

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    Há uma série de motivos pelos quais vale a pena investir em treinamentos organizacionais, como o fato deles melhorarem o clima da empresa como um todo, aumentarem a produtividade da equipe, gerarem engajamento, incentivarem a inovação, reduzirem o índice de rotatividade, entre tantos outros.

    O fato é que, ao realizar investimentos nos principais ativos que a empresa tem, isto é, seus colaboradores, a empresa passa a contar com uma equipe muito mais confiante e proativa. Sem mencionar o quanto a sensação de pertencimento contribui para o comprometimento com os resultados do negócio.

    Dito isso, preparamos este conteúdo para que você conheça as melhores práticas para organizar treinamentos organizacionais e aprimorar as habilidades e conhecimentos do seu time de profissionais. Continue a leitura para saber mais sobre o assunto!

    Entenda as necessidades da empresa

    Para conhecer o perfil do grupo de colaboradores que receberá os treinamentos organizacionais, é preciso que os gestores façam levantamentos minuciosos a respeito das carências profissionais e necessidades de aprendizado de cada membro que integra a equipe da empresa.

    É fundamental que nessa etapa as opiniões dos colaboradores e dos gestores sejam consideradas, por meio de questionários e reuniões, assim como as falhas da organização e os pontos que necessitam de melhorias.

    Avaliações de desempenho e pesquisas de clima organizacional também podem gerar dados úteis para compreender as necessidades da empresa e ampliar a perspectiva geral do negócio. O que ajudará a propor treinamentos mais acertados e focados nos resultados.

    Compreenda o perfil dos colaboradores

    Se na etapa anterior você levantou as informações sobre o público dos treinamentos organizacionais de forma mais superficial, agora é o momento de definir com mais clareza a quem realmente os investimentos de tempo e recursos para aprimoramento profissional serão destinados.

    Quem são as pessoas que serão treinadas? Futuros líderes, diretores, figuras estratégias dentro da corporação? Quais são seus objetivos profissionais, interesses e atividades que realizam na organização? Questionamentos como esses ajudarão a definir outros aspectos cruciais, como os temas, os tipos de treinamento, os assuntos, a linguagem e a abordagem utilizada, a fim de garantir a segmentação e a eficiência.

    Planeje os processos e técnicas

    Agora é a hora de planejar os procedimentos e técnicas mais adequados para oferecer os treinamentos organizacionais.

    O ponto mais relevante dessa etapa é compreender quais são as melhores formas de transmitir o conhecimento e aprimorar as habilidades, conforme as determinações das etapas anteriores.

    É no planejamento que toda a estrutura dos processos do treinamento devem ser pensadas, assim como o que será ensinado, de qual forma e a importância de tais informações. Até mesmo onde o treinamento será aplicado e os valores investidos precisam ser definidos. Por isso, esse é o momento de levantar todos os pontos estratégicos e colocá-los no papel, ou seja, montar o alicerce do processo.

    Jamais ignore o formato e a metodologia que deverão ser usados nos treinamentos organizacionais, pois são aspectos que influenciarão nos resultados.

    Além disso, cheque qual são os tipos de treinamento mais viáveis a serem oferecidos, isto é, presenciais ou à distância. Visto que o trabalho remoto ganha bastante visibilidade e pode reduzir custos operacionais para o negócio sem sacrificar a produtividade.

    Defina os objetivos dos treinamentos organizacionais

    Se você já tem as necessidades da empresa definidas, o perfil de quem receberá o conhecimento e um planejamento bem estruturado, esse é o momento de estabelecer o que se espera com tais investimentos, ou seja: os objetivos que a organização pretende alcançar com os treinamentos. É crucial que eles sejam definidos a partir das necessidades e falhas da equipe, além de terem focos bem especificados. Assim, ao fim do processo, os resultados podem ser mensurados por meio de métricas claras.

    Por exemplo, se a intenção do treinamento é reduzir o índice de retrabalho dos profissionais em uma determinada responsabilidade na empresa, é preciso que isso seja informado com objetividade, como: minimizar em 50% o retrabalho do time X, nas atividades Y, em três meses.

    Lembre-se de que uma comunicação transparente e que vá direto ao ponto é a chave do sucesso de qualquer empresa com perspectiva de inovação. Seus colaboradores precisam compreender com clareza quais são as expectativas que a organização tem deles.

    Conheça os diferentes tipos de treinamentos

    Há uma grande variedade de tipos de treinamentos organizacionais que a empresa pode investir. Cada um tem focos e objetivos diferentes, inclusive voltados para alcançar resultados específicos do negócio. Entre as inúmeras alternativas disponíveis no mercado, podemos citar:

    • presencial com instrutor
    • orientação para novos funcionários
    • onboarding
    • desenvolvimento de habilidades técnicas
    • desenvolvimento de soft skills
    • treinamentos obrigatórios — uso de EPIs, normas de segurança do trabalho etc
    • mentoria e coaching
    • à distância.

    Entre muitas outras opções, que devem ser analisadas conforme o que a empresa espera alcançar com seus investimentos nos recursos humanos do negócio.

    Escolha os temas

    Com objetivos claramente definidos, é possível saber onde a empresa deseja chegar com a aplicação dos treinamentos. Partindo do pressuposto de que todas as etapas anteriores foram cumpridas, agora é o momento de você definir os temas que serão abordados.

    É muito importante que os temas sejam atrativos e despertem o interesse dos colaboradores. Afinal, por mais que os treinamentos sejam aplicados para o desenvolvimento da carreira de cada membro da equipe, o processo se torna muito mais produtivo quando o desejo parte de ambas as partes.

    Um exemplo de tema interessante é: “como melhorar os procedimentos X com muito mais eficiência e precisão”. A partir do tema definido, você pode desenvolver uma série de subcategorias relacionadas, como: “as X melhores práticas para executar as tarefas Y e Z” ou “quais são as causas de retrabalho nas atividades A e B”. Desse modo, todos os objetivos podem ser compreendidos de forma didática e lógica, o que aumenta as chances de que sejam alcançados por completo.

    Como você pôde contemplar neste artigo, treinamentos organizacionais são indispensáveis em qualquer empresa que pretenda se manter competitiva em um mercado tão concorrido como o atual. Além disso, vale ressaltar que a comunicação interna é fundamental em cada etapa que foi citada no decorrer do artigo, pois garante a eficiência e ajuda a alcançar os resultados almejados com esses investimentos.

    Agora que você já conhece as melhores práticas sobre como organizar treinamentos organizacionais, aproveite para conferir também o nosso post sobre as 8 melhores dicas para ter uma comunicação assertiva na empresa!

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