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Construa uma excelente cultura de comunicação em sua empresa

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    A cultura organizacional da empresa deve ser bem definida e compreendida por todos os colaboradores para que os objetivos sejam alcançados. Nesse sentido, cultura deve ser encarado como o conjunto de princípios, valores e práticas que norteiam as ações da companhia. Assim, a comunicação deve ser um dos alicerces da cultura organizacional.

    Afinal, a comunicação é parte fundamental do trabalho. Ou seja, sem ela é impossível atingir as metas traçadas e ter uma boa dinâmica entre os colaboradores. Por tamanha importância, a comunicação deve ser forte, transparente e positiva, a fim de reforçar os valores defendidos pela companhia.

    Uma pesquisa feita pela revista britânica The Economist revelou que 44% dos entrevistados creditam atrasos na entrega ou na conclusão de projetos a falhas de comunicação. Para 18%, as falhas causaram perda de vendas. Além de gerar estresse em 53% e desânimo de trabalhar em 31%.

    Vantagens de ter a comunicação na cultura organizacional

    1. Melhor percepção dos líderes

    Com uma boa comunicação organizacional, os líderes vão compreender plenamente suas equipes. Isso contribui na hora de contratar novos colaboradores que vão compartilhar os mesmos propósitos e ter mais afinidades com os atuais membros do time. 

    2. Troca de ideias mais efetiva

    Quando a comunicação funciona, a troca de informações entre os colaboradores e as equipes é mais constante. Dessa maneira, podem surgir novas ideias para atender uma demanda de quem menos se espera. Inclusive, a comunicação deve ser estimulada tanto horizontalmente, entre colegas de equipes, quanto verticalmente, entre funcionários e superiores.

    3. O alinhamento de valores é mais firme

    Uma boa cultura de comunicação permite que os valores e os propósitos sejam partilhados. Assim, é mais fácil identificar quem está agregando ou quem pode estar atrapalhando os resultados. Quando mais pessoas estiverem trabalhando com os mesmo objetivos, melhor será para a empresa.

    4. A criatividade aumenta

    A troca de informações entre os colaboradores permite um exercício maior da criatividade. Assim, soluções inovadoras podem colocar sua empresa em lugar de destaque no mercado. Afinal, boas ideias podem ser transformadoras e atrair outros talentos que queiram contribuir com o seu negócio.

    5. Elevação da moral de equipe.

    Toda empresa gosta de ter funcionários que vestem a camisa. Quando a comunicação faz parte da cultura organizacional, o clima positivo permite que a moral dos colaboradores seja mais saudável e elevada. Isso contribui no ritmo de trabalho e na satisfação de exercer as funções delegadas.

    Como melhorar a comunicação dentro das empresas?

    Nem sempre a comunicação está dentro das empresas de maneira positiva. A famosa rádio peão, por exemplo, pode gerar intrigas e fofocas que atrapalham o andamento das atividades. Para evitar isso, é necessário estimular uma comunicação saudável e positiva. Assim, a empresa pode utilizar de diversos recursos para que isso aconteça. Por exemplo:

    1. Organize reuniões de metas

    A gente sabe que muitas empresas marcam reuniões em cima de reuniões, mas isso nem sempre é uma tática muito efetiva. Porém, é importante manter um encontro período para traçar metas e compreender em que estágio está cada demanda. Isso pode ser feito semanalmente, quinzenalmente ou mensalmente – mais espaçado do que isso pode comprometer a efetividade da reunião.

    2. Organize confraternizações 

    Os encontros fora da empresa podem ser excelentes para conhecer melhor os funcionários e trocar experiências além das rotinas de trabalho. Assim, viagens, workshops, palestras, cinema, shows ou outras atividades podem ser oportunidades para essa aproximação dos colaboradores.

    3. Realize pesquisa de clima organizacional

    A pesquisa de clima organizacional é uma das principais atribuições da comunicação interna. Afinal, ela pode apontar os pontos positivos e os que necessitam de uma atenção redobrada por parte dos gestores. Além da eficácia da comunicação, a pesquisa de clima também pode apontar uma série de caminhos que a empresa pode traçar.

    4. Implemente programas de feedback

    O feedback é uma excelente ferramenta que as empresas possuem para compreender o colaborador e orientar suas tarefas. Isso é feito preferencialmente com encontros individuais entre os colaboradores e seus superiores, a fim de apontar o que está funcionando e o que precisa ser melhorado. Lembre-se: essa deve ser uma conversa de mão dupla, já que as demandas dos colaboradores precisam ser ouvidas.

    5. Estabeleça um código de conduta 

    Toda empresa precisa ter um documento com os direitos e deveres de cada colaborador. É nele que estarão detalhadas a visão, a meta e os valores defendidos pela companhia. Assim, o estímulo à comunicação pode estar presente no DNA da empresa e ser transmitido a novos colaboradores já no momento da contratação.

    Sobre a Clima Comunicação

    A Clima é uma empresa especializada em comunicação interna e em endomarketing. Para nós, a comunicação é fundamental para o sucesso de qualquer empresa, por isso oferecemos serviços que ampliam a percepção da comunicação por parte dos colaboradores.

    As campanhas de comunicação criadas e as ações desenvolvidas são desenvolvidas com o máximo de cuidado para encantar e engajar os colaboradores. Assim, a gente estimula a boa comunicação através de criatividade e excelência em tudo o que fazemos.Ficou curioso? Confira alguns cases de sucesso e descubra o que podemos fazer por sua companhia!

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