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7 dicas para criar um ambiente com foco no colaborador

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    Você já deve ter sentido que boa parte de sua vida você passa trabalhando. Dessa maneira, escolher a profissão ideal para o seu perfil e uma empresa com um clima organizacional agradável são fundamentais para que isso se torne algo prazeroso. Por isso, cada vez mais empresas estão investindo em um ambiente de trabalho com foco no colaborador.

    Isso significa que o ser humano é colocado em primeiro plano nas decisões da empresa. E não apenas de maneira coletiva, mas também individualizada. Isto é, as necessidades de cada um são ouvidas e colocadas em prática. A empatia é um dos principais valores em empresas com o foco nos colaboradores, afinal, esse sentimento ajuda a entendermos as dores e as necessidades do outro.

    Para a sua empresa também colher os frutos de cativar colaboradores, a Clima separou algumas dicas que podem ser implementadas na rotina e que farão a diferença em diversas métricas, como engajamento, rentabilidade, turnover e muito mais. Confira!

    Dicas para criar um ambiente de trabalho com foco no colaborador

    1. Tenha horários flexíveis

    De acordo com uma pesquisa da Salesforce, 64% dos trabalhadores gostariam de trabalhar com horários mais flexíveis. Isso permite uma melhor administração do tempo dedicado ao trabalho e aos afazeres domésticos, com o próprio colaborador administrando sua rotina. Com o trabalho remoto sendo cada vez mais comum por conta da pandemia, a flexibilização acaba sendo necessária.

    Além disso, a oportunidade de flexibilizar o horário é uma demonstração de confiança. Dessa maneira, o colaborador se sente mais respeitado dentro da empresa e, consequentemente, pode entregar melhores resultados. Só é preciso alinhar as rotinas de reuniões para que todos possam estar presentes.

    2. Reconheça as conquistas

    Os colaboradores vão se sentir mais motivados em ambientes nos quais o reconhecimento é feito constantemente. Desde pequenas contribuições até grandes vitórias merecem ser comemoradas pelas equipes e aplaudidas pelos gestores. Entretanto, cuidado com o elogio em excesso, já que ele pode acabar perdendo o valor. Ou seja, reconheça aquilo que merece destaque. Também é preciso tomar cuidado para não criar um clima de rivalidade dentro da companhia.

    A melhor maneira de implementar o reconhecimento é através do feedback. Incluir reuniões periódicas para “discutir a relação” é uma forma de constantemente ouvir as demandas dos colaboradores, além de apontar seus acertos e os pontos a serem aprimorados. 

    3. Valorize a saúde e o bem-estar

    Um ambiente estressante pode levar o colaborador ao limite. A síndrome de burnout é uma das que mais tem crescido dentro das organizações nos últimos anos e causa prejuízos tanto ao colaborador quanto à empresa. Por isso, o ideal é criar um clima organizacional que seja focado na saúde e no bem-estar de todos.

    Isso pode ser feito de diferentes formas, como ginástica laboral periódica, oferecimento de Gympass, palestras educacionais, entre outras. Um ambiente mais leve gera maior produtividade e engajamento por parte dos colaboradores.

    4. Crie metas de equipe

    O reconhecimento individual é importante para os colaboradores, mas a empresa não deve se esquecer de que a maioria das tarefas é em equipe. Dessa maneira, é importante definir metas para as equipes buscarem juntas, mostrando que o desempenho de cada colaborador é importante para o resultado final.

    O trabalho em equipe valoriza ações de cooperação e compartilhamento de conhecimento. Além disso, quando o trabalho é feito dessa maneira, os colaboradores se sentem mais à vontade para pedir ajuda ou dar sugestões. E mesmo o trabalho remoto pode ser feito em equipe, por isso não se esqueça de quem está trabalhando sozinho em casa.

    5. Invista na ambientação

    Cada vez mais, o modelo de escritório antigo, com todo mundo em suas salinhas, está desaparecendo. Os ambientes de trabalho mais modernos incluem espaços amplos e grandes mesas compartilhadas. Dessa maneira, as equipes se tornam mais próximas e fica mais fácil compreender o trabalho de cada um para o processo final.

    É importante que o escritório também contenha uma sala mais reservada para colaboradores que procurem um pouco de silêncio, além de salas de reuniões para propósitos específicos. Em outro artigo aqui no blog, detalhamos como a ambientação pode ser uma ferramenta fundamental à comunicação interna – confira aqui.

    6. Forneça oportunidades de desenvolvimento

    O conhecimento está em constante evolução, por isso é importante que todos se mantenham atualizados em suas funções. Assim, a empresa pode oferecer oportunidades de cursos, palestras, workshops, mestrados, pós-graduações e demais atividades que promovam o aprendizado de seus colaboradores.

    Além de isso mostrar uma preocupação com o próprio colaborador, esse é um investimento que acaba retornando para a própria empresa. Afinal, o conhecimento recém-adquirido poderá ser implementado imediatamente dentro da rotina do trabalhador.

    7. Ofereça comodidades caseiras

    Uma tendência que tem crescido entre organizações mais jovens é a de facilitar a vida do colaborador e trazer o conforto de casa para dentro do escritório. Como as pessoas passam grande parte do tempo dentro da firma, oferecer algumas comodidades pode ser a chave do sucesso.

    Algumas empresas oferecem serviços de lavanderia, na qual uma terceirizada retira as roupas e as entrega ainda no mesmo dia. Outra possibilidade é ter uma cozinha mais estruturada ou fornecer refeições/petiscos de maior qualidade. E que tal uma manicure semanal para as funcionárias? Atitudes como essas fazem com que os colaboradores permaneçam mais tempo no escritório e não precisem se preocupar com questões que tomariam o seu tempo fora da empresa.

    Sobre a Clima Comunicação

    A comunicação interna por si só já tem foco no colaborador, por isso ela é a principal aliada das empresas para construir um clima organizacional com o mesmo propósito. Através de pesquisas de clima e da comunicação bidirecional, os líderes podem conhecer as principais demandas de seus colaboradores e, com isso, colocar em prática mudanças que serão benéficas a todos.

    A Clima Comunicação está há quase uma década revolucionando a comunicação interna de seus clientes. Confira, por exemplo, cases de sucesso que exploraram a diversidade, o trabalho dos pais, o voluntariado e o clima organizacional. Que tal ter o mesmo capricho e cuidado com os seus colaboradores? Entre em contato com a Clima e descubra o que podemos fazer para você!

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