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8 dicas ideais para ter uma comunicação assertiva na empresa

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    Uma comunicação assertiva na empresa é fundamental para diminuir falhas nos processos, mitigar erros e evitar ruídos. Para tanto, a mensagem deve ser transmitida de forma clara, a fim de colaborar para o bom entendimento de todos os envolvidos. Nesse cenário, é preciso somar esforços e estar atento para que a comunicação seja um agente de transformação positiva dentro da empresa, colaborando para uma maior produtividade, fator fundamental para diferenciar os negócios.

    A comunicação dentro da empresa é uma responsabilidade de todos, e tem no setor de comunicação e marketing um importante aliado para disseminar uma cultura de aprendizado e informação constante. Quer saber como ter uma comunicação assertiva dentro da empresa?

    Então, confira essas 8 dicas que separamos para você!

    O que é a comunicação assertiva e como funciona na prática?

    Podemos entender como comunicação assertiva a capacidade de dizer o que precisa ser dito de forma equilibrada, respeitando os envolvidos de maneira a sensibilizá-los com o ponto de vista apresentado.

    Nas empresas, a comunicação assertiva deve estar alinhada aos objetivos organizacionais, sendo expressa de forma honesta, clara e concisa, considerando o nível de consciência do público interno e as suas relações com o meio organizacional.

    Nesse cenário, uma comunicação assertiva é fundamental para o sucesso de uma organização. Contudo, se ignorada, tende a dificultar as relações, causando prejuízos para a execução dos processos e o alinhamento das demandas.

    Isso gera graves prejuízos para as companhias, como a perda de produtividade. Para solucionar essas questões, é preciso investir na conscientização dos públicos de relacionamento, entre eles, líderes, subordinados e alta gestão da empresa.

    Como criar uma comunicação mais assertiva para a empresa?

    Uma comunicação assertiva passa pela habilidade interpessoal dos profissionais envolvidos no ambiente empresarial. Apesar de o setor de comunicação e marketing ser um importante agente facilitador, são as pessoas as verdadeiras responsáveis por levar informações, ideias, bem como são elas que defendem pontos de vistas e propõem soluções.

    Se a sua empresa ainda não conta com profissionais com a habilidade de uma comunicação assertiva, veja como orientá-los com as dicas que separamos para você!

    1. Proponha treinamentos em comunicação

    O despertar da consciência de uma boa comunicação no ambiente organizacional é fundamental para conquistar o comprometimento das pessoas. Para isso, peça ajuda ao setor de RH e proponha treinamentos, começando pelas lideranças e depois desça para os demais níveis hierárquicos. Com todos alinhados, fica mais fácil buscar o comprometimento de todos na busca de uma boa comunicação assertiva, que é um processo diário.

    2. Avalie o estilo da comunicação

    A comunicação pode ser verbal e não verbal. Alinhá-la ao ambiente e a seus interlocutores é fundamental para alcançar os objetivos almejados. Além disso, é preciso adequar o discurso para que todos entendam a mensagem que se deseja passar. Por exemplo, o gestor financeiro não pode falar sobre métricas de finanças para a equipe de manutenção da mesma forma que fala com a equipe de contabilidade.

    Isso porque o nível de conhecimento e consciência a respeito dos dados são diferentes. Contudo, esse gestor pode adequar o discurso dando exemplos práticos à realidade de cada função, para que os funcionários sejam elucidados e, dessa forma, consigam alcançar os resultados almejados.

    3. Entenda o outro

    A empatia é um dos requisitos mais esperados pelas organizações, em especial pelas lideranças. Isso porque, quando o interlocutor se coloca no lugar do outro e entende o momento dele, fica mais fácil criar uma conexão, facilitando o discurso e a seleção das melhores palavras para sensibilizar os receptores das mensagens.

    No entanto, para alcançar esse nível de eficiência, é preciso dedicar tempo para ouvir as pessoas. Somente dessa forma será possível somar subsídios para se alcançar o patamar de empatia desejado, capaz de gerar confiança em seus interlocutores.

    4. Atente-se à fala

    É preciso garantir que as pessoas entendem o que o interlocutor deseja dizer. Muitas vezes, o excesso de confiança pode ser confundido com arrogância, e isso acaba por afastar as pessoas. Do contrário, a falta de confiança no que se fala, também pode prejudicar a eficiência da comunicação.

    Logo, é preciso prestar atenção no tom de voz, expressões faciais, gestos, palavras e também no ambiente e nos receptores das mensagens. Dessa forma, fica mais fácil garantir que a mensagem está realmente alinhada com o momento do outro e o discurso da empresa.

    5. Verifique o momento certo

    A falta de sensibilidade para perceber o momento do outro é uma falha que pode derrubar a comunicação da empresa. Por mais importante que seja o assunto, é fundamental avaliar o momento do receptor e verificar se aquele é realmente o lugar e o tempo certo para dizer o que precisa ser dito. Caso não seja a hora, é válido aguardar até que uma nova oportunidade surja, pois isso vai elevar as suas chances de sucesso na comunicação assertiva na empresa.

    6. Tenha embasamento

    Todos os profissionais devem evitar apoiar a comunicação em “achismos”. Logo, ao defender uma ideia ou propor um projeto, é recomendado preparar-se antes, fazendo pesquisas que embasem aquele ponto de vista. Isso contribui para engrandecer o projeto e ainda colabora para a sua imagem profissional, favorecendo também a sua comunicação com a equipe.

    7. Invista em autoconhecimento

    Quando o indivíduo investe no seu autoconhecimento, passa a perceber as suas limitações e também potencialidades. Se a comunicação na empresa é um desafio para você, por exemplo, ao conhecer os seus pontos fortes, você pode se apoiar neles para conduzir conversas, reuniões e até palestras.

    8. Tenha canais de comunicação oficial na empresa

    A comunicação nas empresas não é feita somente face a face. Os veículos de comunicação interna, como jornais, newsletters, redes sociais internas, revistas, murais, TV corporativa, e outros recursos, são fundamentais para embasar a comunicação da organização, colaborando para que elas cheguem a todos os colaboradores da forma correta.

    Entretanto, antes de sair por aí criando canais de comunicação na empresa, é importante ter certeza de que eles poderão ser atualizados periodicamente.

    Para isso, você pode contar com os serviços da Clima Comunicação, uma empresa focada em soluções eficientes para a comunicação com funcionários e endomarketing de empresas, com mais de 10 anos de experiência de mercado.

    Como vimos ao longo desta leitura, é possível conquistar uma comunicação assertiva nas empresas, e para isso você pode contar com essas dicas e também com uma empresa especializada, como a Clima Comunicação.

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