⯇ VOLTAR

7 dicas de segurança de dados para o trabalho remoto

Navegue por tópicos

    A pandemia mudou a forma como as pessoas trabalham. De uma hora para outra, o trabalho remoto se tornou a norma. Agora, com o retorno aos escritórios, o sistema híbrido tem sido adotado por diversas empresas. Por isso, é cada vez mais importante dar atenção à segurança cibernética e evitar os ataques virtuais. Afinal, os dados de suas empresas, de seus clientes e de seus consumidores são extremamente importantes e devem ser tratados com segurança.

    Essa não é uma tarefa apenas da equipe de tecnologia da informação. Afinal, todos os colaboradores podem tomar medidas preventivas para evitar o vazamento de informações ou o comprometimento de seu trabalho. Em 2021, o Brasil foi o segundo país com mais ciberataques do mundo, perdendo apenas para os Estados Unidos. Além disso, na América Latina, os ataques hackers aumentaram 704% durante a pandemia.

    Ou seja, é preciso assumir as rédeas do controle e implementar ações de segurança urgentemente. Também é preciso ficar atento às novas táticas dos criminosos para, dessa maneira, saber como proteger seus dados e sua empresa. Por isso, confira algumas dicas de segurança da informação:

    Dicas de segurança de dados para o home office

    1. Tenha uma política de segurança de dados

    Para começo de conversa, é preciso que a empresa estabeleça as diretrizes que vão definir sua política de segurança de dados. Ela deve ser elaborada por especialista na área e divulgada a todos os colaboradores, principalmente os que executam trabalho remoto.

    Esse documento deve ser claro e objetivo. Afinal, nem todos os trabalhadores em home office possuem o conhecimento técnico da área. Assim, quanto mais explicativo, melhor para a compreensão do material. O documento deve trazer a importância da segurança cibernética, os tipos de falhas mais conhecidas e as técnicas mais indicadas em cada caso.

    2. Utilize redes seguras de internet

    Trabalhar em espaços públicos, como cafés ou coworkings, pode ser bem interessante e produtivo. Porém, existe um risco mais de invasão ao utilizar esses Wi-Fis compartilhados. Por isso, o ideal é a empresa fornecer uma rede privada virtual (VPN). Com ela, o profissional faz o login na rede antes de usar o Wi-Fi, criptografando seus dados e dificultando a ação criminosa.

    Mesmo para trabalhadores em home office, a sugestão da VPN é válida. Afinal, dessa maneira a empresa consegue ver quem está conectado em sua rede. Isso garante uma proteção a mais dos dados. Se eles vazarem por conta da rede, isso provavelmente terá sido falha da empresa e não do colaborador.

    3. Utilize senhas fortes e autenticação em dois fatores

    Essa dica é clássica da segurança virtual, mas é sempre necessário reforçá-la. Invista em senhas com mais caracteres, misturando letras maiúsculas e minúsculas, além de números e símbolos. Dessa maneira, fica mais difícil para um hacker utilizar programas que quebram senhas.

    Também convém mudar para uma autenticação de dois fatores. Nesse modelo, além da solicitação da senha, o usuário deve incluir um PIN enviado para seu celular, pressionar sua digital ou responder uma pergunta secreta. Dessa maneira, é possível colocar uma camada a mais de proteção no acesso à rede da empresa.

    Ataques cibernéticos proliferaram durante a pandemia

    4. Utilize equipamentos da empresa

    Ao trabalhar em casa, é muito comum usar o computador pessoal para as tarefas profissionais. Afinal, você já está acostumado com o equipamento. Isso deve ser evitado ao máximo, já que pode colocar em risco tanto seus dados pessoais quanto os da empresa em que você trabalha.

    Vale destacar que os equipamentos corporativos costumam ter uma atualização mais constante de programas de segurança e antivírus. Porém, caso seja extremamente necessário utilizar seu próprio computador pessoal, converse com a empresa para que os mesmo padrões de segurança sejam implementados no aparelho.

    5. Fuja de ataques phishing

    Nesse tipo de ataque, o golpista envia um link para a pessoa clicar e abrir as portas de seu equipamento. Parece simples de evitar, não é mesmo? O problema é que os hackers estão cada vez mais audaciosos em suas ações. E-mails que parecem completamente verdadeiros podem ser grandes ameaças.

    E é nessa sofisticação que apostam os criminosos. Mesmo pessoas atentas a questões de segurança podem ser vítimas desse tipo de ataque. Por isso, o ideal é reforçar os cuidados e comunicar aos colaboradores as principais táticas usadas para enganá-los. 

    6. Faça treinamentos periódicos

    Questões de segurança virtual podem parecer maçantes para quem não está acostumado com os termos de tecnologia. Por isso, uma possibilidade é criar programas de treinamento para explicar questões mais específicas. Dessa maneira, os colaboradores podem ficar mais familiarizados com o assunto e tirar dúvidas sobre suas rotinas.

    Esse treinamento não precisa ser algo chato e cansativo. Técnicas da gamificação, como a que será citada abaixo, transformam o aprendizado em algo mais lúdico. Para assuntos mais complexos, essa é uma ferramenta que pode funcionar muito bem.

    7. Tenha sempre um backup

    Essa é outra dica fundamental da tecnologia da informação: sempre tenha uma cópia de seus dados. Implementar backups periódicos ou executá-los de tempos em tempos é uma maneira segura de garantir que suas informações não serão perdidas para sempre caso algum hacker consiga se infiltrar no seu sistema.

    Case Clima: Segurança da Informação para o Grupo Boticário

    Assim que a pandemia começou, em 2020, o Grupo Boticário colocou seus trabalhadores em home office. Para reforçar a necessidade da segurança da informação no ambiente remoto, a companhia contou com a Clima para desenvolver um processo de gamificação que apresentou os principais pontos de atenção.

    A estratégia de gamificação criou uma narrativa na qual o Dr. Botica, mascote do Grupo Boticário, digitalizava a fórmula da beleza, mas precisava enfrentar hackers dispostos a deixar o mundo menos bonito. Era preciso ajudar o personagem para que os segredos do Boticário não fossem vazados e destruídos. Dessa maneira, os colaboradores viraram verdadeiros heróis da informação e, é claro, da beleza!

    Ao todo, foram 3 jogos criados. Eles também foram compartilhados com os mais de 12 mil colaboradores do grupo. Isso gerou centenas de compartilhamentos espontâneos nas redes sociais dos colaboradores e aumentou o engajamento em torno de um assunto que deixa muita gente confusa. Confira o case completo aqui e um dos materiais da campanha abaixo:

    ***

    Sobre a Clima Comunicação

    A Clima acredita no poder transformador da cultura, seja no trabalho ou na vida das pessoas. Afinal, há uma década criando pontes entre empresas e seus colaboradores, materializamos Cultura Criativa em resultados por meio de ideias atrativas, relações confiáveis e estratégias consistentes. 

    Fazemos pesquisa, diagnóstico, planejamento, campanhas, comunicação, design e conteúdo, e eventos pensados para o novo jeito de trabalhar. Por isso, montamos um time de especialistas que já atendeu empresas de diferentes portes e segmentos. As campanhas desenvolvidas ajudaram a melhorar o engajamento, o bem-estar e a produtividade de inúmeros clientes. Confira alguns de nossos cases de sucesso e descubra o que podemos fazer por você! Ficou curioso? Marque uma conversa com a gente!

    Conheça nossos serviços

    Comunicação Interna

    Torne a comunicação com os seus colaboradores mais estratégica por...

    Saiba Mais

    Endomarketing

    Potencialize o impacto das suas ações de marketing interno.

    Saiba Mais

    Employer Branding

    Potencialize a sinergia dentro da sua organização por meio de...

    Saiba Mais

    Pesquisas e Mensuração

    Potencialize o impacto das suas ações de marketing interno.

    Saiba Mais

    Diagnósticos

    Potencialize a sinergia dentro da sua organização por meio de...

    Saiba Mais

    Employee Experience

    Crie, implemente e desenvolva uma incrível jornada para seus colaboradores...

    Saiba Mais

    Por dentro da nossa cultura

    Aqui, a comunicação é só uma parte da jornada. Quer ficar por dentro do resto? Cadastre-se em nossa newsletter.