Criar um novo negócio exige várias etapas, entre elas a pesquisa de mercado e o desenvolvimento da marca. Buscar tendências atuais é fundamental nesse processo, mas o que fazer quando ele se torna ultrapassado? O rebranding tem sido a opções de muitas empresas para trazer um novo frescor à sua marca e para ficar mais atento ao que há de mais moderno no ramo de negócio.
Vale destacar que o rebranding não é apenas uma atualização da logomarca. Afinal, você pode aproveitar o momento para se reposicionar no mercado. Ou seja, atualizar suas políticas e diretrizes a fim de alcançar um público maior ou de segmentar ainda mais o seu negócio. Tudo vai depender dos motivos que levaram ao rebranding.
Porém, antes de iniciar o rebranding, é importante compreender como a sua marca atual é vista. Se ela for muito forte, talvez não seja o momento ideal para uma mudança. Se ela for muito negativa, talvez uma roupagem mais extrema seja necessária para que o rebranding tenha sucesso.
O rebranding costuma impactar, principalmente, dois fatores. O primeiro é a identidade visual da empresa, como logomarca, tipografia e cores. O segundo fator é a questão do tom de voz, ou seja, a maneira como a empresa se comunica com o público interno e externo.
Você sabe qual empresa se chamava Backrub? Ninguém menos que a Google! Ainda na década de 1990, a gigante da tecnologia fez um rebranding e mudou até mesmo o nome da marca. Ou seja, você pode usar um nome completamente novo ou até mesmo abreviar o atual.
Hoje em dia, praticamente todos os negócios possuem mercados acirrados. Assim, ganhar destaque diante da concorrência é fundamental. Nesse sentido, ter uma marca que seja facilmente reconhecida é importante, principalmente se o seu produto ou serviço também tiver uma boa avaliação.
Com o passar dos anos, é comum que a empresa aumente ou diminua seu campo de atuação. Por isso, ter uma marca que acompanhe essa jornada é importante para que o público compreenda rapidamente o que ela significa. Hoje em dia, inclusive, o minimalismo ajuda a construir marcas inesquecíveis.
Um dos principais motivos de um rebranding é quando a empresa faz uma fusão com outra. Assim, muitos empresários entendem que esse é o momento ideal de se reposicionar no mercado. Ou seja, são adotados marca e políticas novas que representam esse momento único da companhia.
Com o crescimento de sua marca, pode ser que você expanda para outros mercados, tanto nacionais como internacionais. Assim, um rebranding pode ser necessário para conversar melhor com os novos públicos que irão interagir com seu negócio.
O employer branding é fundamental nas empresas. Afinal, quanto melhor for a percepção da marca, mais os grandes talentos do mercado vão querer trabalhar para ela. Se a empresa não consegue atrair esses profissionais, talvez seja hora de um rebranding que também afete positivamente a marca empregadora.
Existem diversas maneiras de realizar um rebranding. Entretanto, o ideal é contratar uma consultoria especializada no assunto. Afinal, isso vai facilitar bastante o processo. Ainda assim, uma equipe interna traz a visão da empresa e é essencial para definir os rumos da nova marca.
Para montar essa equipe, a empresa deve apostar na variedade de setores. Ter colaboradores de vendas, dos recursos humanos, do marketing, da liderança e de outras áreas da empresa é importante para ter uma visão mais global do negócio. Assim, as estratégias traçadas para o rebranding estarão muito mais conectadas à realidade da empresa.
Também é preciso estipular metas, prazos e orçamento para o rebranding. Isso tudo vai depender do tamanho da empresa e da renovação necessária. Além disso, é preciso definir um calendário para comunicar as mudanças, deixando claro para os públicos interno e externo os motivos que levaram à alteração.
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