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Entenda as diferenças entre planejamento estratégico, tático e operacional

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    Se você chegou até este artigo enquanto pesquisava sobre as diferenças entre planejamento estratégico, tático e operacional, certamente sabe que qualquer negócio depende de que seus gestores tenham uma perspectiva ampla sobre o mercado e tomem decisões pautadas em dados coerentes.

    Sendo assim, nos próximos tópicos, você entenderá como cada modalidade de planejamento se classifica, como funciona e como são aplicadas na prática. Continue a leitura para saber mais sobre o assunto!

    Por que planejamento é importante para as empresas?

    A chave para o sucesso de qualquer empresa, não importa qual é o seu porte ou segmento de atuação no mercado, é o planejamento, seja ele estratégico, tático ou operacional. É por meio do planejamento que os gestores podem estabelecer as ações mais adequadas para atingir seus objetivos corporativos.

    Além disso, medidas bem planejadas evitam uma série de problemas, como:

    • retrabalho;
    • perda de produtividade;
    • desperdício de recursos;
    • readequações no fluxo de trabalho;
    • falta de comunicação entre os departamentos e níveis hierárquicos;
    • confusão entre os processos novos e os antigos.

    É claro que, para otimizar a atuação do negócio e obter resultados satisfatórios, todos os planejamentos devem andar em conjunto. Falaremos sobre cada um deles mais adiante no conteúdo.

    O que é planejamento estratégico, tático e operacional e quais suas diferenças?

    Essas três ferramentas são indispensáveis dentro de organizações com perspectiva de crescimento e que desejam se consolidar no mercado, pois auxiliam os negócios a enfrentarem os mais diversos desafios que os cenários econômicos oferecem.

    Veja, a seguir, como são definidos e quais as diferenças entre planejamento estratégico, tático e operacional.

    Planejamento Estratégico

    Certamente, é a primeira modalidade adotada pela maioria dos empreendedores, pois abrange responsabilidades da alta gestão, isto é, diretores, proprietários e acionistas. É no planejamento estratégico que devem constar as decisões sobre a posição do negócio diante do mercado.

    Nele, é preciso ter uma visão analítica e criteriosa, revisando cada etapa desde os fatores internos aos externos, com a finalidade de tomar as melhores decisões quanto ao futuro da empresa. Para isso, algumas ferramentas que permitem o acesso aos dados sobre o comportamento de consumo e as ações da concorrência são utilizadas, como a Matriz SWOT.

    A partir das análises realizadas, os gestores podem rever a missão, visão e valores da empresa, assim como suas metas de posicionamento e participação no mercado, valores que precisam investir para alcançar os objetivos, entre outros aspectos importantes.

    Planejamento Tático

    Diferentemente do planejamento estratégico, como consta no próprio termo, o planejamento tático é mais voltado para ações rápidas e que são aplicadas em situações corriqueiras das empresas. Por isso, é mais voltado para departamentos ou unidades específicas do negócio. Geralmente, fica sob responsabilidade dos coordenadores e gestores, isto é, os profissionais de nível hierárquico intermediário, que têm a função de melhorar os processos e acompanhar os resultados dos níveis operacionais.

    Uma das características mais marcantes do planejamento tático é que seu olhar é direcionado para os procedimentos, infraestrutura e desenvolvimento das equipes que sustentam a empresa. Suas medidas têm o objetivo de colocar em prática as decisões tomadas no plano estratégico, por meio processos e ações inovadoras.

    Com isso, é possível garantir melhorias constantes no desenvolvimento de processos operacionais, desenvolvimento de produtos, atendimento ao cliente e outras questões que estão ligadas direta ou indiretamente à lucratividade da companhia, valorizando a marca e a forma como ela é vista no mercado.

    Embora esse plano não seja tão abrangente quanto o estratégico, é tão importante quanto, pois foca no tempo de execução, no uso dos recursos da empresa e prioriza os resultados de médio prazo. Se o planejamento estratégico pudesse ser considerado a “cabeça” da organização — de onde vêm as ideias e a perspectiva — o tático certamente seria o “corpo”, pois enquanto um está relacionado à visão de onde se quer chegar, o outro está ligado aos meios pelos quais o negócio vai se locomover.

    Planejamento Operacional

    Por fim, o planejamento operacional refere-se ao âmbito mais palpável da empresa, pois alcança a atuação individual dos profissionais que realizam as tarefas mais importantes de uma organização. Entre elas, vendas, contato direto com o público, produção, manutenção e muitas tantas outras atividades que, em conjunto, sustentam a existência do negócio.

    Diferentemente das definições anteriores, esse plano lida com os grupos menores a serem liderados, isto é, de nível operacional, como consta no próprio termo. Nele, são detalhadas as determinações do plano tático, como metas, procedimentos, período de execução das ações, entre outras questões pertinentes aos diversos cenários empresariais.

    Uma das grandes diferenças entre ele e os planejamentos tático e estratégico é que seu foco está nos resultados de curto prazo e podem ser mensurados com mais facilidade, enquanto os anteriores lidam com objetivos de médio e longo prazo, respectivamente.

    Como colocar em prática o planejamento estratégico, tático e operacional?

    Antes de concluirmos, mostraremos, de forma simplificada, como cada nível de planejamento funciona na prática.

    Planejamento estratégico

    Aqui é onde ocorrem as reuniões gerenciais com os diretores, sócios e investidores da empresa. Decisões que afetarão o negócio nos próximos anos são tomadas nesse nível. Seus impactos atingem principalmente o setor contábil e financeiro e as medidas estabelecidas guiam o cotidiano, direcionando suas prioridades.

    Por isso, é imprescindível que as KPIs corretas sejam utilizadas para mensurar periodicamente os resultados de cada ação, trazendo informações que sustentarão o processo de tomada de decisões.

    Planejamento tático

    Como você pôde entender até este ponto, o plano de nível tático lida com questões mais diretas e é aplicável na rotina da empresa. Suas preocupações estão relacionadas a questões como a integração dos times que, por sua vez, precisam entender os motivos pelos quais cada ação é proposta, principalmente em termos de redução de custos e otimização do uso dos recursos.

    Os gestores devem ter uma comunicação transparente e objetiva com suas equipes, para que cada colaborador entenda o seu papel na organização e perceba a importância de cada decisão tomada pelos níveis superiores.

    Planejamento operacional

    Para finalizar, o plano operacional precisa ser bastante objetivo e mensurável. Por isso, é fundamental que as KPIs corretas sejam utilizadas para acompanhar o desempenho diário de cada unidade e de cada profissional que integra os times de vendas, produção e atendimento.

    Como se trata de um espectro mais imediato, um dia sequer fora da curva pode influenciar no atingimento das metas. Portanto, é muito importante que os planos executados nesse nível elenquem atividades diárias e possam ser comparados de forma prática.

    Como você pôde contemplar neste conteúdo sobre planejamento estratégico, tático e operacional, embora cada um desses planos lide com um nível hierárquico diferente, todos se complementam e atuam em conjunto em prol do mesmo objetivo: garantir a sobrevivência e o crescimento da empresa no mercado.

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