⯇ VOLTAR

Código de ética e conduta: aprenda agora como fazer um

Navegue por tópicos

    Criar um código de ética e conduta se tornou essencial para as empresas, ainda mais em uma era na qual esse assunto tem sido cada vez mais discutido em todos os setores da sociedade. É primordial adequar os procedimentos internos em nome da integridade e das boas práticas, a fim de manter uma boa imagem perante a opinião pública e do mercado como um todo.

    O código de conduta ou de ética nada mais é que um conjunto de regras que determina valores e direciona as ações dos funcionários de uma instituição. Estabelecendo essas normas, a organização declara diante do mercado suas próprias responsabilidades sociais, éticas e ambientais. É primordial que ele seja gerado na empresa, já que faz a divulgação da missão e dos valores do negócio, otimizando sua imagem e oferecendo mais segurança para a companhia.

    Contudo, você sabe como criar um código de ética e conduta da forma correta em sua empresa? Continue a leitura e ajudaremos você com ótimas dicas!

    Crie um comitê responsável

    O primeiro passo para fazer um código de ética e conduta é selecionar as pessoas que serão responsáveis pela criação. O ideal é que a comissão de ética seja variada, criada por funcionários de diversas áreas de atuação, níveis hierárquicos e experiências. Todavia, precisam ser pessoas idôneas e muito comprometidas com os valores da empresa.

    Normalmente, o código de conduta é definido pela alta cúpula da instituição. Por mais que possa ser determinado em reuniões de planejamento estratégico, o recomendado é formar um comitê especial para esse assunto. A equipe deve reunir o CEO da organização, os principais executivos de todas as áreas e profissionais-chave do RH e do jurídico. Depois que as normas são aprovadas, esse comitê começa a ter um papel importante e contínuo no acompanhamento e avaliação de casos de desvio de conduta.

    Faça uma análise precisa

    Após formar a equipe, é preciso se encarregar de juntar o material exigido para confeccionar o código. Para isso, é essencial ouvir especialistas no setor de compliance, advogados e outros profissionais. Também, podem ser consultados códigos e livros de conduta de outras empresas como referência. Entretanto, jamais caia no engano do “copiar e colar”, pois cada empresa sustenta os seus valores próprios.

    Discuta o conteúdo com a equipe

    Após ser feita uma boa pesquisa, é o momento de definir o que vai fazer parte do código. Afinal de contas, nem tudo que se utiliza em uma organização é apropriado em outra. O recomendado é que a equipe converse muito sobre todos os pontos, especialmente os mais polêmicos. Nesse cenário, devem ser determinadas as sanções cabíveis a alguns casos e as prováveis resoluções para conflitos.

    O código de conduta não deve ser implantado sem que haja uma discussão prévia a respeito do seu conteúdo. Cada questão precisa ser analisada por todos os membros do comitê em um debate aberto e franco, a fim de que não ocorram falhas nem incertezas. Caso a empresa seja grande, é essencial contar com uma consultoria para realizar a mediação das reuniões, agilizando e conduzindo as conversas entre os membros do comitê.

    Apresente o conteúdo

    O conteúdo do código de conduta deve ser apresentado de forma objetiva e clara, com frases mais explicativas e curtas. É primordial que seja reanalisado por um advogado, para averiguar sua legalidade.

    Deve ser descrita no código de conduta a ética de todas as relações de trabalho, cada uma com a sua própria importância para a organização. Dessa forma, é necessário adicionar algumas interlocuções com:

    • clientes;
    • acionistas;
    • superiores;
    • demais colaboradores;
    • fornecedores;
    • candidatos em processos seletivos;
    • mídia;
    • governo;
    • comunidades;
    • meio ambiente;
    • fiscalização.

    Realize a publicação e a divulgação

    Depois de formar o código de conduta da empresa, o documento precisa ser impresso para ser distribuído para todos os colaboradores. Algumas organizações que têm intranet — rede interna da empresa e que têm as mesmas características da internet — escolhem divulgar em meio digital. Sendo essa ação muito mais rápida e econômica.

    Todavia, é essencial que o setor de RH tenha um comprovante de que o funcionário recebeu e tem ciência do código de conduta. Para que não haja nenhuma penalização por deslize de conduta, é essencial que a empresa fique preservada e tenha como demonstrar que o colaborador estava ciente do código.

    Para assegurar isso, é simples: na própria intranet você consegue fazer o registro de leitura e recebimento do documento feito pelo funcionário. Basta adicionar um botão, que ele poderá acionar, com a finalidade de confirmar a leitura. Como já mencionamos, em novas admissões, o setor de RH deverá apresentar o código, solicitar a confirmação de recebimento e leitura e sanar todas as dúvidas dos novos funcionários..

    Além de publicar, é essencial que a divulgação das regras seja constante. É possível criar campanhas e até ações ramificadas para conseguir engajar os funcionários. Anunciando as normas de maneira atrativa, se torna mais simples aumentar o interesse e a compreensão dos funcionários sobre a importância do código de conduta.

    Utilize frases curtas e objetivas

    Além de todas essas dicas, é preciso enfatizar a importância de utilizar frases curtas e objetivas ao longo do código de ética e conduta. Lembre-se de que ele não deve ser somente um conjunto de palavras bonitas para serem decoradas da sessão institucional do site da organização.

    Ele não deve ser uma “lista de desejos” e jamais deve desconsiderar a essência da instituição. O código precisa ser visto como parte da cultura organizacional, sendo incluído em cada uma das ações e processos que formam o negócio. Logo, um código de conduta não existe sem que haja coerência.

    Por fim, a verdade é que um código de ética e conduta no trabalho não deve ser visto somente como um modelo a ser seguido. É necessário utilizá-lo na prática e sempre respeitá-lo, como um ótimo mecanismo para ajudar a cumprir as leis, na manutenção da segurança e da integridade de toda a empresa.

    Caso você seja empreendedor ou gestor, se mantenha atento ao código de ética e conduta, reavaliando suas regras de forma periódica e procurando formas para que elas possam progredir e se enquadrar na realidade da empresa.

    Este post foi útil para você? Então, faça com que seus amigos também fiquem por dentro do assunto, compartilhando este post em suas redes sociais!

    Conheça nossos serviços

    Comunicação Interna

    Torne a comunicação com os seus colaboradores mais estratégica por...

    Saiba Mais

    Endomarketing

    Potencialize o impacto das suas ações de marketing interno.

    Saiba Mais

    Employer Branding

    Potencialize a sinergia dentro da sua organização por meio de...

    Saiba Mais

    Pesquisas e Mensuração

    Potencialize o impacto das suas ações de marketing interno.

    Saiba Mais

    Diagnósticos

    Potencialize a sinergia dentro da sua organização por meio de...

    Saiba Mais

    Employee Experience

    Crie, implemente e desenvolva uma incrível jornada para seus colaboradores...

    Saiba Mais

    Por dentro da nossa cultura

    Aqui, a comunicação é só uma parte da jornada. Quer ficar por dentro do resto? Cadastre-se em nossa newsletter.