7 argumentos para provar a importância da comunicação interna

A comunicação interna (CI) é crucial para a sobrevivência e sucesso do negócio. Sem ela, os erros seriam recorrentes e a falta de alinhamento da equipe seria evidente. A questão é: quais argumentos usar para provar a importância da comunicação à diretoria?

Muitos executivos encontram valor na comunicação externa — com os clientes — pois agrega valor à empresa e engaja decisões de compra, resultando no lucro. Do mesmo modo, a CI motiva os talentos e aumenta a produtividade e o engajamento diário, o que gera uma série de resultados positivos ao empreendimento. Você só precisa dos argumentos certos.

Pensando na importância do tema, elaboramos este artigo. Hoje, você vai descobrir 7 argumentos para promover a importância da comunicação interna. Continue a leitura!

1. Aumento da produtividade diária

No mundo, existe uma forte preocupação com a produtividade diária. As pessoas dificilmente produzem como deveriam ou poderiam produzir, e há muitas pesquisas que comprovam isso. Uma, até afirma que apenas 39% do expediente é produtivo.

Ao entrevistar 38 mil profissionais de 200 países, a Microsoft descobriu que 17 horas semanais são improdutivas no trabalho. Um dos maiores motivos, escolhido por 32% dos entrevistados, é a falta de comunicação interna e reuniões ineficazes.

Por outro lado, quando há uma comunicação, cada profissional consegue entender melhor o seu papel e desempenhá-lo com excelência. Isso resulta em eficiência operacional e, portanto, no aumento da produtividade do dia a dia. Logo, todos são beneficiados.

2. Maior retorno sobre o investimento

Para iniciar ou fazer parte de uma empresa, é preciso investir determinado capital financeiro (chamado de capital inicial ou aporte). Por outro lado, o investidor espera ter um negócio rentável e que seu capital seja recuperado no curto ou médio prazo.

Mas qual o papel da comunicação interna no retorno sobre o investimento (ROI)? Segundo a Towers Watson, a comunicação eficaz com o empregado é um indicador-chave do desempenho financeiro. Empresas com comunicação altamente eficaz tiveram 47% a mais de retorno total aos investidores. Número bastante expressivo.

Há uma justificativa plausível: a comunicação previne perdas, erros e acidentes no trabalho, resultando em melhores margens operacionais. Além disso, permite que os talentos atuem com sinergia e motivação para entregar resultados “fora da curva”.

3. Crescimento do bem-estar na empresa

Muitos negócios deixam a desejar quando o tema é “clima organizacional”, pois a atmosfera do ambiente é pesada e em nada contribui para o bem-estar dos profissionais e equipes. Isso, como é de se esperar, conduz a diversos prejuízos.

Quando há um diálogo fluido, do topo para baixo e vice-versa, o clima de trabalho começa a mudar e os talentos encontram maior bem-estar no que fazem. O senso de equipe é influenciado positivamente e todos podem criar conexões agradáveis.

Mais uma vez, há pesquisas que expressam quantitativamente os resultados disso. Segundo a Sodexo, o bem-estar torna a empresa até 76% mais atraente aos novos talentos, 70% mais rentável e 86% mais produtivas. Então, vale dar atenção ao tema.

4. Menor índice de retrabalho

Existem diversos indicadores que funcionam como uma bússola e oferecem a melhor direção aos gestores, permitindo-os agir estrategicamente. Um deles é o índice de retrabalho, que mede correções geradas por problemas na operação. O ideal é que ele seja zero. No entanto, quando falta comunicação, esse índice tende a ser elevado.

O motivo é claro: a falta de comunicação implica em erros ao longo do processo produtivo, permitindo que o bem ou serviço gerado conte com falhas que demandam correções. Logo, o retrabalho será indispensável. Esse fluxo continuará até que a boa comunicação seja estruturada, possibilitando uma produção alinhada e acertada.

5. Aumento da motivação dos funcionários

Um dos principais condutores da CI é o líder de equipe. Ele é o responsável por cascatear as informações corretas aos subordinados, bem como oferecer feedbacks que revelem pontos fortes e fracos que devem ser otimizados. Assim, todos ganham.

O que nem todos sabem é que a comunicação entre líder e liderado é crucial ao sucesso. De acordo com estudo, o reconhecimento pelo superior imediato aumenta o desempenho dos funcionários em quase 60%. Outro estudo afirma que a apreciação e o reconhecimento pelo líder é o principal driver de “felicidade no trabalho”.

Nesse caso, o líder — em especial o diretor-executivo — deve estar pessoalmente envolvido na melhoria da comunicação. É necessário garantir o adequado diálogo com os profissionais na base da pirâmide. Assim, a motivação e a felicidade crescerão.

6. Melhora a atração e retenção de talentos

Atrair e reter os talentos é dever de toda a empresa, em especial dos líderes, e não apenas do RH. No entanto, quando falta comunicação, esse processo é mais difícil, e muitos talentos acabam saindo da empresa pela simples falta de alinhamento.

Esse é outro forte argumento a favor da CI. É necessário lembrar que nunca esteve tão difícil encontrar gente com competências técnicas e comportamentais adequadas ao cargo. Ao entrevistar mais de 41 mil empregadores de 42 países, o ManpowerGroup descobriu que 38% deles tinham dificuldades em encontrar mão de obra qualificada.

A comunicação tem um papel ímpar na atração e retenção, pois fortalece o senso de equipe, melhora o bem-estar e a marca empregadora. Empresas que se comunicam com o público interno são mais bem-vistas, portanto, capazes de atrair talentos.

7. Maior senso de pertencimento

Você já deve ter ouvido a expressão “vestir a camisa da empresa”, correto? Ela se refere ao senso de pertencimento dos profissionais, isto é: o quanto realmente se sentem parte do negócio e estão dispostos a se doar por ele. Claro, quanto maior o senso de pertencimento de um profissional, melhor será seu desempenho diário.

A comunicação faz com que os profissionais sintam-se realmente parte da empresa, pertencentes a um grupo de pessoas com um propósito maior. A CI é essencial desde o onboarding, processo no qual os recém-contratados são integrados. Ela garante que todos falem a mesma língua, sigam a mesma direção e sintam-se parte do time.

Esses são os principais argumentos que reforçam a importância da comunicação, mas certamente existem outros que podem ser explorados na sua empresa. Com o apoio de uma agência especializada, esses resultados serão mais otimizados.

Gostou do nosso artigo? Entendeu a importância da comunicação interna? Então aproveite para continuar aprendendo sobre o assunto e baixe nosso e-book “Descubra o canal de comunicação ideal para a sua empresa”. Até lá!

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