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Rebranding: entenda o que é e veja alguns cases de sucesso

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    Você sabe o valor de uma marca? Para que uma empresa seja reconhecida, lembrada e escolhida durante o processo de compras, muitas estratégias são executadas. O rebranding acontece quando é hora de rever os princípios e valores que o negócio deseja expressar.

    Apesar de ser uma estratégia positiva, é preciso saber orquestrar a mudança com público interno e externo, garantindo maior transparência e coerência.

    Neste artigo, você saberá mais sobre o rebranding. Descubra se é hora da sua empresa apostar nessa estratégia e entenda os principais pontos para acompanhar durante a transição.

    Continue a leitura e garanta uma boa experiência para seus clientes e colaboradores ao mesmo tempo em que você posiciona sua empresa estrategicamente!

    Afinal, o que é rebranding?

    Para construir a personalidade de uma empresa, são necessárias muitas ações que têm o foco de criar identidade e consistência, fazendo um trabalho de gestão da marca, ou branding. Acontece que, muitas vezes, é positivo para o negócio gerar um reposicionamento, garantindo maior coerência e colhendo resultados interessantes com a mudança.

    O rebranding consiste no planejamento e execução de ações para ressignificar a marca. Esse é um trabalho que envolve o público interno, apresentando um novo código de cultura organizacional para promover o alinhamento dos colaboradores com os novos valores da empresa, alcançando o público externo que passa a ter uma nova percepção da marca.

    Para entender o nível de abrangência do rebranding, é preciso entender que ele pode envolver um ou mais aspectos da marca:

    • logotipo e identidade visual da empresa;
    • propósito e valores do negócio;
    • experiências promovidas (que vão desde a forma de atendimento até outras ações para implementar ou reforçar as qualidades da marca).

    Quais são as principais vantagens dessa estratégia?

    O mercado é vivo, o público muda e o comportamento do consumidor e até mesmo sua percepção de valores se adaptam a diferentes contextos sociais. Se até meados do século passado as pessoas buscavam marcas sólidas, hoje, as qualidades são cada vez mais personalizadas de acordo com as necessidades de cada um.

    Por isso, uma empresa como a Coca-Cola, que existe desde 1886, precisou passar por diversos processos de rebranding ao longo do tempo, conseguindo se adaptar a novas realidades. Esse reposicionamento da marca ajuda o negócio a se manter atualizado de acordo com o mercado, além de contornar situações negativas e crises.

    Outro benefício do rebranding é um melhor encaixe da marca com os objetivos estratégicos da empresa, ampliando o conceito da marca quando acontece a ampliação do negócio, que passa a atender novos públicos.

    Como funciona o processo de rebranding?

    Para implementar o reposicionamento da marca, o primeiro ponto é o incômodo, acompanhado da convicção de que é preciso mudar.

    Em seguida, esse sentimento deve ser transformado em algo concreto. Nessa etapa, é recomendável fazer um brainstorming (reunião que promove uma chuva de ideias). Assim, por meio de diversas perspectivas, é possível identificar qual é o ponto que está incoerente.

    Em seguida, é importante entender quais aspectos da marca devem ser modificados. Talvez a identidade visual possa ser mantida, mas os processos internos e de atendimento ao público precisem ser revistos, por exemplo. Nesse caso, devem ser promovidos treinamentos e capacitações para isso.

    Outro ponto importante é que todos os membros da empresa devem estar cientes da mudança. É preciso reunir as lideranças para discutir a cultura organizacional, apresentando os novos rumos do negócio.

    Por fim, é importante que todos tenham consciência das atualizações. Assim, deve ser criado um cronograma para que todo o público interno entenda como acontecerá a mudança. Dessa forma, os colaboradores passam a se sentir seguros durante a transição e se tornam agentes que divulgam e reforçam os conceitos da nova cara da empresa.

    Que cuidados devem ser observados durante a transição?

    Alguns pontos devem ser levados em conta durante o processo de rebranding. Para garantir que o seu negócio vai aproveitar os benefícios dessa estratégia e evitar os principais erros, é preciso:

    • fazer um estudo sobre o público, entendendo quem é a brand persona;
    • reforçar a comunicação interna, garantindo que os colaboradores sejam porta-vozes da transição;
    • realizar as modificações adequadas na marca e em outros elementos da identidade visual;
    • entender que o rebranding não significa uma ação isolada, e sim um processo de reavaliação constante do posicionamento da empresa.

    Existem cases de sucesso de rebranding?

    Se você se interessou por essa estratégia, então vai gostar de saber que grandes marcas já passaram por um processo de rebranding e conseguiram resultados impactantes. A seguir, confira alguns cases!

    Mercado Livre

    Com a pandemia causada pelo novo coronavírus, o gigante dos marketplaces implementou uma estratégia de rebranding que gerou bastante visibilidade. A logomarca do Mercado Livre, que era representada por um aperto de mãos, foi substituída por um desenho que representa um “cumprimento de cotovelos”. O mote da campanha foi “Juntos. De mãos dadas, ou não”.

    O objetivo foi posicionar a marca a favor do consumo consciente e mostrar que a empresa se preocupa com seu público (e com a sociedade).

    Skol

    A marca de cerveja que se tornou sucesso na década de 90 precisou se reinventar recentemente. A empresa, que até então apostava em propagandas com uma forte objetificação do corpo feminino, precisou rever seus valores e se adequar aos novos conceitos morais, ao mesmo tempo em que agregava uma nova brand persona do sexo feminino.

    No Dia da Mulher em 2017, a Skol aproveitou para lançar sua campanha, convidando artistas mulheres para fazer uma releitura de pôsteres antigos de acordo com o novo posicionamento da marca. A ação “Repôster” teve o mote “Redondo é sair do seu passado”.

    Twix

    Às vezes, o rebranding pode ser mais abrangente. A empresa de chocolates Twix, por exemplo, se chamava originalmente Raider. Entretanto, o planejamento estratégico para impulsionar o crescimento da marca em outros países mostrou que era hora de encontrar um nome que despertasse a atenção do público estrangeiro. Foi aí que nasceu o Twix da maneira como ele é conhecido hoje.

    Latam

    As empresas de linhas aéreas Tam e Lan também passaram por uma campanha de rebranding semelhante à do Twix. A diferença é que a mudança do nome se deu por causa da junção das duas empresas. Em 2016, surgia a LATAM, com identidade visual completamente nova e pronta para abranger o público das duas empresas e conquistar novos clientes.

    Você deve ter percebido que o rebranding se torna fundamental em determinados momentos, por diversos motivos. Sua marca pode trazer novos conceitos, alcançar novos públicos ou simplesmente se atualizar em relação a novos costumes e comportamentos. Lembre-se de alinhar seu time interno durante esse processo, oferecendo informações relevantes para que seus colaboradores ajudem a divulgar essa transição.

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