⯇ VOLTAR

Confira 5 melhores tipos de eventos corporativos inovadores

Navegue por tópicos

    Promover eventos corporativos inovadores é fundamental para as empresas, principalmente no que diz respeito à inovação e ao uso da tecnologia.

    Durante esses encontros, nos quais geralmente a formalidade do ambiente de trabalho é reduzida, o anfitrião pode proporcionar momentos especiais para os convidados e, assim, aumentar o sentimento de pertencimento, união e trabalho em equipe.

    Com bons eventos corporativos, é possível estabelecer vínculos e relações positivas e, consequentemente, operar com maior produtividade e envolvimento dos colaboradores. Por isso, ao contrário do que muitos gerentes ou líderes pensam, os eventos corporativos, quando dotados de bons conteúdos e objetivos, podem proporcionar muitas vantagens.

    Quer saber mais sobre o assunto?

    Então veja, a seguir, alguns tipos de eventos mais inovadores, por que você deve ter atenção a eles, qual a importância e como uma agência pode ajudar. Boa leitura!

    Quais são os tipos de eventos inovadores?

    1. Eventos com público seleto

    Seja colaborador, líder, gerente ou cliente, todos querem sentir-se especiais pelo que fazem e constroem junto com a empresa. Um evento com público seleto tem essa capacidade. Os convidados se sentem especiais, afinal, foram selecionados para um momento único. 

    Encontros com grupos menores podem facilitar a comunicação, a criação de vínculos e proporcionar soluções para momentos mais específicos. Tudo isso será gerado a partir da criação de um bom e agradável ambiente, mesclando elementos sonoros, visuais e táteis de forma estratégica.

    Essa será a oportunidade de se aproximar dos convidados e conhecê-los melhor e visualizar seus potenciais, suas ideias, expectativas e seu engajamento. Assim, você obterá boas informações para promover os próximos eventos e, além disso, conhecer habilidades que podem auxiliar no crescimento e na integração das equipes de trabalho.

    2. Programação inovadora

    Oferecer uma programação inovadora é trabalhar com detalhes e, ao mesmo tempo, interesses. Questione-se sobre o que é preciso para fortalecer a comunicação interna da empresa, o que falta em determinados locais, como pode surpreender os convidados, e quais são os seus interesses.

    A intenção, com essas respostas, é inovar nas possibilidades que são interessantes para a empresa e para os participantes. A partir disso, busque trabalhar com os cinco sentidos. Isto é, invista: 

    • na ornamentação, no trabalho visual;
    • na música ou na palestra, no trabalho sonoro;
    • nos alimentos, no paladar;
    • nas flores ou no incenso, nos estímulos do olfato;
    • na amostra de produtos para que os participantes possam manuseá-los, no despertar do tato. 

    Quando você consegue trabalhar com esse efeito em cima dos cinco sentidos, você investirá na sinestesia, isto é, trata-se de uma junção de sensações. Essa é uma estratégia usada no marketing sensorial para proporcionar experiências marcantes no público-alvo.

    3. Uso da tecnologia

    A tecnologia é algo que sempre surpreende, estimula o aprendizado, gera novas ideias, pode trazer impactos positivos em todos os aspectos para o público e, ainda, trabalha com vários sentidos, facilitando a sinestesia. 

    Alguns exemplos para esse contexto são o uso de tablets ao invés de cardápios: assim você poderá tornar a experiência do usuário algo único e evitar o desperdício de papéis nesse e nos futuros eventos.

    Outro ponto positivo é que, com uma ação como essa, a sustentabilidade será estimulada em sua empresa e, por consequência, a reputação de toda a equipe passará uma imagem positiva.

    Outra forma que a tecnologia pode atuar é por meio da organização do evento. Sites poderão ser utilizados para organizar a lista de convidados, confirmar presença e estimular a interação entre organizadores, equipes e setores. Assim, essa será uma estratégia de construir um engajamento para o evento, começar a aproximação entre os participantes, proporcionando o networking e gerando eventos corporativos inovadores.

    4. Presença de influenciadores

    Presenças marcantes tornam o evento marcante. Todo grupo de trabalho tem uma referência de sucesso, seja um filósofo, seja um matemático, empreendedor, artista, coaching, entre outros. O importante é identificar e entrar em contato com alguém que tenha relevância para os participantes. Dessa forma, o encontro poderá trazer aprendizado e bons comentários. 

    Os influenciadores inspiram e são admirados pelos profissionais que são e pelo que construíram a partir de estratégias que, geralmente, são inovadoras. Eles motivam e inspiram coragem em seu público. Então, nesse contexto, quem seria a melhor personalidade para engajar a sua equipe de trabalho?

    Além disso, quando você integra a presença de um influenciador ao evento, demonstra mais credibilidade e compromisso com os participantes, oferecendo para eles uma experiência de aprendizado que trará resultados.

    5. Conscientização ambiental

    Uma empresa sustentável adquire uma boa imagem para o seu público e seus clientes. A sustentabilidade é um valor que está crescendo entre as pessoas. Uma companhia que não apresenta em sua cultura organizacional o compromisso com a sociedade tende a ser sucateada com o passar do tempo.

    Algumas atitudes podem demonstrar esse compromisso:

    • divulgação do evento apenas pela internet;
    • decoração e design feitos a partir de materiais recicláveis;
    • aproveitamento da luz natural;
    • uso de copos biodegradáveis;
    • ingressos digitais; 
    • propagandas de incentivo à sustentabilidade.

    Assim, além de proporcionar um encontro amistoso entre os profissionais, a empresa demonstrará o seu cuidado com a sociedade e, inclusive, poderá entrar para o ranking das melhores empresas para se trabalhar.

    Quando buscar auxílio para a realização dos eventos?

    Os eventos corporativos estão ganhando espaço na ala profissional devido às vantagens inovadoras que eles trazem. Apesar da comunicação rápida que a tecnologia atualmente proporciona entre colaboradores e gestores, são as relações presenciais que intensificam o sentimento de confiança, admiração, compartilhamento de conhecimento e construção de ideias potencializadoras.

    No entanto, é preciso ter atenção: os eventos corporativos fazem parte do planejamento estratégico de uma empresa, e isso significa que precisam ser organizados com atenção para atingir o público-alvo, proporcionando para aquele momento um significado especial.

    Para isso, contratar uma agência especializada para auxiliar nessa questão poderá ser o investimento indispensável para que o trabalho não apresente falhas e traga todas as vantagens que o encontro pode disponibilizar.

    Pensando nisso, a Clima Comunicação, uma das mais importantes e renomadas empresas de comunicação interna do Sul do Brasil, pode auxiliar nessa organização com excelência.

    A Clima tem uma área especializada em eventos corporativos que, além de promoverem acontecimentos de qualidade, o integram ao planejamento empresarial, à endomarketing e à comunicação estratégia.

    Com isso, você conseguirá otimizar os resultados e a satisfação na empresa, gerar resultados com maior eficiência, crescer e destacar-se cada vez mais na organização que você participa! 

    A sua empresa, portanto, ao investir em eventos corporativos inovadores, estará trabalhando com a criação de um ambiente favorável e motivador, baseando-se na troca e construção de conhecimento, aprendizado, bons relacionamentos e engajamento.

    Quer saber mais sobre o assunto? Então confira nosso e-book e veja mais 13 tipos de eventos corporativos para realizar!

    eventos corporativos inovadores

    Conheça nossos serviços

    Comunicação Interna

    Torne a comunicação com os seus colaboradores mais estratégica por...

    Saiba Mais

    Endomarketing

    Potencialize o impacto das suas ações de marketing interno.

    Saiba Mais

    Employer Branding

    Potencialize a sinergia dentro da sua organização por meio de...

    Saiba Mais

    Pesquisas e Mensuração

    Potencialize o impacto das suas ações de marketing interno.

    Saiba Mais

    Diagnósticos

    Potencialize a sinergia dentro da sua organização por meio de...

    Saiba Mais

    Employee Experience

    Crie, implemente e desenvolva uma incrível jornada para seus colaboradores...

    Saiba Mais

    Por dentro da nossa cultura

    Aqui, a comunicação é só uma parte da jornada. Quer ficar por dentro do resto? Cadastre-se em nossa newsletter.