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Como uma comunicação assertiva pode ajudar em uma crise empresarial?

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    Não existe dúvida de que o Brasil está diante de uma crise sem precedentes. Como temos visto claramente, os efeitos oriundos do coronavírus (covid-19) possibilitarão impactos devastadores, não só na saúde pública, mas também no desenvolvimento socioeconômico do país nos próximos anos.

    As empresas mais modernas e fortes, que utilizam as estratégias corretas para uma comunicação assertiva, terão mais visibilidade no mercado e conseguirão se manter de pé.

    O fato é que a comunicação interna tem uma função essencial para auxiliar na recuperação de qualquer negócio, evitando a desmotivação da equipe e não afetando a imagem da marca, por exemplo.

    Neste post, nós ajudaremos você com algumas dicas de como otimizar a comunicação de sua empresa em momentos de crise, como o que estamos vivendo. Acompanhe!

    Tenha um planejamento específico

    Ao administrar um negócio em tempos de crise, como a que vivemos em decorrência da pandemia de Covid-19, um gestor deve ter bem claro o que é prioridade e o que pode ser adiado ou eliminado.

    Com base nisso e em uma observação do atual cenário, é possível criar um planejamento que consiga suavizar os impactos da crise e preparar a organização para retomar os negócios no futuro.

    Notoriamente, tudo o que estiver ligado à qualidade do atendimento, serviço ou produto que sua empresa oferece, deve ser visto como prioridade, afinal de contas, um dos pilares mais importantes de qualquer negócio é a relação com o cliente.

    As ferramentas para solidificar um bom planejamento de comunicação corporativa, neste cenário, exigem muita atenção.

    É essencial conhecer o seu público, filtrar quais informações devem ser levadas a ele e, só depois, determinar o modo como isso será feito.

    Sites corporativos, comunicação interna, boletins internos e externos, newsletter, redes sociais, revistas institucionais, assessoria de imprensa ou ações com blogueiros. Uma ou inúmeras dessas soluções pode ser de grande valia.

    Crie um manual de crise

    Quando uma crise se consolida são necessárias tomadas de decisões rápidas. O melhor modo de ter essa agilidade é criar um plano de comunicação nitidamente delineado e escrito, que nada mais é que o Manual de Crise.

    Esse documento deve: explicar como e quando agir; as vulnerabilidades da organização; identificar quem são os responsáveis pela Comissão de Crise e a maneira mais rápida de contactar cada um. Inclusive, o manual também deve apresentar modelos prévios de informativos, com chance de serem adaptados a novas situações.

    Apresente as estratégias

    Com um conjunto de estratégias e ações é possível minimizar, diminuir e reverter os impactos negativos gerados pela crise atual.

    Uma gestão eficiente de crise faz com que as organizações tomem decisões mais eficazes e apresentem menos prejuízo possível em questões financeiras e, especialmente, relativas à reputação.

    Demonstre positividade e otimismo

    Cativar a sua equipe é o que fará toda a diferença no instante no qual as mudanças precisarão ser enxergadas como melhorias totalmente necessárias. É nesse momento que entra a comunicação interna na empresa.

    A verdade é que uma estratégia de comunicação interna muito bem elaborada possibilita o sentimento de que eles pertencem ao time, otimiza o clima organizacional e faz com que a empresa encare instantes de crise mais facilmente.

    Inclusive, uma questão que muitos devem estar preocupados é que os seus clientes estão com a cabeça somente no Coronavírus, pois as notícias são só essas em todos os meios de comunicação.

    Logo, a preocupação deles é com a situação diante desse cenário criado pelo Covid-19. Então, o que você acha de ser uma alternativa para ele? Para isso, seja otimista nas suas comunicações. O fato é que, em breve, a economia volta com força total. Então, por enquanto, que tal motivá-lo a consumir?

    Oriente a equipe

    No momento de crise, a comunicação interna não pode ser feita de qualquer forma. Os colaboradores devem ter argumentos para preservar a imagem da empresa, pois nesses casos, eles também funcionam como formadores de opinião. Por esse motivo, a comunicação de crise não deve estar direcionada somente no público externo.

    O público interno, que são os colaboradores, também merecem muita atenção e é essencial ficar a par da situação.

    Ao longo da crise, é necessário agir, e para tomar ações acertadas, torna-se essencial a ajuda da equipe mais próxima ao gargalo.

    Nesse cenário, a comunicação assertiva precisa ajudar na sensibilização das equipes, encaminhando mensagens para grupos específicos a respeito da sua importância em uma determinada situação, como a crise atual.

    Busque inovar

    Eliminar ou diminuir a verba de marketing é um reflexo bastante normal por parte da administração de uma organização em tempos de crise.

    Contudo, você sabe por que isso é errado? Construir a imagem de uma marca demanda investimento e tempo.

    Eliminar a verba de marketing em momentos difíceis pode ocasionar na perda da visibilidade da marca, chegando até a ser esquecida.

    Administrar um negócio em tempos de crise demanda muita flexibilidade e capacidade de enfrentar a situação em sua amplitude total, vendo oportunidades de inovar e de se reinventar, mesmo diante das adversidades.

    Cada modalidade de negócio apresenta suas particularidades. A rotina de um supermercado será diferente se comparada à de um escritório de contabilidade, por exemplo.

    Entretanto, se existe algo que momentos de crise geralmente exigem é a nossa capacidade de se adaptar, nos possibilitando encontrar novas maneiras de atuar.

    É importante ressaltar que, quando acabar a crise, existirá diversas pessoas dispostas a consumir. Nesse cenário, as marcas que estiverem em destaque, obviamente, terão mais vantagem.

    Por fim, quando o assunto é comunicação, não existe receita pronta. Logo, ao criar seu plano de contenção e gestão de crises, considere o mercado, cenário, situação e cultura na qual a sua empresa e seus funcionários se encontram.

    É importante contar com o auxílio de uma agência especializada em comunicação assertiva, tanto interna quanto endomarketing, para que sua empresa supere a crise.

    Por isso, a Clima Comunicação foca na entrega de serviços mais qualificados e inovadores, geração de resultados, acompanhamento próximo e excelente criação visual.

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