Você já deve ter ouvido a máxima empresarial de que é muito mais barato manter um cliente antigo do que conquistar um novo, certo? E quando falamos em gestão de pessoas, a matemática é a mesma.
É aí que entra a estratégia da retenção de talentos.
Reter talentos vai além de manter seus colaboradores em seus cargos e funções: é preciso mantê-los engajados, satisfeitos e motivados em seus cargos em funções.
Por isso, criar uma proposta de valor inspiradora para os funcionários envolve muito mais do que consertar o que está errado: a retenção de talentos exige uma compreensão do que as pessoas procuram em uma carreira, e o que a sua empresa pode fazer para atingir essas expectativas e dar vida a essa visão de carreira.
Segundo pesquisa realizada pela Forbes, 92% das pessoas estariam dispostas a mudar de empresa se lhe fosse oferecido um cargo em uma empresa com excelente reputação corporativa. Outro estudo recente aponta que 77% dos colaboradores consideram a cultura da empresa antes de aceitar uma posição nela.
Em meio a tudo isso, fica claro que a cultura e a marca empregadora têm muito destaque na atração de talentos. Mas quando falamos em retenção, o endomarketing é a estratégia mais poderosa.
A verdade é que uma das formas mais eficazes de manter seus talentos é desenvolvê-los.
Treinamentos e workshops, canais de comunicação interna, planos de carreiras, pesquisas de satisfação: todas essas são táticas de endomarketing que permitem capacitar, desenvolver e reconhecer o trabalho de seus talentos.
Afinal, pessoas talentosas que não conseguem aprender, crescer e se desenvolver em uma organização, tendem a seguir em frente. Por isso, é importante lembrar que o desenvolvimento profissional não pode ser encarado como um simples programa. Ele deve fazer parte da cultura.
Portanto, antes de mergulharmos nas estratégias de endomarketing em si, é preciso compreender por que a retenção de talentos é tão importante para as empresas.
Em um ambiente extremamente competitivo – especialmente após a normalização do home office, o que permite que seus talentos trabalhem remotamente para qualquer empresa do mundo – reter profissionais qualificados pode fazer toda a diferença no sucesso do seu negócio.
Ou seja, além de garantir a continuidade do conhecimento e expertise da empresa, a retenção de talentos contribui para a redução de custos com recrutamento e treinamento.
E, talvez o mais importante, para o fortalecimento da sua marca empregadora.
Como vimos até aqui, o endomarketing se concentra em promover ações de marketing voltadas para o público interno das empresas. Em outras palavras, trata-se de uma variedade de estratégias voltadas para a sua retenção de talentos.
Neste cenário, uma das práticas mais comuns é o desenvolvimento de programas de reconhecimento, nos quais os colaboradores são valorizados e recompensados por suas contribuições.
Apesar de ter sua eficácia negligenciada ou subestimada por algumas empresas, esses programas vão muito além de apenas incentivar o desempenho de suas equipes: eles também fortalecem o senso de pertencimento e lealdade dos funcionários. De novo, voltamos ao aspecto da cultura.
Outra estratégia-chave é investir no desenvolvimento de lideranças internas, oferecendo oportunidades de crescimento e progressão de carreira. Dessa forma, a sua empresa demonstra um compromisso com o desenvolvimento profissional do colaborador, contribuindo para sua motivação e engajamento.
Programas de treinamento e capacitação, inclusive, são uma parte importante do endomarketing. E eles não devem envolver apenas lideranças, mas as equipes como um todo.
É, portanto, papel da empresa criar novas oportunidades de crescimento, planos de carreiras sólidos e estruturados e, claro, capacitar seus talentos para que eles possam, de fato, dar este próximo passo.
Aqui, vale destacar a importância de uma comunicação interna eficaz e transparente. Manter seus funcionários informados sobre os objetivos, desafios e conquistas da empresa não só promove um ambiente de confiança, mas também permite que todos se sintam valorizados, incluídos e engajados com a organização.
Para explicar um pouco melhor sobre como o endomarketing transforma a cultura de uma organização, trouxemos um dos cases que a Clima Comunicação desenvolveu, com a empresa Philip Morris.
À época, o grande desafio da organização era encontrar meios de reconhecer e valorizar mais de 1.200 colaboradores de maneira única, uma vez que 90% deles são vendedores, e passam a maior parte do tempo fora da empresa.
Para isso, a empresa decidiu aproveitar o Dia do Vendedor para homenagear seus colaboradores de um jeito diferente. Logo, buscou a Clima para desenvolver uma ideia nova e uma experiência única e marcante.
Após vários estudos e reuniões, o projeto foi proposto. Nosso objetivo era valorizar a criatividade, então pensamos em contar as histórias dos próprios vendedores, propondo uma campanha na qual eles fossem os protagonistas.
Além de animar e motivar os talentos, nosso projeto teve como resultado várias histórias, que foram retratadas em quadrinhos. E o toque final: cada colaborador recebeu sua caricatura desenhada manualmente, uma a uma. Mais de 1.200 histórias, mais de 1.200 pessoas impactadas.
O resultado foi uma taxa de engajamento de 93% na ação, a maior conquistada pela Philip Morris até então. Além, é claro, do impacto na cultura da empresa e na motivação dos colaboradores, que puderam sentir-se parte importante e indispensável do negócio.
Apesar dos inúmeros benefícios do endomarketing para retenção de talentos, sua implementação pode enfrentar alguns desafios.
Talvez o principal deles, como acontece em muitos casos, seja a resistência à mudança, principalmente por parte das lideranças. Muitos de seus talentos antigos podem não querer mudar o cenário atual e sentirem-se ameaçados pelo desenvolvimento de novos colaboradores.
É por isso que tanto a cultura quanto a comunicação são importantes, pois são elas que deixarão claro os objetivos da empresa a curto e longo prazo, engajando seus talentos a participarem e apoiarem as estratégias de endomarketing como um todo.
Por fim, a falta de recursos financeiros e a dificuldade em mensurar o impacto das estratégias de endomarketing também pode ser um problema. Contudo, buscar a personalização das ações de engajamento, com base nas necessidades e preferências dos colaboradores, pode fazer toda a diferença.
Como vimos, o endomarketing é uma ferramenta estratégica e poderosa para a retenção de talentos, e deve fazer parte da cultura da sua empresa.
Ao investir em estratégias que promovam o reconhecimento, desenvolvimento profissional e o bem-estar das pessoas envolvidas, sua empresa pode criar um ambiente de trabalho atrativo e engajador, que incentiva a permanência e o crescimento dos talentos internos.
Que tal começar a implementar essas estratégias hoje mesmo? A Clima é uma agência especializada em comunicação interna, focada no fortalecimento da retenção de talentos, da cultura organizacional e das estratégias de endomarketing do seu negócio.
✅ Ao contratar nossos serviços, você terá à disposição uma equipe que compreende a importância do endomarketing como parte integrante da gestão de pessoas.
Além disso, sua empresa terá acesso a soluções personalizadas e inovadoras, todas com foco em promover o engajamento e a satisfação dos seus melhores talentos.
💡 Para saber mais sobre como a Clima pode ajudar sua empresa a fortalecer a retenção de talentos, visite nosso site e entre em contato conosco.
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