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Como a comunicação corporativa pode combater as fake news?

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    Nós vivemos na Era da Informação. Ela começou nas décadas de 1970 e 1980, com os primeiros computadores para uso pessoal, e ganhou mais relevância a partir dos anos 2000, com a popularização das internet de alta velocidade. Porém, assim como as informações boas estão a um clique de distância, as informações falsas também crescem em volume e potencial dano. Além de serem ruins para a sociedade, essas tais fake news também impactam o dia a dia das empresas.

    O termo “fake news” ganhou força a partir de 2016 com as eleições presidenciais norte-americanas que elegeram Donald Trump. Os comunicadores políticos, de todos os espectros, viram que as notícias falsas tinham mais poder de viralização do que conteúdos relevantes e pertinentes. Com isso, estamos cada vez mais vivendo uma Era da Desinformação.

    Em 2020 e 2021, os principais temas que geraram desinformações foram a pandemia da Covid-19 e as vacinas para combatê-la. Com centenas de milhares de trabalhadores indo para o regime home office, a Comunicação Corporativa também ficou responsável por separar o joio do trigo e explicar aos colaboradores o que era fato ou fake. Porém, não são apenas informações falsas da sociedade que circulam pelos corredores – físicos ou virtuais – das empresas: boatos sobre cortes, faturamentos e resultados podem atrapalhar o bom andamento das atividades corporativas.

    Timing é tudo

    “As empresas são alvos regulares de campanhas de desinformação online que podem ter um enorme impacto na reputação da marca e nos resultados financeiros. Para mitigar efetivamente essas campanhas, sua empresa deve ter um plano de resposta com adesão da liderança, do jurídico e da área de segurança. O tempo de resposta é tudo. Leva apenas algumas horas para que informações falsas se tornem virais”, analisa Kaylin Trychin, membro do Conselho de Comunicação da Forbes.

    Ou seja, quanto mais rápido sua empresa agir, mais rápido vai ser apagado o incêndio causado pelas informações falsas. Porém, além da celeridade, é preciso ter um plano de ação consistente. Dessa maneira, será possível agir diante das mais diversas situações. Nesse sentido, um comitê de crise pode fornecer insumos para a área de comunicação agir.

    Além dos dados concretos que refutam a informação falsa, a comunicação corporativa deve apostar na empatia. “Pontos de prova, fatos e evidências que apóiam seu caso são absolutamente importantes. Eles adicionam credibilidade. Mas, se você não adicionar uma medida igual de verdade sincera e empatia real, os dados podem falhar”, explica Joan P. Hammel, também do Conselho de Comunicação da Forbes.

    Por que as fake news se espalham tão rapidamente?

    O Instituto Tecnológico de Massachusetts (MIT) fez um estudo sobre como 126 mil notícias circularam entre mais de 3 milhões de usuários do Twitter, entre 2006 e 2017. A conclusão foi de que mesmo as informações verdadeiras mais populares raramente alcançam mais de 1.000 pessoas. Entre as fake news, 1% delas atinge entre 1.000 e 10.000 pessoas. Além disso, existem 70% de chances a mais de uma notícia falsa ser compartilhada.

    Apesar de essa ser uma análise do comportamento online das fake news, no mundo real não é muito diferente. A rádio-peão é forte e faz com que os colaboradores transmitam os boatos com muita velocidade. Entre os principais motivos para isso estão:

    • Vácuo de informações: se a liderança e a área de comunicação não forem eficientes em gerar comunicados relevantes sobre a empresa, existe uma maior probabilidade de boatos surgirem e ganharem força.
    • Resistência: funcionários que já estejam desmotivados ou descontentes com a empresa vão aproveitar esses momentos para compartilhar as fake news corporativas. Por vezes, eles podem até inventar um boato.
    • Medo: em tempos difíceis, a incerteza do futuro pode gerar preocupação e medo nos colaboradores, que podem responder a isso compartilhando os boatos que eles recebem.

    5 formas para combater as fake news nas empresas

    1. Tenha um plano de ação

    Assim como o gerenciamento de crise de marca, as fake news precisam ter um plano de estratégia pré-definido dentro das empresas. Isso é primordial quando as desinformações afetam diretamente o negócio. O plano deve conter o maior número possível de cenários. Dessa forma, o tempo de resposta se torna bem reduzido e o impacto da notícia falsa é menor.

    2. Use as notificações

    Hoje em dia, a maioria dos comunicados internos é feito em aplicativos que permitem notificações. Assim, quando o assunto for mais urgente, é possível enviar a mensagem e a notificação para todos os colaboradores de forma mais rápida e ágil. 

    3. Assuma as responsabilidades

    Às vezes, as fake news internas surgem de comunicados que não foram bem formulados. Nesse cenário, o ideal é assumir a culpa pelo erro, pedir desculpas e repassar a informação de maneira mais clara e assertiva possível. Quanto mais rápido for o processo, melhor para acabar com a circulação das informações distorcidas.

    4. Envolva a liderança

    Os líderes e gestores possuem papel fundamental para apagar o fogo causado pelas fake news. Em momentos de incerteza, convém colocar os diretores e gerentes para acalmar os ânimos. Cogite uma mensagem em vídeo, por exemplo, com o presidente da empresa. Além disso, utilize uma linguagem clara e empática para conseguir a confiança dos colaboradores.

    5. Reforce a comunicação

    Algumas fake news persistem e se renovam. Basta pegar o cenário da pandemia como exemplo: diversas informações erradas foram constantemente refutadas pelos veículos de comunicação. Nas empresas, isso também é necessário. Em algumas situações, é importante manter um calendário reforçando informações importantes e desmentindo boatos.

    Sobre a Clima Comunicação

    A Clima é uma empresa especializada em Comunicação Corporativa e Employee Experience. Dessa maneira, atendemos todas as demandas necessárias para sua empresa reforçar a cultura interna e as comunicações com os colaboradores. Além disso, entendemos que a verdade e a transparência são fundamentais para todos os negócios, colocando essas características como fundamentais em nosso processo. Que tal descobrir o que podemos fazer por você? Entre em contato conosco!

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