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Os Pilares da Comunicação Interna: como a Clima pode ajudar sua empresa a prosperar

pilares da comunicação interna
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    Existe uma máxima dentro do campo da comunicação que é: “Dê às pessoas aquilo que elas querem”. Talvez com a Comunicação Interna esse seja justamente o caminho. Afinal, manter um canal de comunicação acessível e transparente com suas equipes é essencial para a produtividade e o resultado do trabalho. 

    E o que seus funcionários querem? Eles desejam ser informados sobre os objetivos e a estratégia de sua organização, entender sobre os produtos e serviços comercializados, ter acesso às ferramentas e aos sistemas necessários para realizar um bom trabalho.

    Tudo isso pode e deve ser uma preocupação do setor de comunicação. É aí que entram os pilares da comunicação interna.

    5 pilares da Comunicação Interna: como transmitir a cultura do seu negócio

    No dia a dia corrido das empresas, a comunicação interna vai muito além de uma ferramenta para transmitir informações. Muitas vezes, é ela a responsável por criar um ambiente propício para o alinhamento, o engajamento e a inovação entre os colaboradores. 

    Por isso, vale explorarmos aqui os principais pilares da comunicação interna nas empresas, e como eles podem impulsionar o crescimento e a prosperidade do seu negócio. 

    Confira!

    1. Alinhamento de valores e missão

    Um dos primeiros pilares da comunicação interna é o alinhamento de valores e missão da empresa. É essencial que todos os colaboradores estejam imbuídos dos mesmos princípios e objetivos, o que significa garantir que a cultura e os valores da organização sejam compreendidos e internalizados por todos. 

    Na prática, o papel da comunicação interna é justamente transmitir e reforçar esses valores, garantindo que todos estejam na mesma página e trabalhando em direção aos mesmos objetivos.

    2. Transparência e feedback

    A transparência e o espaço para feedbacks é outro pilar importantíssimo da comunicação interna, responsável por promover um ambiente de confiança e colaboração entre as equipes e seus gestores.

    Se os seus colaboradores se sentem confortáveis para compartilhar ideias, preocupações e feedbacks, isso permite à sua empresa identificar pontos de melhoria e desenvolver cada vez mais seus talentos de uma forma assertiva.

    Como já pontuamos, uma comunicação interna eficaz vai muito além de apenas transmitir informações: se trata de abrir canais de diálogo e cultivar uma cultura onde a voz de cada colaborador é ouvida e valorizada.

    3. Engajamento e motivação

    Toda empresa sonha com colaboradores engajados e motivados em seu trabalho. A comunicação interna é essencial nesse sentido, já que pode criar oportunidades para engajar os colaboradores, seja por meio de programas de reconhecimento, eventos de integração ou iniciativas diversas.

    Isso não apenas promove um ambiente de trabalho positivo e inclusivo, mas permite que cada pessoa se sinta feliz, valorizada e, o mais importante, parte de uma cultura.

     4. Inovação e criatividade

    A inovação e a criatividade sempre foram motores para o crescimento e a competitividade das empresas, e um dos pilares da comunicação interna.

    Faça bom uso dessas estratégias para incentivar a troca de ideias e o pensamento criativo entre os colaboradores, além de criar canais e espaços para compartilhar ideias e soluções. 

    Ao promover uma cultura deste tipo, que valoriza a experimentação, o setor de CI pode ajudar a criar um ambiente propício para o sucesso e o desenvolvimento das pessoas e do negócio.

    5. Comunicação multicanal

    Por fim, nosso último pilar é a comunicação multicanal, essencial para garantir que as mensagens alcancem todos os colaboradores da melhor forma possível, com a melhor comunicação possível. 

    De murais e e-mails até mídias sociais e aplicativos móveis, adotar uma abordagem multicanal permite que a mensagem da sua empresa seja entregue sempre de uma forma acessível e relevante, atingindo todos os colaboradores — independentemente de sua localização ou função na empresa.

     

    Como a Clima pode ajudar a melhorar sua comunicação interna

    a Clima pode ajudar a melhorar sua comunicação interna

    Como vimos, entre as principais funções da Comunicação Interna da sua empresa, estão:

    • Motivar e engajar os colaboradores, fazendo com que se sintam parte do negócio;
    • Alinhar cada pessoa da equipe com os objetivos da empresa, garantindo que todos estejam trabalhando na mesma direção;
    • Comunicar a cultura do negócio de forma transparente e objetiva.

    Para auxiliar você nessa jornada, nada melhor do que contar com a expertise de quem entende do assunto. 

    A Clima é uma empresa especializada em Cultura Organizacional, Comunicação Corporativa e Employee Experience, orientada para atender todas as demandas necessárias para sua empresa reforçar a cultura interna e as comunicações com os colaboradores. 

    Além disso, por entendermos que a verdade e a transparência são fundamentais para todos os negócios, colocamos essas características como fundamentais em cada etapa do nosso processo. 

    Ao se tornar um parceiro da Clima, você e sua empresa têm acesso a serviços diversos, desde a implementação de canais online e offline, até a construção de uma estratégia de endobranding. 

    Confira a seguir.

    Implantação de canais digitais

    Ao se tornar um parceiro da Clima, nossa equipe inicia o trabalho desenvolvendo uma estratégia de canais internos conforme a sua necessidade, sempre focando no diferencial de cada público. Durante este processo, recomendamos, planejamos, lançamos e fazemos toda a gestão dos canais de comunicação do seu negócio.

    Implantação de canais offline

    Mesmo que os canais digitais sejam uma realidade, para algumas empresas manter canais offline é um ponto importante para manter a comunicação com públicos diferentes. Do acompanhamento à gestão, a Clima oferece um serviço especializado além do digital.

    Desenvolvimento de mapa de canais

    Parte de uma Comunicação Interna eficiente está em saber quais são os canais de comunicação que funcionam para a sua empresa. 

    A partir do mapa de canais, sua organização passa a fazer o melhor uso possível dos veículos internos, e a comunicar-se de forma eficiente com os colaboradores.

    Criação de políticas de Comunicação Interna

    Contar com um processo de comunicação bem definido, com fluxos estabelecidos, é uma parte importante da sua comunicação. Ao criar uma política de CI, suas equipes recebem orientações sobre o tema, bem como princípios e recomendações para a atuação do setor.

    Programa de Influenciadores internos

    Se você já teve interesse em implementar um grupo de Influenciadores Internos na sua empresa, mas não sabe por onde começar, a Clima pode ajudar! 

    Lado a lado, podemos descobrir tudo o que a sua organização pode conquistar com essa estratégia, sempre atendendo às necessidades e objetivos específicos da sua forma de comunicar.

    Estruturação da área e processo de Comunicação Interna

    Como vimos, a área de CI tem um papel estratégico dentro do seu negócio. Por isso, manter sua estrutura e processos bem alinhados, dentro da realidade da equipe e da empresa, é um trabalho complexo e muitas vezes demorado. 

    Com a Clima, você conta com todo o suporte para manter seu setor de Comunicação Interna relevante e estratégico, especialmente quando o assunto é alcançar resultados melhores para o seu negócio.

    Endobranding

    O endobranding é um conjunto de práticas que visam difundir a cultura e o posicionamento da sua empresa em relação ao seu público interno, ou seja, as pessoas que constroem o seu negócio. 

    Entendendo a importância disso, a Clima oferece uma série de serviços com foco nas ações de promoção interna com seus colaboradores, para transformá-los em verdadeiros “evangelizadores” da sua marca.

    Um dos exemplos deste serviço foi a campanha para comemorar os 30 anos do Biarticulado de Curitiba, realizada pela Volvo, uma cliente e parceira da Clima. 

    O principal objetivo da ação era, além de celebrar as três décadas de existência do biarticulado, tão importante para a história da cidade, comunicar a importância da participação da Volvo nessa história, transformando este orgulho em motivação e despertando nos colaboradores um sentimento de alegria ao fazer parte da Volvo

    Toda a campanha de Comunicação Interna não apenas teve resultados incríveis, com 4.300 funcionários impactados e 25 pessoas envolvidas, mas também foi indicada e premiada no Prêmio Lusófonos de Criatividade, festival internacional de criatividade sediado em Portugal.

    📄 Quer saber mais sobre a campanha e todos os resultados conquistados? Leia o artigo completo que publicamos sobre esse case incrível!

    Clima: a agência destaque do ano de 2024

    Vale destacar que tanto a campanha do Biarticulado de Curitiba, como muitas outras ações realizadas pela Clima, receberam neste ano o reconhecimento do Prêmio Empresas que Melhor se Comunicam com Colaboradores (PEMCC), realizado pela Melhor RH.

    Um dos prêmios recebidos foi o de Agência Destaque do Ano de 2024, algo que nos enche de orgulho e nos motiva a seguir realizando o nosso trabalho da melhor forma possível.

    Em 2023, também fomos escolhidos como agência mais criativa do Brasil pelo Prêmio Lusófonos da Criatividade, além de conquistar mais de 20 prêmios no último um ano e meio, sendo ao menos 15 cases criados em parcerias com nossos clientes reconhecidos pelo mercado. 

    🏆 Quer saber mais? Confira todos os prêmios recebidos pela Clima no PEMCC 2024

    Conclusão

    Como vimos, todos esses pilares da comunicação interna — alinhamento de valores e missão, transparência e feedback, engajamento e motivação, inovação e criatividade — formam a base para o sucesso de uma cultura organizacional bem difundida.

    Uma comunicação interna eficaz não apenas comunica: ela promove e constrói uma cultura de colaboração, confiança e inovação dentro da sua empresa.

    Aqui na Clima, entendemos a importância da comunicação interna e estamos comprometidos em ajudar a sua organização a prosperar por meio de estratégias de comunicação interna eficazes.

    Para saber mais sobre como podemos ajudar sua empresa a prosperar por meio da comunicação interna, visite o nosso site e conheça os serviços disponíveis!

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