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Descubra os 3 pilares que devem sustentar toda comunicação interna

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    A comunicação interna é responsável pela integração entre todos os setores e colaboradores da empresa. Ela deve engajá-los nos mais diversos assuntos com técnicas do jornalismo, do marketing e das relações públicas. Por lidar essencialmente com pessoas, a comunicação interna deve ser sustentada por 3 pilares: empatia, sensibilidade e conscientização.

    Apesar de ser uma área nova, a comunicação interna tem ganhado cada vez mais espaço dentro das empresas. Ainda assim, é possível aprimorá-la. Uma pesquisa da Poppulo mostrou que 49% dos trabalhadores estão satisfeitos com a comunicação feita pelos líderes, mas acredita haver espaço para melhoria. E para 3%, a comunicação interna é péssima. Por fim, para os outros 43%, a comunicação é perfeita.

    E o que diferencia uma comunicação interna perfeita de uma péssima? Uma série de fatores pode estar envolvida. Porém, o respeito e a abordagem são essenciais! Afinal, isso define o sucesso da ação. Para isso, basta respeitar os 3 pilares da comunicação interna.

    A empatia na comunicação interna

    A empatia se tornou bastante popular nos tempos difíceis em que vivemos. Ela se refere à habilidade de compreender a necessidade de outra pessoa. Ou seja, você sente suas dores, seus anseios, seus medos, suas conquistas e suas alegrias.

    Para a comunicação interna, ela é fundamental para estreitar laços com todos os colaboradores. Afinal, isso significa que as ações levam em consideração o que as pessoas estão passando em um nível bem pessoal. Esses sentimentos podem interferir na compreensão da mensagem, por isso é importante que os comunicadores desenvolvam a empatia para que sempre sejam assertivos em suas criações.

    Isso significa reconhecer o estresse das rotinas de trabalho e a pressão exercida sobre times e colaboradores. Por isso, é possível criar ações que valorizem a individualidade e as escolhas de cada um. Uma dica é: procure problematizar a sua ação. Quais interpretações erradas ela pode gerar? Assim, você evita que alguém se sinta ofendido, já que a intenção não deve ser essa.

    E para praticar uma comunicação interna com mais empatia, você deve garantir que os colaboradores estão sendo vistos e ouvidos. Dessa maneira, o engajamento individual é conquistado. Também aproveite para reforçar valores positivos e praticar a escuta contínua. Por fim, não deixe de dar uma atenção especial à saúde e ao bem-estar dos colaboradores.

    A conscientização na comunicação interna

    Diversos temas são bastante sensíveis na sociedade atual. Saúde, assédio e preconceitos, por exemplo, são debatidos na esfera pública e podem gerar excelentes campanhas de conscientização dentro das empresas. E a comunicação interna é a responsável por levar esses assuntos aos colaboradores.

    No calendário anual, diversas datas comemorativas ou meses de conscientização podem servir de gatilhos para a criação de campanhas específicas. Na questão da saúde, por exemplo, é possível aproveitar o Outubro Rosa ou o Novembro Azul para falar do câncer de mama e do câncer de próstata, respectivamente, mas também ampliando para a saúde da mulher ou do homem de maneira geral.

    Em junho é comemorado o mês da diversidade, e isso pode gerar diferentes campanhas abordando o respeito às orientações sexuais e os debates de gênero. Dessa maneira, colaboradores LGBTQI+ vão se sentir acolhidos dentro da corporação – algo que nem sempre acontece no próprio seio familiar. O resultado disso é um engajamento maior por parte dos colaboradores, que vão se sentir respeitados pela empresa.

    Apesar de ser importante a discussão e a conscientização de diferentes temas, é necessário que a empresa foque naqueles que mais fazem sentido internamente. De nada adianta, por exemplo, falar sobre o Dia da Consciência Negra, em novembro, se não há nenhum colaborador negro na companhia. Por outro lado, isso também pode servir para uma reflexão dos gestores a respeito de como suas ações refletem ou não os valores sociais.

    A sensibilidade na comunicação interna

    Para conduzir uma comunicação interna que respeite tanto a empatia quanto a conscientização, é preciso que também seja praticada a sensibilidade. Esse conceito deve tanto estar impregnado na comunicação oficial quanto na cultura organizacional da empresa.

    Para saber se isso é seguido à risca, fica a pergunta: os líderes e os colaboradores entendem e respeitam as diferenças? Algumas frases ou colocações podem ser ofensivas mesmo que essa não seja a intenção. Por isso, compreender a sociedade e respeitar os outros são fundamentais para uma comunicação mais eficaz.

    A negação de uma realidade ou a minimização de valores de outras culturas prejudicam a implementação de uma comunicação mais sensível. Por isso, a comunicação interna deve criar formas de adaptar linguagens e aceitar as diferenças a fim de integrar todos os colaboradores.

    O desenvolvimento de uma sensibilidade organizacional também depende da boa vontade da liderança em servir de exemplo dos comportamentos que são aceitos dentro da empresa. Assim, cabe à comunicação interna reforçar os valores defendidos pela companhia e garantir que eles sejam do conhecimento de todos.

    Sobre a Clima Comunicação

    A Clima Comunicação já revolucionou a comunicação interna de clientes de diferentes segmentos e tamanhos. O sucesso de nossas ações só foi possível porque a empatia, a conscientização e a sensibilidade estão presentes em cada material que a nossa empresa produz.

    Por exemplo: criamos um material sobre diversidade para a Atento, que possui esse conceito em seu DNA. Com mais de 77 mil colaboradores em todo o país, ela emprega pessoas de diferentes etnias, orientações, sexualidade, gêneros e idade. Por isso, o conteúdo necessitava ser o mais inclusivo possível. O sucesso do case mostra que a meta foi alcançada.

    Também desenvolvemos uma linda campanha de Dia Internacional da Mulher para a Volvo, que possui 80% do quadro de funcionários composto por homens. O resultado foi uma campanha de conscientização que fez os colaboradores e a gerência pensarem no que essa disparidade de gênero poderia significar para a companhia.

    Ou seja, se você quiser implementar uma campanha que tenha um olhar minucioso para todos os colaboradores de sua empresa, conte com uma empresa que é especializada no assunto. A Clima pode engajar seus funcionários através de ações marcantes e inesquecíveis. Que tal fazer isso agora mesmo?

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