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Como grandes líderes inspiram?

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    Ter um perfil de liderança vai muito além de estar em um nível hierárquico mais alto e delegar funções. Porém, muitas pessoas se perguntam como os grandes líderes inspiram. A respostas é simples: eles possuem valores e características únicas, que conseguem impactar as pessoas à sua volta. Nas empresas, é fundamental ter um líder em vez de um chefe.

    O autor norte-americano Simon Sinek trabalhou durante anos em agências de publicidade. Foi nelas que ele pôde conhecer diferentes tipos de liderança. Depois, ele criou seu próprio negócio e passou a dar palestras nas quais relata suas experiências e percepções. Assim, ele se tornou um especialista em liderança, com diversas obras publicadas. Além disso, seus conselhos viraram um programa chamado “O Efeito Por quê”, criado pela renomada empresa Ernst & Young.

    Em uma palestra no TED Talks, Sinek mostrou como os grandes líderes inspiram: através de uma característica fundamental, que é dar às pessoas um propósito. Ou seja, eles invertem a ordem e fazem com que as pessoas compreendam o porquê do que elas fazem. Ter esse entendimento no lugar do “o que fazer” e do “como fazer” traz resultados mais profundos. Além disso, leva a uma reflexão mais profunda do trabalho. Confira a palestra:

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    Mais dicas de como os grandes líderes inspiram os outros

    Se você ainda está em dúvida de como grandes líderes inspiram, existem outras características que os definem além da dica de Simon Sinek. Portanto, confira uma lista elaborada pela Forbes sobre maneiras de os gestores inspirarem seus colaboradores:

    1. Explique os resultados

    Muitos líderes cobram mais resultados de seus colaboradores, mas se esquecem de mostrar quais são. Assim, o bom líder pode inspirar as equipes explicando a importância de cada etapa no produto ou serviço final. Ou seja, deve explicar a importância de cada colaborador na resolução de problemas.

    2. Tenha bons objetivos

    O objetivo de toda empresa é o lucro. Porém, isso não precisa ficar tão explícito na cultura organizacional. Os colaboradores valorizam mais aqueles líderes que conseguem enxergar além. Ou seja, expõem os bons impactos causados por seus produtos e serviços. Quanto melhor for para a sociedade ou causas sociais, maior será o engajamento dos colaboradores.

    3. Conheça seus colaboradores

    Bons líderes são aqueles que enxergam seus funcionários como indivíduos, conhecendo seus anseios, seus valores e sua história. Dessa maneira, é possível motivar mostrando que ele se importa com o outro, independente do nível hierárquico. Por isso, os gestores devem dedicar parte de seu tempo para conhecer seus colaboradores e com isso aprender como lidar com eles em diferentes situações.

    4. Forneça bons feedbacks

    Dar autonomia aos funcionários é importante para agilizar processos, porém, estipule programas de feedbacks para estimular a troca de experiências. Você pode apontar os acertos e os pontos a serem melhorados de uma forma clara e educativa. Isso vai motivar o colaborador a sempre buscar o melhor, em um aprendizado constante.

    5. Promova a inovação

    Muitos gestores estão em busca de ideias, que podem partir de qualquer colaborador. Porém, na hora de colocar a mão na massa, nem sempre os inovadores ou os destaques são chamados para fazer parte da equipe que irá implementar a ideia. Ou seja, quando tiver algum novo projeto, valorize um talento interno dentro da inovação.

    6. Crie significados

    Os colaboradores esperam que seus gestores os ajudem a alcançar o sucesso, mas essa relação pode ir além disso. Por isso, ao criar significado para as conquistas, o líder inspira ainda mais. Afinal, dessa maneira não existem fracassos. Além disso, exalte os talentos de seus colaboradores para eles se sentirem realizados com seus avanços.

    7. Pratique o respeito

    O reconhecimento dentro das empresas é importante, mas muitas vezes pode ser exagerado e perder o significado. O líder deve reconhecer e elogiar as conquistas dos colaboradores, é claro. Mas, primeiramente, ele deve respeitar essas vitórias. Além disso, deve mostrar a importância do respeito antes do reconhecimento, para assim formar uma relação muito mais forte e confiável.

    8. Ajude no desenvolvimento pessoal

    Ainda é comum que líderes acreditem que seu principal papel é mostrar desempenho. Eles acham que, dessa maneira, inpiram os colaboradores a chegarem à mesma posição. Isso não está totalmente descartado, mas os melhores líderes são aqueles que continuam o próprio desenvolvimento pessoal. E, com isso, incentivam suas equipes a seguirem o mesmo caminho. Dessa maneira, o reconhecimento será algo natural na carreira dos colaboradores.

    9. Confie em seus colaboradores

    Essa é uma dica crucial: toda relação de sucesso é baseada na confiança. Por isso, dentro das empresas não seria diferente. Os colaboradores se sentem mais valorizados e inspirados quando possuem uma relação confiável com seus gestores e líderes. 

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