⯇ VOLTAR

5 tipos de conteúdos para aumentar a atratividade dos canais internos

Navegue por tópicos

    Trabalhar a comunicação interna e investir em tipos de conteúdo para atrair a atenção dos colaboradores, além de fazer com que se interessem pelas questões abordadas pela empresa é imprescindível para garantir um bom funcionamento dos seus processos.

    No entanto, o fluxo de informações e a forma na qual ele deve ser transmitido faz toda a diferença para atingir os objetivos propostos. As organizações precisam entender que esse trabalho deve fazer parte de uma estratégia, do contrário, pode ser difícil atingir os resultados.

    Para que você enfrente esse desafio, separamos as 5 tipos de conteúdo para aumentar a atratividade dos canais interna e qual a melhor maneira de trabalhar esses conteúdos de acordo com seus objetivos. Confira!

    1. Artigos informativos

    A comunicação escrita é um dos tipos de conteúdo voltados ao diálogo com os colaboradores mais populares dentro do ambiente corporativo, e pode ser praticada de várias formas.

    Há empresas que investem no famoso mural de recados, geralmente posicionado próximo ao relógio de ponto e nas áreas comuns em que os profissionais costumam fazer as suas refeições.

    O canal, ainda que arcaico, apresenta alguma eficiência. No entanto, a tecnologia pode revolucionar essa prática e garantir que a informação realmente chegue a todos.

    Os próprios softwares da empresa podem ser utilizados para exibir mensagens importantes, assim como e-mails e até mesmo o SMS. É possível também criar um grupo no WhatsApp em que só o administrador pode enviar mensagens, transformando o aplicativo em um local somente de leitura.

    Os blogs corporativos voltados aos trabalhadores também são bastante interessantes, pois, além de divulgar os recados necessários, também podem propor conteúdos relevantes para a rotina, bem-estar e desenvolvimento profissional.

    2. Cases de sucesso e infográficos

    Mesmo com toda a tecnologia facilitando os processos internos nas empresas, a comunicação verbal não pode ser esquecida. Existem variados modelos que podem ser adotados pela organização para expor conteúdos que visam melhorar os resultados do negócio.

    Por exemplo, é possível propor uma palestra para apresentar cases de sucesso dos clientes que consomem os produtos e serviços da empresa. Assim, a organização oferece novas informações e argumentos para que a equipe comercial faça uso durante a rotina de trabalho.

    Reuniões para expor infográficos que revelem os resultados de um determinado período também costumam ser bastante motivadoras. E o recurso deve ser explorado quando a comunicação escrita apresentar certo grau de dificuldade, para elucidar dúvidas.

    3. Resultados de pesquisas e relatórios de produtividade

    As pesquisas de clima organizacional fazem parte da chamada comunicação vertical, voltada para troca de informações entre profissionais de diferentes níveis hierárquicos. Tem como objetivo padronizar, integrar e trazer mais produtividade para o trabalho das equipes.

    O conteúdo mais indicado para esse tipo de diálogo está pautado na implementação de políticas de feedback, por meio de relatórios de produtividade e desempenho, e com a realização de pesquisas de clima organizacional.

    Esses dados podem ser trabalhados em reuniões, como na utilização dos artigos informativos, mencionados no início deste texto. O intuito de apresentar essas informações é fazer com que os colaboradores melhorem a sua performance e fiquem atentos aos canais de comunicação, já que podem apresentar boas novidades. Especialmente quando a equipe é reconhecida pelos resultados positivos.

    4. Perguntas estimulantes

    Aqui, deve-se estimular a participação dos colaboradores em prol de um trabalho mais holístico, em que todos participem contribuindo com novas ideias para inovar ou solucionar problemas.

    Um dos canais mais efetivos para promover esse tipo de conteúdo são as chamadas redes sociais corporativas, plataformas semelhantes às que usamos no cotidiano (como o Facebook), mas que foram elaboradas especialmente para as necessidades da empresa.

    Líderes e gestores podem acrescentar um problema ou uma determinada situação a um fórum de discussões, em que os profissionais participem ativamente. A conversa pode evoluir para a vida real, no momento em que as melhores ideias são colocadas em uma reunião para que juntos todos possam decidir como aplicar.

    Apostar nesse fluxo de informação ajuda a empresa a ser mais colaborativa e inovadora, por meio da composição de uma equipe multidisciplinar, já que permite aos colaboradores participarem ativamente de debates e processos de tomada de decisão.

    Além disso, alguns talentos podem ser revelados nesse processo. A organização, ao reconhecer as boas ideias e seus criadores, estimula que os colaboradores continuem participando. Um ótimo caminho para a retenção de talentos e o alcance de melhores resultados.

    5. Storytelling

    O Storytelling pode ser considerado uma das maneiras interessantes para prender a atenção de todos. O formato utilizado é a narração de uma história que visa despertar o interesse do público, utilizando elementos lúdicos para envolver os ouvintes e assim poder chegar até o assunto principal.

    A apresentação de um novo plano de ação se encaixa bem a esse tipo de conteúdo. E está diretamente relacionada à comunicação diagonal.

    A modalidade é uma das formas de transmitir conteúdos relevantes sobre o funcionamento da empresa, para que seus colaboradores estejam sempre por dentro dos novos projetos em implementação.

    Ao longo de todo o artigo, você pôde conferir os tipos de conteúdo que visam aumentar a produtividade das equipes de acordo com os seus principais objetivos. Dentro de cada contexto, apresentamos algumas sugestões de atividades que podem ser realizadas para promover os melhores resultados.

    Por exemplo, mencionamos que investir na comunicação horizontal aproxima as equipes e uma das formas de fazer isso é propor que todos participem de um brainstorm.

    Então, pense que, a partir dessa prática, surgirão ideias que serão realmente implementadas. É aí que entra a comunicação diagonal, pois ela é usada para dividir informações entre todos os profissionais envolvidos com a empresa.

    Todos os tipos de conteúdo aqui descritos têm como principal objetivo tornar o diálogo entre a empresa e seu ativo humano mais eficiente, produtivo e atrativo. Quem está envolvido com as funções relacionadas à comunicação interna sabe bem a dificuldade de manter a atenção dos colaboradores voltada para o que realmente é relevante. Esperamos que as sugestões aqui apresentadas possam facilitar esse trabalho!

    Saiba qual o canal de comunicação ideal para sua empresa. Acesse nosso guia. 

    A Clima Comunicação tem a missão de mudar a forma com que empresa e colaborador se relacionam. Veja os resultados deste trabalho por meio da leitura de alguns cases de sucesso!

    Conheça nossos serviços

    Comunicação Interna

    Torne a comunicação com os seus colaboradores mais estratégica por...

    Saiba Mais

    Endomarketing

    Potencialize o impacto das suas ações de marketing interno.

    Saiba Mais

    Employer Branding

    Potencialize a sinergia dentro da sua organização por meio de...

    Saiba Mais

    Pesquisas e Mensuração

    Potencialize o impacto das suas ações de marketing interno.

    Saiba Mais

    Diagnósticos

    Potencialize a sinergia dentro da sua organização por meio de...

    Saiba Mais

    Employee Experience

    Crie, implemente e desenvolva uma incrível jornada para seus colaboradores...

    Saiba Mais

    Por dentro da nossa cultura

    Aqui, a comunicação é só uma parte da jornada. Quer ficar por dentro do resto? Cadastre-se em nossa newsletter.