Como otimizar a criação de conteúdo para a comunicação interna?

Você já deve saber que o capital humano é o bem mais precioso da sua empresa. Manter uma equipe alinhada, bem informada e esclarecida é fundamental para que as atividades sigam em um ritmo ordenado. Nesse sentido, a criação de conteúdo torna-se uma importante aliada.

O motivo é bastante simples: a comunicação interna é uma poderosa ferramenta que o RH e setor de marketing têm em mãos para que as equipes trabalhem motivadas, já que a transparência se mostra fundamental para que esses colaboradores estejam satisfeitos com a organização.

Preparamos este artigo com o intuito de trazer mais informações sobre os principais aspectos da criação e gestão de conteúdo para esses canais de comunicação interna. Continue a leitura e fique por dentro do assunto!

Centralize a divulgação

A criação de conteúdo existe para que ele seja divulgado, porém, de maneira adequada. A falta de um meio de comunicação interna oficial é uma realidade em muitas empresas, logo, se ele não existe, possivelmente essas informações também não circulam da forma como deveriam.

É de extrema importância definir um local ou mais locais para que esses avisos sejam divulgados e utilizá-los de fato. O sistema interno da empresa, e-mail, grupo de WhatsApp voltado para isso e até o bom e velho mural de recados são alternativas que funcionam muito bem para essa finalidade — desde que sejam alimentados com frequência e que as notícias não fiquem defasadas.

Vale a pena considerar também a criação de uma rede social corporativa, pois isso aproxima ainda mais a empresa do seu cliente interno e colabora para a melhoria do clima organizacional. Plataformas como o Facebook contribuem para que as informações cheguem com mais agilidade aos colaboradores, o que torna a comunicação interna mais efetiva.

Promova a interatividade

Mesmo escolhendo canais de comunicação interna, o conteúdo voltado ao relacionamento com os colaboradores deve ser utilizado para a interação entre gestores, RH e equipes.

Os tópicos apontados nos comunicados devem ser usados como um meio eficiente para promover discussões, disseminar e receber ideias, e demais alinhamentos necessários para o bom andamento de uma empresa.

Esse é um elemento de extrema importância, pois além da empresa sair na frente com as sugestões apresentadas, o departamento de Recursos Humanos também consegue avaliar se as mensagens são compreendidas como deveriam.

Não podemos negar que a tecnologia chegou para facilitar o mundo corporativo, incluindo esses processos. Entretanto, um bom bate-papo presencial ainda se faz necessário para tirar dúvidas, fazer outros esclarecimentos importantes e diminuir os possíveis ruídos na comunicação.

Além disso, é fundamental para manter o planejamento das equipes alinhado e estabelecer de metas.

Torne as informações acessíveis

Nos tópicos anteriores, falamos sobre a necessidade de centralizar as informações e aproveitar os comunicados para gerar um momento de interatividade. Entretanto, é sempre bom lembrar que, mesmo com a adoção dessas práticas, é preciso apostar na criação de conteúdo acessível.

Uma empresa não é composta apenas de colaboradores de alto escalão, em cargos de níveis mais altos. Assim, a comunicação deve ser expressiva e de fácil entendimento para que seja compreendida por todas as pessoas.

Utilizar palavras muito rebuscadas, ainda que uma reunião aconteça depois, faz com que as mensagens percam a credibilidade. Após um tempo, os colaboradores deixarão de ler os papéis, pois podem concluir de imediato que a organização vai explicar o que está escrito em outro momento.

Associe as informações a processos operacionais

Estabelecer políticas de comunicação interna é uma questão cultural da empresa, ou seja, ao implementá-la, significa que a organização está modificando a sua cultura em prol do colaborador.

Nesse contexto, é interessante aproveitar a criação de conteúdo para ir além de um mero comunicado colocado em um mural. Geralmente, quem lida com os processos operacionais tem seu dia recheado de um grande volume de ações para entrada e saída, com um sistema repleto de formulários e relatórios.

Atrelar as informações a esses processos, por meio de pequenas mensagens, é uma estratégia que pode dar muito certo. O colaborador consome pequenos avisos durante seu dia, sem precisar interromper uma rotina atribulada para conferir os murais da empresa.

Dê abertura e ouça os colaboradores

Organizações que prezam por uma comunicação interna eficiente devem ouvir seus colaboradores individualmente. Dessa forma, um dos papéis do RH é ser um setor acessível e aberto a críticas e sugestões.

Os indivíduos que compõe a empresa nem sempre vão se sentir confortáveis para expressar suas dúvidas nas reuniões periódicas voltadas à interação. Portanto, precisam sentir que há segurança para expor o que os incomoda ou as mudanças que acham necessárias.

Crie um manual de conduta da empresa

Muitos colaboradores têm pavor de comunicados com uma convocação para reuniões, pois logo imaginam a necessidade de paralisar as suas funções para ouvir algumas broncas sobre a conduta de alguns membros das equipes.

Para o RH, essa prática também pode ser desgastante e até prejudicial para a rotina do setor. Uma vez que é preciso interromper as atividades periodicamente para lembrar os trabalhadores sobre o comportamento esperado, perde-se um precioso tempo que poderia ser investido na busca por ações que melhoram a vida de todos dentro da empresa.

A criação de um manual de conduta pode ser a solução para esse problema. Ao definir regras, orientações e as possíveis consequências, a criação de conteúdo passa a ter um caráter informativo e voltado para o bem-estar dos colaboradores, tornando-se mais efetiva.

Como você pôde perceber ao longo do texto, as vantagens em manter uma estratégia eficiente para comunicação interna são muitas! Implemente essa política agora mesmo e veja as melhorias no clima organizacional, na elevação dos níveis de produtividade e a diminuição na taxa de rotatividade.

Hoje em dia, é possível contar com agências especializadas em serviços para criação de conteúdo em empresas e endomarketing. A Clima Comunicação, por exemplo, trabalha focada em garantir que o quadro de colaboradores se relacionem da melhor maneira, aproximando a organização dos indivíduos.

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