É um pouco como o próprio nome sugere: o Endomarketing, também conhecido como “marketing interno”, fala daquelas ações de marketing que focam nos próprios colaboradores de uma empresa. A ideia aqui é ter uma estratégia que fortaleça o relacionamento entre a organização e as suas pessoas, afinal, são elas que estão ali todos os dias, fazendo tudo acontecer! E a gente sabe a diferença que o relacionamento pode fazer em um negócio.
Boas relações ajudam a aumentar o alinhamento entre os envolvidos e, nesse caso, também ajudam a melhorar o comprometimento do time com os objetivos estratégicos. Isso porque, com as ações estratégicas adequadas, a empresa tem mais chances de criar uma cultura positiva, com colaboradores engajados com as metas e objetivos internos. E, por consequência, melhorar seu valor de mercado e a percepção das pessoas sobre a empresa. Quem melhor do que os próprios colaboradores para serem embaixadores de uma marca?
Bem planejado, o Endomarketing pode ser uma estratégia que vai além dos resultados – ele também pode ampliar a capacidade de atrair e reter talentos, e colaborar com a Marca Empregadora. E quem faz todo esse trabalho?! Geralmente, o time de Comunicação Interna fica responsável por planejar e desenvolver as iniciativas – mas contar com o apoio de uma consultoria especializada pode fazer toda a diferença.
Para entender na prática os benefícios do Endomarketing a gente pode fazer um paralelo com o marketing externo! Enquanto o externo busca vender o produto e/ou os serviços para o consumidor final, ou para outros negócios, o endomarketing “vende” suas metas, objetivos e cultura organizacional para a sua equipe.
Manter os colaboradores alinhados aos objetivos estratégicos e à cultura da empresa, com uma boa expectativa de crescimento e reconhecimento ajuda a manter um bom Clima Organizacional. Pessoas mais engajadas são mais produtivas, e a empresa se torna mais competitiva, promovendo uma imagem positiva para os todos os seus stakeholders (ou, em bom português, aqueles grupos que têm algum tipo de interesse pelas ações e atividades da empresa).
Em linhas gerais, podemos dizer que os principais benefícios do marketing interno para as empresas são:
Empresas de todo tipo de segmento podem se beneficiar das ações de Endomarketing, desde que bem planejadas e executadas de acordo com o cenário de cada organização. Seja para diminuir o turnover, aumentar a motivação dos colaboradores ou promover a imagem da empresa para futuros colaboradores, dá para desenvolver uma estratégia de marketing interno adaptada às necessidades e ao perfil do público interno com o apoio de uma agência especializada.
Em grandes empresas, com mais de 1 mil colaboradores, o Endomarketing é, sem dúvidas, uma ferramenta essencial para garantir o alinhamento dos times à estratégia do negócio.
Criamos um plano de divulgação para eventos, benefícios, campanhas de segurança, saúde e bem-estar, e outras iniciativas voltadas para o público interno.
Desenvolvemos ações e iniciativas para divulgar programas que envolvem planos de carreira, benefícios e outros temas internos de desenvolvimento relacionados aos colaboradores.
Planejamos e damos suporte a ações envolvendo gamificação para promover o engajamento dos colaboradores e aumentar a participação nas ativações de Comunicação Interna.
A parceria Volvo e Clima é importantíssima para superarmos os desafios da comunicação com o público interno. O profissionalismo, o senso de urgência e a vontade de superar as expectativas (tão de praxe da equipe da Clima) fazem dos nossos trabalhos conjuntos grandes e memoráveis ações para os nossos times industriais.
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Em uma empresa, a Cultura Organizacional guia o dia a dia dos colaboradores, deixando claro quais são as ações e princípios esperados de cada um. A cultura é importante tanto para os times internos, quanto para a imagem da empresa no mercado e com seus clientes. Podemos desenvolver ações de Endomarketing para criar ou estabelecer uma Cultura Organizacional, independentemente do cargo ao da área de um colaborador. Assim, a organização conta com profissionais mais motivados, felizes e engajados com os objetivos estratégicos.
A gente sabe que engajamento é a chave para alcançar resultados cada vez mais relevantes, e construir uma imagem positiva no mercado. Investir em ações de engajamento e gestão de pessoas faz do ambiente de trabalho um lugar mais agradável e produtivo para as pessoas e para o negócio.
Medir o sucesso de uma estratégia de Endomarketing não é simples, mas é possível! O primeiro passo é definir metas e objetivos claros, pode ser a melhoria de um índice de satisfação dos colaboradores, ou o aumento do engajamento, até mesmo a redução da rotatividade, por exemplo. Depois, é importante identificar os indicadores de desempenho (KPIs) que vão ajudar a medir o progresso dessas metas. Os KPIs podem ser quantitativos (como taxas de retenção de colaboradores), ou qualitativos (como o feedback ou respostas em uma Pesquisa de Clima).
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