Você certamente já se perguntou como motivar funcionários, certo? Essa é uma tarefa realmente complexa. Já é difícil apenas explicar o que é motivação, imagine fomentá-la. Para começar a compreender esse conceito, você precisa olhar para si mesmo de outro ângulo e perceber o que tem que mudar. De início, entenda que existe uma grande diferença entre chefe e líder.
A motivação é um fenômeno que se assemelha a uma energia interna capaz de impulsionar as pessoas ao alcance de resultados fora do lugar-comum. Para encontrar a fagulha que acende esse motor, você precisa conduzir sua equipe por meio do exemplo, como um verdadeiro líder, (e não do poder coercitivo, como faz o chefe). E, claro, além disso, pode lançar mão de outros recursos.
Nos tópicos seguintes, nos dedicamos a explicar 6 práticas para ajudar você a descobrir como motivar funcionários e obter resultados grandiosos. Portanto, continue com a leitura!
Primeiro, é preciso começar pelo exemplo. Não adianta pedir (ou até exigir) algo dos funcionários, se você mesmo não faz. O líder de equipe precisa ser um exemplo diário e não apenas um comandante que dita o tem que ser feito, sem o menor compromisso.
Nesse caso, as diferenças entre falar e fazer devem ser eliminadas. Em outras palavras, não adianta dizer uma coisa e, na prática, ter outra posição. Fuja da velha justificativa: “faça o que eu digo, mas não o que eu faço”. Hoje em dia, isso não é mais aceitável e certamente não motiva o time.
É preciso entender que há uma enorme diferença entre chefe e líder. O verdadeiro líder está à frente da equipe e entrega resultados pessoalmente. Ele não usa o poder posicional para engajar talentos, pois tem a legitimidade necessária.
A comunicação é a base para todos os processos que ocorrem dentro da empresa. Sem o bom diálogo, fica difícil conduzir os esquemas de trabalho, e é quase impossível dar início a programas de melhoria contínua (como o PDCA ou o Seis Sigma).
Outro problema da ausência de comunicação é que ela resulta em erros, conflitos, conversas paralelas e retrabalho — isso reduz a motivação dos empregados. Se há muitos problemas no expediente, é possível que os talentos até percam o interesse em ficar na empresa.
Existem diferentes métodos para melhorar a comunicação. Em primeiro lugar, é preciso conscientizar a liderança, a partir do CEO, sobre a importância. Também é fundamental integrar novos canais de diálogo (como murais de recados, intranet, TV corporativa etc.).
Uma boa opção é contar com a ajuda de uma empresa especializada, que seja capaz de identificar os principais “gargalos” para a ótima comunicação e de criar estratégias para melhorar a interação entre os empregados. Logo, os ganhos no diálogo serão maiores.
Em complemento à melhoria da comunicação, é interessante investir em técnicas de endomarketing. Em resumo, o termo diz respeito ao marketing com foco no público que está dentro da empresa — em especial, os empregados.
Ações de endomarketing podem ter diversos objetivos, como:
Não por acaso, algumas das maiores e mais bem-sucedidas organizações usam essa estratégia. A dúvida é: como fazer marketing com foco no público interno? É preciso começar com um objetivo em mente (como motivar o time). Depois, o caminho é buscar por iniciativas capazes de estimular os funcionários e, por fim, monitorar os resultados.
Muitos gestores desconsideram o poder do feedback, o que é um grande erro. Um retorno de informação consistente pode fazer com que o talento enxergue seus pontos fortes e fracos, melhorando conscientemente. Isso, claro, ajuda a motivar os maiores talentos.
Todavia, é preciso saber dar bons feedbacks. A crítica pela crítica não é feedback, mas apenas uma “bronca” desprovida de propósito. O verdadeiro retorno faz sentido ao talento e apresenta pontos que podem ser melhorados. Vai muito além de um “puxão de orelha”.
Para oferecer um feedback, lembre-se de duas coisas: equilíbrio e consistência. É preciso abordar os pontos fortes e fracos do empregado, mostrando que enxerga o que ele faz de positivo pela empresa. Ofereça também um retorno embasado em análises consistentes.
Se bons feedbacks fazem com que os talentos se sintam percebidos, boas recompensas mostram que seus esforços sendo valorizados. Logo, além de reconhecer, é preciso recompensar os talentos — com uma bonificação, premiação ou promoção, por exemplo.
Selecionar a recompensa ideal depende de muitas coisas. É preciso estudar:
No fim das contas, você terá uma noção muito mais clara do que oferecer aos colaboradores.
Uma coisa é certa: boas premiações permanecem na memória. O profissional fica agradecido à empresa, experimenta um maior grau de motivação e alcança conquistas gradativamente maiores. Sendo assim, boas recompensas podem atuar como um grande agente motivador.
As metas podem ser boas fontes de motivação. Elas determinam o que precisa ser alcançado e direcionam todo o time. No entanto, é preciso saber como estabelecer metas de qualidade. Se elas forem muito fáceis ou quase impossíveis, podem desestimular a equipe.
Por essa razão, é necessário saber chegar a um meio-termo, uma meta que seja realista e desafiadora. Ela deve determinar um resultado grandioso para o futuro, capaz de mudar o status quo da empresa, mas ainda precisa ser de possível alcance.
Nesse caso, é interessante considerar o padrão SMART, que consiste em um acrônimo de cinco palavras em inglês a serem consideradas na hora de fazer um planejamento. Boas metas devem ser específicas, mensuráveis, alcançáveis, relevantes e com tempo bem definido.
Como você pode observar, existem muitas maneiras de motivar o time. Entender a diferença entre chefe e líder, além de atuar como exemplo no dia a dia, é o primeiro passo. Também é preciso investir na comunicação interna, no uso do endomarketing, na oferta de bons feedbacks, recompensas e definição de metas desafiadoras. Logo, todos serão beneficiados.
Curtiu o nosso artigo e sabe como motivar funcionários? Lembre-se que são 6 dicas simples, mas que podem fazer toda a diferença. Agora aproveite para compartilhar nosso conteúdo em suas redes sociais e troque uma ideia com seus colegas profissionais.
Torne a comunicação com os seus colaboradores mais estratégica por...
Saiba MaisCrie, implemente e desenvolva uma incrível jornada para seus colaboradores...
Saiba MaisTorne a comunicação com os seus colaboradores mais estratégica por...
Saiba MaisCrie, implemente e desenvolva uma incrível jornada para seus colaboradores...
Saiba Mais