Muitos profissionais dos setores de RH, Cultura, Endomarketing ou Comunicação Interna podem ouvir o termo engajamento de colaboradores sem de fato entender seu significado ou importância.
A verdade é que engajar colaboradores é muito mais do que forçar sua equipe a participar de uma dinâmica de grupo ou de uma pesquisa de satisfação. Trata-se de convencer e motivar um grupo de pessoas a se envolverem por vontade própria com as atividades da organização, conectarem-se umas com as outras e, o mais importante, sentirem-se parte integrante da empresa.
Talvez você pense que a sua equipe já esteja engajada, mas nós o convidamos a pensar duas vezes. Afinal, o engajamento tem uma relação íntima com a motivação e a satisfação de seus colaboradores, sendo, portanto, o seu sucesso em fazer com que as pessoas se envolvam com a empresa não porque são obrigadas, mas porque desejam fazer parte daquela cultura.
Uma das formas de manter o sucesso do seu negócio e aumentar o engajamento dos colaboradores é apostar em estratégias criativas para promover um ambiente de trabalho dinâmico e atrativo em diferentes níveis.
A seguir, confira algumas das iniciativas que a Clima adota para garantir que os colaboradores sintam-se valorizados, motivados e parte de algo muito maior do que eles.
Tudo começa com a questão do engajamento, e por que ele é tão importante. Como você deve saber, funcionários engajados tendem a ser mais produtivos, leais e dispostos a contribuir para o sucesso da empresa.
Pessoas engajadas também se sentem mais satisfeitas com o seu trabalho, reduzindo a taxa de rotatividade da empresa e, como consequência, custos associados à contratação e treinamento.
Além disso, um alto nível de engajamento é frequentemente associado a melhores resultados financeiros, uma vez que colaboradores motivados são mais inovadores e eficazes em suas funções.
Em outras palavras: não se trata apenas de cultura e da construção de um ambiente de trabalho atrativo — mas também do sucesso da sua organização em termos financeiros.
Investir no engajamento de suas equipes é, portanto, também investir no futuro e no desenvolvimento da sua empresa.
Aqui na Clima, acreditamos no poder de promover uma cultura de inovação e participação ativa, entendendo que grandes ideias podem vir de qualquer lugar e de qualquer pessoa dentro da organização.
Assim, a fim de fomentar essa cultura e incentivar a troca de ideias e comunicação entre colaboradores, costumamos implementar uma série de iniciativas, incluindo:
Uma forma de engajar seus colaboradores e convencê-los a compartilhar suas opiniões sobre o negócio é criar um programa de ideias, onde todos são incentivados a submeter sugestões para melhorar processos, produtos ou até o ambiente de trabalho.
Esse programa não só permite que os funcionários contribuam com suas perspectivas únicas, mas também cria um senso de pertencimento e empoderamento. Ele também é importante para demonstrar que a empresa está aberta a todo o tipo de crítica construtiva ou sugestão, e até mesmo incentiva essa prática.
Afinal, colaboradores raramente compartilham suas ideias e opiniões de forma espontânea, principalmente devido à tendência de muitas empresas a se oporem a qualquer tipo de feedback.
Algo que também pode ajudar é organizar sessões regulares de brainstorming em grupo. Esses eventos são oportunidades para que os seus colaboradores pensem fora da caixa e colaborem em soluções criativas para os desafios da empresa.
Aqui na Clima, prezamos muito por nossas reuniões de brainstorm, sempre que possível com a presença de líderes e facilitadores treinados que ajudem a guiar as discussões e garantir que todas as vozes sejam ouvidas.
Criar e manter fóruns de discussão internos, onde seus colaboradores se sintam livres para trocar ideias, debater opiniões e compartilhar qualquer tipo de conhecimento também é uma ótima alternativa.
Esses fóruns devem ser espaços abertos e seguros, em que qualquer pessoa possa colaborar e aprender junto a seus colegas e superiores.
Uma boa comunicação é fundamental para o sucesso das estratégias de engajamento de colaboradores. Pensando nisso, nós da Clima valorizamos a transparência e a abertura em todas as nossas interações, sejam elas realizadas em grupo, seja em reuniões one-a-one.
Neste ponto, é importante deixar claro que uma boa comunicação deve considerar diversos pontos: desde os canais utilizados até a abertura de gerentes e superiores para com os seus subordinados.
Para que a comunicação ocorra, é necessário investimento e engajamento de ambas as partes, e também que os dois lados estejam abertos a ouvirem e aceitarem o que o outro tem a dizer.
Como forma de incentivar uma comunicação direta, eficiente e transparente aqui na Clima, buscamos seguir as seguintes diretrizes:
É muito importante realizar reuniões regulares de toda a empresa para manter os colaboradores informados sobre os objetivos, progressos e desafios da organização. Essas reuniões são uma plataforma para compartilhar informações importantes e celebrar conquistas.
Contudo, é preciso ter em mente que nem todo assunto necessita de uma reunião. E é justamente por isso que existem outros canais de comunicação disponíveis e que devem ser usados, como e-mails, murais, revistas informativas etc.
Já falamos um pouco aqui sobre a cultura do feedback. Nesse sentido, uma boa estratégia é implementar canais de feedback anônimos onde os colaboradores podem expressar suas opiniões, preocupações e sugestões sem medo de represálias.
Obviamente, essas sugestões não devem acabar esquecidas em uma caixa de sugestões ou em um formulário online: elas devem ser analisadas regularmente, avaliadas e, sempre que possível, levadas em consideração na hora de otimizar fluxos e melhorar o ambiente de trabalho.
Por fim, a intranet é uma ferramenta poderosa para a comunicação interna, apesar de nem sempre receber o crédito que merece.
Sendo constantemente atualizada com notícias, informações e recursos úteis, a intranet é um canal direto e gratuito que permite que os seus colaboradores interajam e colaborem entre si virtualmente, independentemente de onde estejam localizados.
Este é um ótimo recurso para empresas que possuam funcionários atuando em regime home office, por exemplo, ou mesmo para organizações com mais de mil colaboradores.
Colaboradores valorizados e reconhecidos por seu trabalho tendem a se tornar mais engajados e motivados, sendo portanto muito importante contar com programas que permitam que as pessoas que compõem a sua empresa sintam-se verdadeiramente apreciadas.
Aqui na Clima, entre as estratégias de engajamento aplicadas por nossas equipes, podemos destacar:
Qualquer tipo de premiação, simples ou elaborada, realizada a fim de reconhecer os colaboradores que se destacaram em suas funções. Com isso, a sua empresa não apenas reconhece todo o trabalho realizado, mas também inspira outras pessoas na equipe a se esforçarem no futuro.
Se a sua empresa não possui a cultura do elogio, isso precisa mudar. Elogiar seus colaboradores, seja durante reuniões ou via intranet, é super importante para demonstrar que a empresa reconhece a contribuição de cada pessoa ao negócio.
Atenção: esse reconhecimento deve ser realizado também publicamente, e não apenas em reuniões entre colaborador e superior. É essencial que o elogio seja algo compartilhado, a fim de reforçar um ambiente de apoio e criar uma cultura de reciprocidade, reconhecimento e camaradagem.
Outra estratégia de clima é oferecer oportunidades de desenvolvimento profissional, incluindo workshops, cursos, conferências e treinamentos em geral.
Assim, sua empresa demonstra o compromisso em investir no crescimento de seus colaboradores, além de mostrar que valoriza suas carreiras e deseja vê-los crescer junto à organização.
Um ambiente de trabalho positivo é essencial para o bem-estar e a motivação dos colaboradores. Aqui na Clima, adotamos uma série de iniciativas para criar um espaço cada vez mais acolhedor e estimulante, incluindo:
O engajamento é importante não apenas para envolver colaboradores em atividades comuns do dia a dia, mas principalmente quando a empresa precisa da participação de suas equipes em atividades mais complexas ou um tanto distantes da realidade do ambiente de trabalho.
Exemplo disso é o case do Grupo Boticário que, em parceria com a Clima, buscou melhorar suas estratégias de endomarketing e conduzir uma campanha de conscientização sobre segurança da informação.
Na ocasião, o principal desafio era sensibilizar os colaboradores sobre a importância da proteção dos dados corporativos, contudo havia o desafio de comunicar essa necessidade de forma simples e eficaz, promovendo uma mudança comportamental significativa nos colaboradores.
Como solução, a Clima desenvolveu uma campanha de endomarketing utilizando estratégias de gamificação e storytelling, criando um jogo educativo sobre o tema para engajar mais de 7.000 colaboradores.
Eventos corporativos e comunicação constante também reforçaram as mensagens de segurança através de workshops, palestras e treinamentos.
A campanha foi um sucesso, conquistando um engajamento de mais de 75% dos colaboradores, com mais de 5.000 participantes ativos, e sendo avaliada positivamente por 96,20% dos envolvidos.
Assim, através de uma abordagem criativa e envolvente, a Clima conseguiu não só informar, mas também engajar e motivar os colaboradores a adotarem práticas seguras no tratamento de dados corporativos, impactando positivamente a cultura organizacional de todo o grupo.
Como vimos, o engajamento dos colaboradores tem um papel fundamental no sucesso das empresas. Aqui na Clima, o uso de estratégias criativas tem gerado resultados tangíveis e positivos em termos de produtividade, retenção de talentos e satisfação dos colaboradores.
Para saber mais sobre nossos serviços de Comunicação Interna e Endomarketing podem ajudar no engajamento dos seus colaboradores, visite nosso site e descubra como transformar de vez a cultura e a comunicação do seu negócio!
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