Empresários, gestores e profissionais de RH buscam cada vez mais livros sobre comunicação interna, com o intuito de se aprofundarem no assunto. Essa procura por maior embasamento sobre o tema se alinha à maior importância que as relações na empresa vão conquistando, afinal, hoje as pessoas têm consciência que esse tópico é essencial para o desenvolvimento corporativo.
A comunicação interna traz engajamento, melhora o trabalho em equipe, abre espaço para a inovação, diminui a taxa de rotatividade, aumenta a produtividade e faz toda a diferença no alcance de metas.
Neste post, sugerimos algumas obras para que você conheça mais sobre comunicação interna e melhore os processos da empresa. Confira!
Parte da comunicação integrada, a comunicação interna tem foco no relacionamento da empresa com os seus colaboradores, seja para disseminação da cultura organizacional ou para informar às equipes sobre mudanças e decisões.
Seu principal objetivo é promover um alinhamento entre os funcionários e o que acontece na empresa, estimulando comportamentos e desenvolvendo o sentimento de equipe e participação.
Uma nova tendência vem se apresentando nas empresas, que muda totalmente a maneira de enxergar e lidar com o funcionário. O mundo corporativo entendeu que o capital humano é o seu maior ativo, e que ter colaboradores verdadeiramente engajados e satisfeitos é essencial para o desenvolvimento da organização.
Com isso, há uma busca pela melhoria da relação com os empregados. Isso não se reduz apenas a uma comunicação transparente, mas buscando a integração dos funcionários e uma presença mais ativa.
Para alcançar esses objetivos, percebemos um aumento no interesse pela comunicação interna, com estratégias que deixem os colaboradores mais à vontade e fazer com que eles “vistam a camisa” da empresa.
Vale lembrar que a comunicação interna não se limita ao envio de e-mails ou a instalação de veículos como TVs corporativas e sites internos veiculando notícias. Trata-se de um diálogo, no qual os funcionários também têm espaço para ideias e, até mesmo, críticas.
Essa abertura vai não só ajudar a melhorar o clima organizacional e as condições de trabalho, como permite que as lideranças percebam boatos com muito mais rapidez. Vale a pena manter-se dentro do que acontece com os colaboradores, até mesmo para disseminar mal-entendidos antes que alcancem proporções maiores.
Reunimos aqui algumas das melhores obras disponíveis no mercado sobre comunicação interna e endomarketing, para que você possa se aprofundar no assunto e propor estratégias na empresa.
Neste livro, os autores abordam a relação entre funcionários e empresa e como esse contato faz a diferença nos resultados organizacionais.
Bruno Carramenha, Viviane Mansi e Thatiana Capellano questionam se a sua empresa tem realmente uma comunicação interna e esclarecem que as informações são repassadas fora das dependências corporativas.
Por isso, é tão importante cuidar da qualidade das relações e da experiência do funcionário, pois sua impressão sobre o local de trabalho é disseminada para outros públicos e afeta diretamente a imagem da marca, independentemente do porte ou idade da empresa.
O professor Wilson da Costa Bueno traz neste livro a sua experiência como profissional e professor de comunicação, com um capítulo inteiro abordando a comunicação interna.
Esta obra traz ainda cases de comunicação para que você se inspire e busque uma solução pontual para algum problema que esteja enfrentando na sua organização.
Esta obra é composta por 12 artigos assinados por executivos e pesquisadores, que mostram a diversidade de desafios enfrentados dentro da comunicação interna. A obra aborda a diminuição das fronteiras e a maximização das consequências das decisões. Essas consequências são totalmente impactadas pelo modelo de comunicação adotado dentro da empresa.
O livro aborda a comunicação e a humanização dentro das empresas, com dois subtemas: a organização como espaço de diálogo e a comunicação como instrumento de humanização das relações de trabalho.
Além disso, a obra traz os resultados de pesquisas realizadas com centrais de relacionamento de duas empresas localizadas em Minas Gerais, que mostram com muita clareza a importância do diálogo para a gestão da comunicação nas corporações.
O autor Gustavo Gomes de Matos destaca a importância de saber ouvir atentamente e de identificar os melhores canais de comunicação, para que todos os funcionários se mantenham bem informados.
Essa prática não só melhora a condução de processos e traz resultados mais interessantes, como transforma os funcionários em verdadeiros aliados da empresa.
Este livro, escrito por Marlene Marchiori, amplia o entendimento sobre a comunicação e cultura organizacional nos dias atuais, ajudando no desenvolvimento das empresas.
A proposta principal do livro é o aprofundamento do estudo da cultura e comunicação corporativas, abrindo caminho para a construção de uma referência forte que auxilie o avanço sobre o tema.
Daniel Costa faz uma excelente relação dos aspectos teóricos do endomarketing com as questões práticas. Ele defende a importância dessa técnica para elevar os níveis de produtividade e criar um ambiente mais propício para a atração e retenção de talentos.
Com uma boa fundamentação dos conceitos acadêmicos, o autor detalha aspectos importantes para que esses conceitos sejam implementados, trazendo a teoria para a realidade de maneira muito clara.
Vale muito a pena ler estes livros sobre comunicação interna e buscar cada vez mais referências sobre o assunto. Adquirir e praticar esses conhecimentos ajudarão na aplicação de uma gestão muito mais equilibrada, voltada às tendências atuais de relacionamento com funcionários e, ainda, comprometida com o alcance de metas sem abrir mão da qualidade de vida e de um bom clima organizacional.
Aproveite para complementar a sua leitura com o ebook que preparamos sobre o assunto. Este material apresenta os canais de comunicação interna ideais para a sua empresa. Baixe agora e melhore ainda mais os resultados e a reputação da organização!
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