A comunicação interna sempre foi extremamente importante para as organizações, especialmente agora em um cenário de altas tecnologias e diversas ferramentas disponíveis. Ela é um elemento primordial para o sucesso de empresas de todos os segmentos, de pequeno, médio ou grande porte. Se bem desenvolvida, ela pode evitar gargalos de compreensão de processo, acelerar a solução de falhas e assegurar bons relacionamentos interpessoais.
É muito importante que seja investido em comunicação dentro das empresas, a fim de que elas tenham sucesso. Desse modo, os funcionários conseguem ter uma ampla visão do negócio como um todo. Hoje em dia, com a tecnologia disponível, há diversos tipos de comunicação interna nas empresas.
Neste post, listaremos os 5 tipos de comunicação interna e como se relacionam entre si. Acompanhe!
A comunicação horizontal, ao contrário da comunicação vertical, objetiva informar de modo direto todos os funcionários, independentemente do nível de hierarquia no qual está. Facilitando, assim, um bom relacionamento interpessoal entre todos os colaboradores.
Essa é a comunicação realizada entre pares — colegas de trabalho e profissionais que estão no mesmo nível hierárquico. Essa modalidade de comunicação interna faz parte da capacidade de criar bons relacionamentos interpessoais, e é primordial para fluência dos processos e um clima organizacional agradável.
O fato é que toda comunicação horizontal é, de certo modo, lateral. Afinal de contas, ela ocorre entre pessoas que têm a mesma classe de “poder” na hierarquia da organização. Desse modo, tal modalidade proporciona a integração entre setores e precisa ser mantida mesmo em grandes instituições.
Normalmente, a comunicação verbal é muito usada no dia a dia das organizações, para a troca de dados entre funcionários, gestores e outros líderes. É possível colocá-la em prática por meio de reuniões, workshops, palestras, treinamentos presenciais na empresa, ou mesmo conteúdos em vídeo e confraternizações, por exemplo.
Quando a comunicação verbal é planejada da forma devida e é bem executada, simplifica o entendimento da mensagem a ser encaminhada e o diálogo. Com ela, é possível tornar a liderança mais efetiva, eficaz e passar confiança para os seus subordinados.
Para que os funcionários estejam sempre cientes dos acontecimentos dentro do ambiente de trabalho e participem, é primordial utilizar mecanismos para que eles procurem compreender o que ocorre na empresa. Logo, incentive a comunicação verbal no seu negócio!
Hoje em dia, com a tecnologia disponível no mercado, é possível utilizar a comunicação escrita de várias maneiras: e-mails, agenda compartilhada, quadros de avisos, intranet, placas informativas e blogs internos. Esses são ótimos canais para manter os colaboradores alinhados com as novidades e acontecimentos da empresa.
Esse tipo de comunicação também é bastante utilizado para elaborar fluxogramas, manuais, cronogramas e registro de informações importantes às equipes. Essa modalidade de comunicação interna é uma das mais usadas no ambiente corporativo e pode ser colocada em prática de várias maneiras. A mais comum é por meio de um jornal mural no qual os funcionários são comunicados dos acontecimentos dentro da empresa, além de tomarem ciência de todas as novidades.
A comunicação chamada de diagonal objetiva uma comunicação inter hierárquica. Logo, equipes de diversos setores, administradores e diretores têm acesso ao mesmo tipo de informação. Esse tipo de comunicação interna é recomendado para quem deseja informar toda a empresa como sobre novos projetos, contextualização ou também transmitir mensagens motivacionais.
Além disso, essa modalidade é normalmente usada para informar os departamentos sobre todo acontecimento interno. Depois de escolhido o tipo de comunicação empresarial a ser usado, é o momento de fazer testes e verificar se, de fato, a escolha foi eficiente.
A comunicação é extremamente importante para o funcionamento perfeito do negócio, visto que é por meio dela que suas operações funcionam da forma correta. A comunicação deve ser clara, de fácil acesso, direta e deve atingir todos a quem for direcionada. Se os objetivos não forem cumpridos, ou se acontecer uma mudança de ação na qual seja preciso implantar um novo modelo, a organização pode escolher por mudar o seu tipo de comunicação, objetivando sempre a excelência em seus serviços.
A vertical é usada para a comunicação com os funcionários que estão em um nível hierárquico maior, como líderes e gestores, por exemplo. Normalmente, esse tipo de comunicação é utilizada para o planejamento estratégico da organização, focada na troca de mensagens entre os gestores e líderes, e também para repassar as informações para os seus subordinados, criando uma relação vertical.
Devido a sua natureza, a comunicação vertical ocorre em dois fluxos, o ascendente e o descendente. A chamada de ascendente é aquela na qual um profissional, em posição hierárquica abaixo de outro, envia uma demanda, realiza uma solicitação ou sugere algo que seja positivo para a empresa.
Alguns exemplos de formas de comunicação ascendente são relatórios gerenciais e planilhas, e têm grande influência na tomada de decisão e mostram-se essenciais para que as empresas tenham um funcionamento adequado.
Já no caso da comunicação descendente, ocorre o inverso. As solicitações e envio de demandas são originadas das lideranças em direção à base da pirâmide hierárquica. Exemplos dessa modalidade são comunicados, reuniões de feedback e orientações sobre as metas do período vigente na empresa.
Por fim, agora que você já conhece os diferentes tipos de comunicação interna nas empresas, inicie um processo de estruturação na sua organização. Uma boa comunicação no seu negócio é sinônimo de produtividade. O fato é que as métricas e indicadores de desempenho estão sempre bastante interligados aos objetivos estratégicos da comunicação interna.
Seus dados e suas informações precisam ser levantados por meio de pesquisas internas ou por meio de ferramentas de gestão e análise — no caso dos turnovers. As informações que são coletadas serão a base para dar continuidade nas estratégias que tiveram resposta positiva e reavaliar e reestruturar as práticas que não alcançaram as expectativas do negócio.
Agora que você conhece os diferentes tipos de comunicação interna e como se relacionam entre si, aproveite para baixar o e-book “Guia da comunicação interna” e fique mais por dentro do assunto!
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