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Saiba como realizar uma pesquisa de clima organizacional

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    Você já parou para pensar que algumas situações como falta de produtividade, excesso de reclamações e funcionários desmotivados são reflexos do clima organizacional da sua empresa? Se você não sabe ou não entendeu a importância destas métricas, está na hora de aprender agora mesmo!

    A pesquisa de clima se aprofunda e reconhece a realidade interna da empresa levando em consideração a opinião sincera do colaborador a respeito de diversas atuações de seus empregadores ou gestores. Assim, é possível identificar o que tem levado a comportamentos desmotivados ou à queda na produtividade e consequentemente planejar ações de melhoria a curto, médio e longo prazo. 

    As insatisfações podem ser as mais variadas possíveis: comunicação ineficaz, atuação falha da liderança, falta de perspectivas de crescimento, remuneração e outros. Por isso, é importante aplicar diversos questionários para compreender o que você como empregador pode fazer para elevar a moral e o ânimo de seus colaboradores.

    Pesquisa de clima organizacional: o pontapé inicial

    Reconhecer que algum funcionário ou até mesmo um time inteiro está desmotivado é o primeiro passo para acender o sinal de alerta nas empresas. Porém, não é preciso haver um cenário negativo para que seja efetuada uma pesquisa de clima organizacional. Afinal, ela também pode indicar os aspectos que a companhia está acertando, podendo aprimorá-los ainda mais.

    Assim que as dificuldades forem mapeadas, é a hora de escolher a melhor ferramenta para analisar o clima da sua empresa. Vale lembrar: essas pesquisas levam em consideração a opinião de seus funcionários, então os indicadores avaliados devem ser com base em questionários aplicados aos colaboradores.

    Para atingir um resultado significativo, é preciso estruturar a pesquisa em diversas fases. Primeiramente, deve-se informar todos os gestores sobre os objetivos da pesquisa. Depois, os colaboradores devem compreender a importância da análise e a necessidade da participação sincera de todo mundo.

     

    A importância da comunicação interna

    Um dos fatores de sucesso em uma pesquisa de clima organizacional é a clareza do comunicado aos funcionários. Cabe à comunicação interna mostrar os objetivos e as vantagens de responder o questionário, bem como instigar a participação de todos. 

    Para isso, considere uma campanha de comunicação que envolva os colaboradores desde o início, antes mesmo da aplicação da pesquisa. E uma das melhores formas de conseguir resultados autênticos é promover uma pesquisa anônima. No momento da aplicação do questionário, não exija nome ou matrícula, apenas as informações necessárias para uma boa tabulação. Isso deixará os colaboradores mais seguros quanto à participação.

    Um questionário eficiente

    A parte do questionário deve ser muito bem elaborada. Tenha em mente quais os objetivos da sua pesquisa e, principalmente, o que fará com as respostas. Defina as perguntas por blocos, não induza a respostas esperadas pelos gestores e não tenha medo de perguntar sobre pontos ruins ou sobre o desempenho da gerência. Afinal, a pesquisa deve refletir exatamente o momento em que a empresa passa, não ocultando os problemas.

    Após aplicação da pesquisa e tabulação dos resultado, faça a divulgação preliminar aos líderes e gestores da empresa. Você pode apresentar os pontos fortes e fracos apontados pelos colaboradores, com consciência de que as respostas podem ser úteis para o crescimento da organização. Os dados irão retratar exatamente o ponto de vista do empregado referente a empresa, sendo eles informações que irão contribuir para a construção de um novo planejamento.

    Defina uma nota de corte e trabalhe nas notas baixas com um plano de ação de melhorias. Algumas delas não necessariamente necessitam de um alto investimento por parte da empresa. Priorize as que mais tenham impacto para o colaborador e, na sequência, as mais relevantes para a empresa. Por fim, busque soluções para as demandas não emergenciais.

    O que perguntar?

    Isso depende do seu propósito. Você pode avaliar apenas a comunicação interna, ou os benefícios ou a satisfação dos funcionários com as tarefas executadas. Normalmente, as empresas elaboram questionários mais completos, a fim de tabular mais variáveis dentro da pesquisa de clima organizacional.

    Você pode perguntar a satisfação em relação aos benefícios (salário, vale alimentação etc.), à estrutura da empresa (acessibilidade, iluminação, segurança etc.) ou capacidade operacional (equipamentos, computadores etc.).

    Também é possível mensurar a satisfação quanto a variantes mais subjetivas. Você pode perguntar o que os colaboradores pensam dos gestores e líderes, ou se eles acham a comunicação eficiente ou até como eles encaram o relacionamento com outros colegas de trabalho.

    Quais as ferramentas para elaborar uma pesquisa de clima organizacional?

    A observação é uma das maneiras de analisar o clima da empresa. Ela é feita pelos gestores, que tentam compreender o que está causando a insatisfação. Por ser muito subjetiva, não costuma ser a mais aplicada. A observação normalmente indica a existência de problemas, mas uma análise mais completa requer a participação dos colaboradores.

    Também é possível montar grupos focais e multissetoriais. Neste caso, os colaboradores relatam, através de entrevistas, o que pensam dos aspectos da empresa. Os grupos focais só funcionam quando há confiança total nos integrantes do grupo.

    Por isso, as pesquisas anônimas são as mais indicadas para compreender a real visão dos colaboradores. Assim, eles se sentem mais seguros para emitir suas críticas e opiniões. Existem alguns modelos de pesquisas de clima organizacional que você pode aplicar na sua organização:

    • Perfil de uma organização, por Halpin & Croft
    • Índice de Negócios e Clima, Payne & Mansfield
    • Teste de CO (TECLA), Universidad de los Andes
    • Instrumento para Medir o Clima nas Organizações Colombianas (IMCOC), Universidad del Rosario de Bogotá
    • Inquérito ECO (Estudo do Clima Organizacional), Fernando Toro

    Apresente os resultados de forma direta

    Após a execução do planejamento e da ação em si, chegou a hora de divulgar os resultados aos colaboradores. Você pode fazer a divulgação de várias formas. 

    Nossa sugestão é a comunicação direta, sem rodeios entre gestor e colaborador. Com os resultados compilados, é hora de cada time sentar e discutir as ações que serão tomadas nas semanas seguintes em busca de melhorar as notas baixas apresentadas na pesquisa de clima. 

    Se sua empresa tiver muitos funcionários, considere fazer um vídeo com o presidente ou diretor e distribua em seus canais de comunicação juntamente com um arquivo com os principais resultados.

    Lembre-se que o compromisso assumido nas reuniões para alinhamento das ações precisa ser cumprido a risca ou ao menos na medida do possível.

    ***

    Aqui na Clima Comunicação, pensamos de forma estratégica em todo o andamento do diagnóstico. Nós temos conhecimento e experiência para desenvolver e aplicar pesquisas, apresentar os resultados e apontar soluções. Se precisar de ajuda para realizar a sua pesquisa, conte com a gente!

     

     

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