Em março de 2020, a pandemia mudou a forma como trabalhamos. De uma hora para outra, o home office se tornou o regime de trabalho de diversas empresas. Até hoje, pouco mais de 1 ano depois, o modelo ainda gera dúvidas e desafios, incluindo na questão da liderança. Afinal, como liderar uma equipe remota ou híbrida?
Não existe uma fórmula exata, mas podemos aprender com os comportamentos que deram certo no último ano. Além do mais, o home office ou o regime híbrido prometem fazer parte do novo normal após o fim da pandemia. Por isso, quanto antes os colaboradores e gestores se adaptarem às novas modalidades, melhor será para garantir o sucesso da organização.
Outra vantagem é que diversos estudos mostram que a produtividade pode ser maior quando os colaboradores trabalham de casa. Uma pesquisa da Universidade de Stanford, nos Estados Unidos, mostrou que funcionários de um call center aumentaram o desempenho em 13% após 9 meses de trabalho remoto. Ainda assim, alguns comportamentos são fundamentais para o sucesso do modelo. Confira!
Para o trabalho em home office funcionar, é essencial que haja confiança na equipe. Tanto da parte dos líderes quanto dos colaboradores. Afinal, o gerenciamento à distância cria mais liberdade para trabalhar, mas cair em armadilhas domésticas pode ser um erro crucial para o rendimento.
Quando se mistura a casa e o trabalho, é impossível não misturar também os afazeres. Ainda que o ideal seja criar foco, é normal que uma fuga da rotina para lavar uma louça ou estender uma roupa aconteça. Por isso, muitas empresas estão oferecendo flexibilidade de horário aos colaboradores, permitindo que eles se dediquem 100% ao trabalho nos momentos em que eles se sentirem mais aptos a isso, mas sempre respeitando a jornada esperada pela empresa.
No trabalho presencial, a troca de ideias e as conversas são mais constantes. Por isso, é ideal que o contato remoto também tenha uma frequência. Também é importante ter cuidado com o uso das palavras, principalmente em mensagens escritas, para evitar ruídos na comunicação que podem transformar um simples pedido em algo grosseiro.
As demandas de cada colaborador precisam ser claras para que eles tenham autonomia na execução das tarefas. Por isso, documentar os processos e deixar detalhada cada etapa do trabalho é fundamental para um resultado final satisfatório. Além disso, a documentação dos processos garante uma transparência maior do trabalho.
Além das diretrizes gerais para o trabalho remoto, é importante que os líderes e gestores também adotem comportamentos que permitam o sucesso do formato. Abaixo, destacamos alguns dos principais fatores de sucesso para líderes que trabalham com equipes em home office.
O distanciamento pode levar ao sentimento de ausência, por isso alguns gestores acabam cometendo o erro de ficar em cima dos colaboradores. Tentar monitorar cada passo da tarefa pode ser desgastante tanto para o líder quanto para o colaborador, que pode se sentir pressionado. Além disso, alguns líderes, para querer mostrar serviço, acabam estendendo as horas de trabalho, afetando seu desempenho e sua saúde. Fuja dessas armadilhas!
Um bom líder é aquele que inspira os colaboradores através de suas ações. Por isso, mostre para eles o que você espera. Ou seja, uma comunicação aberta e sincera, inclusive sobre falhas e anseios, é importante para unir a equipe. Também faz diferença o gestor que se importa com a saúde e o bem-estar dos colaboradores. Assim, sempre que necessário, demonstre apoio e escute os problemas.
Implementar programas de feedback é importante em todos os regimes de trabalho. Porém, nos modelos remoto e híbrido, isso se torna extremamente necessário. Afinal, os colaboradores gostam de saber o que estão acertando e o que precisam melhorar. Organizar reuniões individuais é uma maneira de compreender o cenário com a visão de todos.
Durante a jornada de trabalho, esteja sempre aberto para responder os questionamentos dos colaboradores. Saber que há um suporte do outro lado da tela é importante para que nenhuma dúvida atrapalhe o andamento das atividades.
Assim como diversas empresas, em 2020 a Clima Comunicação adotou inicialmente o trabalho híbrido. A maioria dos colaboradores executava as funções em suas próprias casas, mas eles tinham a possibilidade de trabalhar na agência em determinados dias da semana, desde que não houvesse aglomeração.
Com o agravamento da pandemia, optamos pelo trabalho 100% remoto. Assim, só voltaremos ao trabalho presencial quando todos forem vacinados. O trabalho remoto trouxe alguns desafios, mas aprendemos internamente (com nossas ações) e externamente (com serviços feitos a clientes) como lidar com o novo formato.
Uma campanha que fizemos sobre segurança da informação para o Grupo Boticário – confira o case aqui – mostrou a importância de cuidar dos dados da empresa mesmo com o trabalho feito à distância. Afinal, a comunicação interna tem sido fundamental para aproximar colegas e gerar o senso de pertencimento.
Por isso, descubra o que a Clima pode criar para o seu negócio. Com 9 anos de experiência, já enfrentamos desafios de diferentes tamanhos e podemos achar soluções criativas para as suas demandas. Que tal descobrir como?
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