O happy hour é uma excelente forma de integrar colaboradores de diferentes áreas e de discutir assuntos além do trabalho. Claro que rotinas empresariais ou novas decisões da empresa sempre são pautadas nessas reuniões informais. Porém, como manter esse hábito em tempos de pandemia?
A pandemia de covid-19 mudou o modelo de trabalho. De uma hora para outra, muitas empresas adotaram o regime de home office. O afastamento social continua sendo uma das principais dicas sanitárias para evitar a propagação do vírus. Além disso, a vacinação em massa ainda pode levar muitos meses para acontecer.
Esse cenário fez muitas empresas adotarem o home office como o “novo normal”. Tanto é que muitos analistas acreditam que esse sistema deve ser cada vez mais utilizado nos próximos anos, mesmo que a imunização contra o coronavírus se mostre eficiente.
Por isso, que tal implementar happy hour virtual em sua empresa? Confira algumas dinâmicas que podem ser feitas por videoconferência e que podem integrar seus funcionários.
Além das bebidinhas, quase todo happy hour inclui algum tipo de petisco. Que tal levar a gastronomia para seu encontro virtual? Você pode escolher um funcionário que cozinhe muito bem para ensinar uma receita à distância. Também é possível contratar um chef profissional para isso, usando receitas práticas e que podem ser feitas nos intervalos para o almoço.
O joguinho virtual do momento tem agradado pessoas de diferentes idades. No clima organizacional, ele pode servir para desafiar a lealdade das panelinhas. Afinal, uma das diversões do game é ludibriar os outros participantes quando você for sorteado como o impostor. Os debates podem ser acalorados, mas certamente serão muito divertidos. Além disso, eles ajudam na integração dos novos contratados.
Outra ideia interessante é a de assistir algo em grupo na Netflix. A extensão Teleplay, para o Chrome, permite a sincronização para que todos assistam a algum filme ou série ao mesmo tempo. Também há um campo de discussão para comentar sobre o conteúdo.
O apresentador Fábio Porchat estreou o programa “Que História é Essa, Porchat?” no canal GNT, neste ano. A atração fez sucesso ao mostrar famosos e anônimos contando histórias peculiares. Algo semelhante poderia ser feito com a equipe: juntar o pessoal para mostrar alguma foto importante e a história por trás dela. Essa é uma maneira de humanizar seus colaboradores e de conhecê-los mais a fundo.
A vantagem do happy hour virtual é que o “passeio” pós-trabalho pode ser feito em diferentes lugares. Que tal trocar o tradicional barzinho por um museu? Diversos locais como o Louvre, o Van Gogh e o Metropolitan possuem tour virtuais. Ou seja, você pode marcar uma “excursão” com o pessoal da firma para comentar as obras depois.
As salas de escapada são um sucesso. Só que, por conta da pandemia, elas estão fechadas. Entretanto, algumas redes criaram versões online de suas salas mais famosas. O Escape60, por exemplo, lançou um jogo que pode reunir até 10 pessoas remotamente.
Diversos são os cursos ou atividades que a empresa pode oferecer a seus funcionários de maneira remota. Incluir um calendário de meditação entre os colegas pode ser uma forma de desligar momentaneamente do mundo para focar melhor nos projetos. Você pode aliar a isso a práticas de yoga com professores virtuais, por exemplo.
O ser humano é social. Por isso, a pandemia praticamente acabou com algo importante para as pessoas: a interação e a diversão. Ficar trancado em casa tem suas desvantagens, mas com um pouco de criatividade é possível aproveitar melhor o tempo, mesmo em grupo – à distância, claro.
Muitas empresas contrataram novos funcionários em 2020. Entretanto, alguns já começaram atuando remotamente. Ou seja, isso dificultou a interação com outros colegas. Por isso, organizar eventos online para quebrar o gelo é uma forma de aproximar os colaboradores. Além disso, essas interações estimulam a criatividade, geram diversão e garantem a aproximação dos times.
É importante deixar o convite aberto a todos os colaboradores e não pressionar nenhum deles a participar. Lembre-se: o melhor do happy hour é o fato de ele ser descompromissado, quase sempre marcado de última hora. Ou seja, independente da atividade proposta, a participação deve ficar a cargo do funcionário.
Também é importante que ele tenha as ferramentas necessárias para participar da interação ou da brincadeira. Inclusive, é possível montar tutoriais caso alguma tecnologia desconhecida esteja envolvida – o caso de jogos online, por exemplo.
A equipe responsável pelo comunicação interna pode detectar os eventos mais interessantes para seus funcionários com base em seu perfil. Não adianta marcar um karaokê online, por exemplo, se ninguém gostar de cantar. Depois, é preciso fazer o convite para o evento, reforçando depois de alguns dias. Só não precisa insistir, afinal, a participação é voluntária.
Caso tenha alguma dúvida sobre como escolher a melhor atividade para o seu time, conte com a Clima Comunicação para esse mapeamento. Em plena pandemia, também tivemos que adaptar rotinas e atividades propostas para nossos clientes, sempre entregando os melhores resultados e conquistando os maiores engajamentos. Afinal, quem fica parado é poste.
Torne a comunicação com os seus colaboradores mais estratégica por...
Saiba MaisCrie, implemente e desenvolva uma incrível jornada para seus colaboradores...
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