⯇ VOLTAR

Employer Branding: 9 dicas para o sucesso da sua marca

Navegue por tópicos

    Nos últimos anos, o conceito de marca empregadora, ou employer branding, se tornou cada vez mais importante dentro das empresas. Ele faz referência ao conjunto de ações tomadas para promover sua marca entre os colaboradores ou potenciais candidatos a vagas na sua companhia. 

    A forma de se posicionar no mercado de trabalho, o modo como o processo de recrutamento e seleção ocorre e o foco em reter e engajar as pessoas certas são o que constroem a credibilidade e a reputação de uma instituição com uma boa estratégia de marca empregadora.

    As ações de employer branding se tornaram uma das principais aliadas do setor de recursos humanos, já que fortalecer esse conceito irá atrair os melhores talentos do mercado. Além disso, uma boa estratégia de marca empregadora é capaz de reduzir a taxa de turnover na sua empresa.

    Contruir uma marca empregadora de sucesso é fundamental para seu negócio

    Como construir um employer branding de sucesso?

    Não existe uma fórmula mágica para construir uma marca empregadora de sucesso, mas algumas etapas são fundamentais para esse processo. É importante se lembrar que o employer branding é algo em constante evolução. Por isso, quanto mais sua empresa investir e se atualizar no assunto, melhores serão os resultados na contratação e retenção dos melhores profissionais.

    Por isso, esteja atento a algumas etapas imprescindíveis na criação de um employer branding arrasador:

    1. Defina seus valores

    Para começar, a empresa precisa ter bem definido qual é a sua visão, a sua meta e os seus valores. Isso é o que vai destacar a companhia de suas concorrentes, já que é a primeira porta que pode chamar a atenção de candidatos às suas vagas. Entretanto, uma pesquisa da Social Talent mostrou que 44% dos CEO’s nem sequer sabem que suas empresas possuem esses termos definidos.

    Ou seja, a comunicação interna precisa elaborar as estratégias de implementação e comunicação para que isso seja do conhecimento de todos. Vale destacar que esses termos precisam ser realistas e refletir aquilo que realmente é seguido dentro da organização. Afinal, uma boa marca empregadora para o público externo precisa primeiro ser praticada internamente.

    2. Compreenda os desafios atuais

    Você sabe quais são as principais dificuldades para a contratação de novos colaboradores? Para poder construir um employer branding de sucesso, é necessário ter essas informações a fim de corrigir eventuais falhas no processo de contratação. Dessa maneira, é possível adotar ações pontuais que resolvam os problemas em sua raiz. Isso vai agilizar os processos e fortalecer sua estrutura de recursos humanos.

    3. Defina seus objetivos

    O que sua empresa busca na hora de contratar novos talentos? As metas de employer branding podem ser as mais variadas, como aumentar o número de candidatos qualificados, aumentar o número de interessados nas vagas, aumentar o engajamento dos posts de vagas nas redes sociais, melhorar a participação dos funcionários na construção da marca empregadora e melhorar as avaliações de sua empresa no Glassdoor.

    Ao definir quais os principais objetivos buscados pela empresa desde o anúncio da vaga até a efetivação do novo colaborador, o processo tende a ser mais dinâmico e assertivo nas contratações.

    4. Defina a persona dos candidatos

    No marketing, o conceito de persona está relacionado a um personagem fictício criado para a campanha. Dentro da construção de uma marca empregadora, isso está relacionado ao perfil ideal do candidato tanto para a sua empresa quanto para a vaga anunciada. 

    A definição da persona leva em consideração informações como idade, valores defendidos, locais em que a pessoa procura por vagas, que tipo de conteúdo ela consome e por aí vai. Assim, ao anunciar uma oportunidade, sua empresa pode criar ações voltadas diretamente para a persona ideal que ela está buscando.

    5. Defina os canais em que as vagas serão anunciadas

    Muitas empresas acham que anunciar uma vaga no maior número de canais possíveis irá atrair mais candidatos. Isso pode até ser verdade, mas nem sempre eles estarão qualificados para o preenchimento da vaga. Por isso, é ideal ter uma estratégia dos principais canais utilizados pela empresa.

    Isso também evita, por exemplo, que o recrutador se perca nos diferentes locais publicados. Sites especializados em vagas, redes sociais da empresa (principalmente o LinkedIn) e o site oficial são os principais locais que você deve considerar na estratégia de divulgação. Porém, lembrando: é importante ficar atento a todos os locais, a fim de tirar dúvidas dos candidatos.

    6. Gere engajamento interno

    Estimular a participação dos atuais colaboradores no processo de employer branding é fundamental para atrair novos talentos. Os funcionários compartilham as vagas anunciadas? E quanto a outras publicações de suas redes sociais? Quanto maior for o engajamento online, maior será a visibilidade da sua marca.

    Vale ressaltar que os colaboradores são os principais porta-vozes da empresa. Assim, a opinião deles tem muita importância no processo de decisão dos candidatos se submeterem ao processo de seleção. Também é possível criar conteúdos específicos com os colaboradores, como depoimentos sobre como é trabalhar na empresa ou sobre suas rotinas de trabalho. Isso irá refletir mais assertivamente a cultura organizacional e pode atrair mais candidatos qualificados.

    7. Envolva a liderança

    Não dá para fazer o employer branding se os líderes da empresa não estiverem por dentro das ações. Os gestores atuam como modelos para os colaboradores. Por isso, para conseguir o engajamento dos funcionários, é necessário que a liderança dê o exemplo e participe da construção da marca empregadora.

    O compartilhamento das vagas anunciadas nas redes sociais, a conversa com os interessados e a construção do clima organizacional são ações esperadas dos bons líderes organizacionais. Dessa maneira, sua empresa será vista como tendo líderes atuando e motivadores.

    8. Cria uma experiência positiva para os candidatos

    Sabe aquela história de prometer dar uma resposta sobre uma entrevista de emprego e isso nunca ser feito? Não pode acontecer. Os candidatos têm expectativas quando se candidatam a uma vaga. Por isso, é essencial dar um retorno sobre a candidatura, mesmo que seja uma recusa da vaga.

    De acordo com uma pesquisa da Talent Adore, 78% dos candidatos avaliam a etapa da seleção como fundamental para compreender como a empresa valoriza seus colaboradores. Uma experiência ruim pode afastar os melhores talentos, além de fazer com que eles nunca mais consumam seus produtos ou serviços.

    9. Mensure os resultados

    A última etapa para construir o employer branding é avaliar os resultados de um processo de seleção. Para isso, sua empresa pode ter como base os objetivos traçados anteriormente, para compreender se tudo funcionou como o esperado e quais os pontos necessitam de maior atenção em futuras contratações.

    Sobre a Clima Comunicação

    Já pensou em deixar sua comunicação interna nas mãos de quem realmente entende do assunto? A Clima está desde 2012 revolucionando o endomarketing de empresas de diferentes portes e segmentos, sempre pensando em ações criativas para as mais diversas finalidades.

    Por exemplo: já reestruturamos a comunicação interna da Volvo, fizemos a pesquisa de clima organizacional do Hospital Israelita Albert Einstein e reforçamos a cultura do Lean 6 Sigma da Telefônica. Essas ações geraram intenso engajamento dos colaboradores e mostraram o modo de operação da Clima, que busca sempre a perfeição.

    Que tal conhecer nossos serviços e ter o mesmo capricho com a comunicação interna da sua empresa?

    Conheça nossos serviços

    Comunicação Interna

    Torne a comunicação com os seus colaboradores mais estratégica por...

    Saiba Mais

    Endomarketing

    Potencialize o impacto das suas ações de marketing interno.

    Saiba Mais

    Employer Branding

    Potencialize a sinergia dentro da sua organização por meio de...

    Saiba Mais

    Pesquisas e Mensuração

    Potencialize o impacto das suas ações de marketing interno.

    Saiba Mais

    Diagnósticos

    Potencialize a sinergia dentro da sua organização por meio de...

    Saiba Mais

    Employee Experience

    Crie, implemente e desenvolva uma incrível jornada para seus colaboradores...

    Saiba Mais

    Por dentro da nossa cultura

    Aqui, a comunicação é só uma parte da jornada. Quer ficar por dentro do resto? Cadastre-se em nossa newsletter.