O ano de 2022 finalmente começou! O mundo todo torce para que ele não seja parte de uma trilogia iniciada em 2020 com a chegada do coronavírus que causou caos em todo o planeta. Aos poucos, muitas empresas forçadas ao trabalho remoto começaram a reabrir suas portas para os colaboradores. O sistema híbrido tem sido uma escolha de várias, mas, por ser uma novidade, também gera novos desafios: afinal, como reforçar a cultura interna sendo que alguns estão em casa enquanto outros trabalham no escritório?
Esse novo período de transição, do trabalho remoto ao híbrido, pode trazer uma série de dúvidas e inseguranças. Entretanto, ele pode ser o momento ideal para ações de comunicação corporativa que reforcem a cultura da companhia. Afinal, a cultura interna é uma ótima forma de integrar todos os colaboradores, principalmente aqueles contratados no formato remoto durante a pandemia.
A cultura é capaz de dar energia, gerar engajamento e, principalmente, dar o senso de pertencimento ao colaborador. Como o formato híbrido é novo para praticamente todas as empresas, essa é uma oportunidade de criar algo do zero de maneira planejada e escalonada. Diferente, por exemplo, do trabalho remoto, que foi imposto e aprendido à base de tentativa e erro por parte dos gestores, líderes e funcionários.
Um estudo da McKinsey & Company, feito no ano passado, mostrou que 68% dos trabalhadores norte-americanos sentem que as empresas não comunicaram claramente sobre o retorno ao escritório. Isso gera insegurança em muita gente, principalmente com o avanço da variante ômicron do coronavírus no começo de 2022.
Ou seja, além de reforçar os aspectos culturais referentes à cultura da empresa, é preciso saber comunicá-los efetivamente aos profissionais. Não há uma fórmula mágica para isso, mas começar pelo básico é um bom ponto de partida. E pelo básico entenda: os valores que sua empresa defende.
Quanto mais estruturado e enraizado forem seus valores, maior será a compreensão e o engajamento por parte dos colaboradores. Uma forma eficiente de comunicar esses valores é através da utilização dos próprios profissionais da empresa nas campanhas internas. Mostrar como os valores corporativos impactam sua vida e sua rotina ajuda a criar uma ligação mais humana com a companhia. Afinal, o ser humano adora uma história bem contada, principalmente com agentes com quem ele pode conhecer e trocar experiências.
O reforço da cultura será fundamental para ampliar o senso de pertencimento do colaborador. As pessoas naturalmente têm a necessidade de se sentir acolhidas nos diferentes espaços que elas circulam. Por isso, trabalhar em uma empresa que as acolham é importante para fidelizar o profissional, aumentar seu engajamento e melhorar todos os seus indicadores de produtividade. Afinal, a gente trabalha melhor quando nos sentimos bem.
No formato híbrido, isso pode se perder, principalmente com profissionais que trabalham longe da sede e, por isso, vão permanecer no sistema remoto. Durante a pandemia, as contratações extrapolaram as barreiras geográficas, mas isso pode gerar novos desafios com o retorno dos profissionais aos escritórios.
Por isso, anote as dicas abaixo para reforçar o senso de pertencimento:
Não há outra maneira de transmitir os valores, a missão e a visão da empresa que não seja através da comunicação interna. Por isso, ela deve ser clara, transparente, assertiva e direta. Isso faz com que o colaborador se sinta mais respeitado, já que as informações não são mascaradas para mostrar uma falsa realidade. Além disso, essa comunicação precisa agregar valor à rotina do profissional, ajudando a executar suas tarefas com mais precisão e eficiência.
Além de falar com seus colaboradores através da comunicação interna, é preciso saber ouvi-los. Quanto mais os profissionais sentem que suas necessidades são ouvidas e atendidas, melhor será o seu engajamento e sua fidelidade à empresa. Programas de feedback ou de ouvidoria podem ser formatos que auxiliam os colaboradores a se manifestarem.
Ferramentas como Zoom, Teams e Meet são ótimas para videoconferências e se tornaram aliadas das empresas durante a pandemia. Porém, além de usá-los para as reuniões, eles podem servir para gerar momentos de descontração e de socialização. Dinâmicas específicas para o formato online podem contribuir para que os laços entre os colaboradores sejam estreitados.
A liderança tem um importante papel no reconhecimento das dificuldades dos colaboradores. Nem sempre os profissionais expressam seu descontentamento ou suas frustrações. Por isso, cabe ao gestor identificar pequenas nuances que demonstrem o sentimento negativo de membros de sua equipe. Nesse sentido, muitos líderes precisam de capacitação específica para exercer esse olhar mais humano com sua equipe.
Se sua empresa mantém funcionários remotos e presenciais em tempo integral, não se esqueça dos que estão distantes fisicamente. Esse isolamento geográfico pode gerar uma sensação de isolamento interno na companhia. Por isso, ao reconhecer os talentos, lembre-se daqueles que não estão no dia a dia nos corredores da companhia. Um agradecimento público, por exemplo, já é uma forma de mostrar que eles fazem parte do time.
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