Hoje em dia, a comunicação interna é uma ferramenta crucial para as empresas. Ela serve para engajar os funcionários e estreitar o relacionamento entre as equipes. Dessa maneira, a comunicação interna precisa estar alinhada com diferentes setores da empresa. Porém, uma das relações mais estreitas deve ser com a área de tecnologia da informação (TI).
Essa relação, entretanto, nem sempre foi tão óbvia. Por muito tempo, os gestores enxergaram essas áreas completamente independentes. Só que é impossível implementar novos mecanismos de comunicação sem compreender ou envolver a área de TI. Além disso, também é impossível mudar rotinas no setor de TI sem que haja o envolvimento da comunicação interna.
Cada vez mais, os comunicadores buscam novas ferramentas para gerar as ações que envolvem todos os colaboradores das empresas. Para isso, é preciso investir em novas tecnologias que nem sempre estão diretamente relacionadas às atividades executadas pela companhia.
Por isso, o engajamento do setor de TI é fundamental para o sucesso do projeto. Uma pesquisa da Pulse mostrou que apenas 39% dos líderes da área de tecnologia da informação possuem o objetivo de melhorar a comunicação dentro de suas companhias. Ou seja, ainda há um grande caminho para alinhar os dois setores e mostrar que juntos eles podem fazer a empresa crescer.
Por exemplo: já imaginou implementar uma intranet sem os profissionais de TI? Ou desenvolver um aplicativo de comunicação entre os colaboradores sem que os líderes de tecnologia desenvolvam o software com a segurança necessária para seu funcionamento? Isso seria muito complicado, por isso a necessidade de o time de TI compreenda as mudanças para oferecer a melhor infraestrutura para as inovações.
Do mesmo modo que a comunicação interna necessita da área da tecnologia da informação para aprimorar seus resultados, o setor de TI precisa da comunicação para implementar suas próprias novidades. Ou seja, essa relação é uma via de mão dupla, na qual os dois departamentos podem trabalhar juntos para obter sucesso em suas jornadas.
A comunicação interna também serve para transmitir a todos os colaboradores as inovações da companhia. Assim, se o departamento de tecnologia da informação necessita atualizar as máquinas ou mudar um software, por exemplo, cabe à comunicação interna criar estratégias para que todos fiquem cientes das mudanças.
E tem mais: a comunicação interna pode desenvolver todo o material técnico necessário para que a mudança aconteça. Ou seja, para isso, é imprescindível que os dois departamentos estejam alinhados para que a informação seja compreendida até mesmo por quem não está acostumado a termos tecnológicos.
Também vale lembrar que a maioria das empresas está passando por um processo de digitalização das demandas. Com diversas atividades sendo feitas na nuvem, é preciso que o setor de TI converse com a comunicação interna para que todos os processos estejam alinhados entre os colaboradores de diferentes setores.
Normalmente, o setor de tecnologia da informação recebe as demandas dos outros colaboradores em cima da hora. O computador parou de funcionar? Ligam para a TI para resolver de maneira urgente. A internet não conecta? Chama o TI pra já! Entretanto, para que a comunicação interna possa tirar o máximo proveito da tecnologia, é preciso que a construção de relacionamento entre as áreas seja feita desde o início de um projeto.
Por exemplo: ao querer implementar um novo programa de comunicação entre os colaboradores, é importante que a TI participe da seleção e da compreensão do novo programa. Dessa maneira, é possível criar um cronograma de transição e adaptação ao novo recurso sem que isso precise ser feito a toque de caixa. Já falamos aqui no blog que é necessário trocar a improvisação pelo planejamento, e essa máxima é fundamental nesse cenário de inovação.
Para o profissional de comunicação interna, compreender a atual infraestrutura da companhia usada em suas ações é fundamental para pensar em novidades e aprimoramentos. Para isso, é fundamental ter um bom relacionamento com os líderes da área de TI para entender quais são os gargalos do atual sistema e, com isso, buscar soluções para preencher as lacunas de informação.
Com o avanço do trabalho remoto, principalmente por conta da pandemia, esses gargalos podem ser ainda maiores e nem sempre envolver diretamente a rede e a infraestrutura da empresa. Mesmo assim, para entender o que pode afetar o recebimento das mensagens, é importante estar alinhado com a TI.
Além disso, para implementar novos recursos de comunicação interna, a área de tecnologia da informação vai necessitar dos seguintes fatores:
A Clima está desde 2012 revolucionando a comunicação interna de empresas de diferentes setores e portes. Ao longo dos anos, diversas ações mostraram a importância de aproximar setores e de engajar colaboradores.
Um de nossos cases de sucesso, por exemplo, foi a campanha de segurança da informação desenvolvida para o Grupo Boticário. Através de um processo de gamificação, a nossa empresa desenvolveu um material mostrando como os colaboradores podem cuidar dos dados compartilhados nas redes da empresa – principalmente aqueles em regime de home office.
Ou seja, criamos uma ação que envolveu tanto a comunicação interna quanto a tecnologia da informação. E, para isso, foi criado uma ação lúdica, na qual os colaboradores se divertiam enquanto assimilavam novas informações pertinentes relacionadas à segurança de dados.
Que tal ter o mesmo capricho nas ações de comunicação da sua empresa? Caso queira descobrir a mágica que podemos fazer para você, entre em contato conosco!
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