Os recursos digitais revolucionaram não só a maneira dos profissionais trabalharem, mas também como eles dialogam dentro da empresa. Comunicação e tecnologia andam lado a lado nos dias atuais, trazendo mais eficiência e dinamismo aos processos internos.
As organizações que não se adaptarem a essa nova realidade certamente terão problemas para manter a competitividade em um futuro muito próximo.
Neste post, vamos nos aprofundar no assunto e recomendar alguns recursos que podem ser incorporados. Acompanhe!
A comunicação interna é um dos princípios do bom funcionamento da empresa. Afinal, a troca de informações é importante para manter os funcionários alinhados, conscientes da missão e dos valores da organização, e também para que consigam coordenar as tarefas entre diferentes equipes e trazer um bom resultado final.
Se antes esse diálogo era realizado por meio de caixas de mensagens e murais fixos, atualmente são usadas ferramentas tecnológicas que aprimoram a troca de informações e dão uma rapidez muito maior aos processos e tomadas de decisão.
Dentro dessa nova realidade, nos deparamos com o termo Comunicação 4.0, que trouxe o aprimoramento ou a substituição desses canais de comunicação.
Acompanhar essas mudanças provocadas pela tecnologia pode parecer um processo muito natural, mas depende de transformações nas estruturas da empresa para que as atualizações sejam implantadas.
Dentro dessas mudanças, podemos destacar alguns aspectos, como os relacionados abaixo.
O armazenamento de dados agora deve servir para compartilhamento. Claro que há uma preocupação com a integridade das informações, o que exige um treinamento prévio dos funcionários sobre como vão utilizar e guardar todos os documentos. Uma das soluções é o compartilhamento desses dados na nuvem, o que de quebra aumenta a acessibilidade e a mobilidade das informações.
Outra ferramenta que pode ser aplicada para o armazenamento de dados é a utilização de drives compartilhados. Embora seja uma solução que restringe o uso para as dependências da organização, pode representar um ponto de encontro virtual entre equipes e fazer o papel de backup das informações mais precisas e importantes.
Uma das principais características da comunicação atual, em oposição a de anos anteriores, é a possibilidade de colaboração. Se antes o diálogo se baseava em uma linha reta e com apenas uma direção, hoje nos deparamos com um emaranhado de informações vindas das mais diversas fontes e que podem ser alteradas e manipuladas.
Se trouxermos isso para o ambiente da empresa, encontramos uma estratégia muito mais coerentes com o processo de trabalho. Afinal, quando há uma equipe responsável por um projeto, é natural que surjam diversas ideias distintas e que devem ser consideradas.
Comece a instituir uma cultura de comunicação que valorize e aproveite as diversas visões sobre um assunto, favorecendo a participação de todos.
De acordo com um relatório produzido pela Cisco, no futuro, cerca de 80% do tráfego da internet será composto por vídeos. Esses dados dão uma boa pista do caminho que deve ser seguido pela comunicação corporativa.
Os vídeos têm um alto poder de atração e de engajamento sobre as pessoas e o uso de uma TV corporativa pode elevar muito a qualidade do diálogo interno na sua empresa. Esse alto poder de engajamento pode fazer com que as informações circulem e sejam absorvidas com muito mais rapidez, aumentando a adesão a novos projetos.
Além disso, algumas TVs espalhadas em um espaço podem chegar a muitas pessoas ao mesmo tempo, o que de certa forma acaba trazendo um bom retorno sobre o investimento.
Os e-mails são ferramentas importantes para a rotina de trabalho. Afinal, é por meio deles que as informações entre equipes e com clientes são trocadas. Porém, nem todos sabem como fazer bom uso dos e-mails, se estendendo em conversas longas e improdutivas.
Para aproveitar esse recurso como uma estratégia eficiente de comunicação interna, é importante ser o mais sucinto e objetivo possível. Também é importante tomar cuidado com o recebimento de anexos suspeitos e com o envio de conversas com endereços copiados, evitando que informações sejam passadas para pessoas indevidas.
Como alternativa aos e-mails, ter um aplicativo de mensagens instantâneas para uso corporativo também pode ajudar muito a promover uma comunicação interna mais voltada à tecnologia e que traga resultados palpáveis.
Tal prática diminui a necessidade de ir à mesa de trabalho do colega para tirar dúvidas e ao mesmo tempo pode estreitar relações. O uso desse recurso traz um dinamismo ao desenvolvimento de projetos e acelera tarefas.
Vale lembrar que tal recurso é extremamente útil para trabalhos remotos ou equipes que contam com colaboradores distantes geograficamente. Por meio das mensagens instantâneas, é possível tirar dúvidas e alinhar processos, sem a necessidade de aguardar que o colega responda um e-mail, o que pode levar um certo tempo.
A intranet deve ser encarada como um espaço colaborativo, no qual não só os informativos da empresa sejam divulgados, mas que também haja a participação dos funcionários.
Esse veículo pode contar com registros sobre projetos, deixar os colaboradores atualizados sobre resultados, entre outros assuntos. Além disso, pode ser aproveitado para que os funcionários tragam sugestões que possam melhorar a empresa, não só em relação a processos, mas também quanto a benefícios que poderiam ser implantados, por exemplo.
Com a possibilidade de plena participação, os funcionários ficam mais envolvidos e sentem que são uma parte importante da corporação, aumentando a retenção e a qualidade do trabalho.
A integração entre comunicação e tecnologia abre um leque de novas possibilidades para a empresa. Porém, é importante lembrar que a cultura organizacional deve estar preparada para absorver essas tendências e promover as mudanças necessárias para que essa implantação seja satisfatória e aumente a produtividade.
Nesse cenário, o RH tem um papel importante de mensurar os índices de satisfação atuais e acompanhá-los com o passar do tempo. Entender o que funciona melhor na sua empresa vai permitir que mais ações sejam tomadas nesse sentido, instigando cada vez mais os funcionários a terem uma participação mais ativa. Aliar comunicação e tecnologia é a chave para ter uma equipe mais envolvida no trabalho e resultados melhores para a empresa.
Aproveite para conferir o nosso artigo sobre comunicação interna 4.0 e entender melhor o assunto!
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