⯇ VOLTAR

O que é a comunicação 4.0, suas soluções e como aplicá-la?

Navegue por tópicos

    A comunicação empresarial tem evoluído muito nos últimos anos. Antes, o foco estava no público externo e pouco se falava no diálogo com os colaboradores da empresa. Mas isso mudou. Hoje, é possível estudar a comunicação 4.0 e seus respectivos efeitos.

    Na verdade, a transformação digital tem contribuído bastante. Em um mercado mais conectado e competitivo, é necessário investir em ações de comunicação interna, endomarketing e marketing de incentivo para manter todos os talentos motivados.

    No artigo de hoje, vamos explicar o que é comunicação 4.0, seus principais efeitos e como aplicá-la no expediente. Portanto, leia com atenção aos próximos tópicos!

    Afinal de contas, o que é comunicação interna 4.0

    A comunicação interna é praticada com foco no público que está dentro do negócio, por exemplo, os colaboradores, investidores e até parceiros estratégicos. Se antes era vista como rotina, sem grandes perspectivas estratégicas, hoje é essencial ao trabalho.

    Todavia, em geral, a forma de dialogar com os talentos mudou. Antes, eram usados murais de recados e caixas de sugestões, entre outros canais offline. Atualmente, pode-se contar com plataformas, murais online, endomarketing, e assim por diante.

    Essa transição ocorreu graças ao avanço da tecnologia, ou melhor, à indústria 4.0. A transformação digital permitiu que canais de comunicação fossem aprimorados ou substituídos por completo. Além disso, demandou um maior nível de engajamento e alinhamento dos times de trabalho — o que só pode ser alcançado com o bom diálogo.

    Considerando tudo isso, é possível afirmar que a comunicação interna 4.0 refere-se ao diálogo em meio à era da inteligência, com tecnologia e estratégia de ponta para induzir o alinhamento, a motivação, a conscientização e a educação dos profissionais.

    Comunicação 4.0 não é só dialogar, é fazer isso com o máximo de eficiência e acerto, deixando pouca margem para erros, conflitos e desgastes indesejados. Nesse caso, todos — do CEO ao estagiário — são beneficiados e podem crescer com a organização.

    Como integrar a comunicação 4.0 ao trabalho

    A eficiência tem se tornado uma obsessão nas empresas. É preciso produzir mais, melhor e com alta qualidade. Contudo, isso não pode ser feito com um time desconexo e desorganizado. É preciso da comunicação, da tecnologia e da estratégia!

    Digitalização dos processos

    Um recente estudo da Deloitte mostra que 56% dos negócios estão redesenhando seus processos de RH para aproveitar ferramentas digitais. Ou melhor, estão passando por um forte movimento de digitalização.

    É cada vez mais importante abandonar velhas práticas de mercado e apostar no que é novo, digitalizar processos e garantir que boa parte do trabalho seja feito por meio de softwares modernos. Assim, é possível ganhar automação, produtividade e eficiência.

    Na gestão de pessoas, por exemplo, você pode digitalizar a comunicação com os líderes imediatos na requisição de pessoal (RP). Isso significa abandonar as fichas impressas e fazer tudo por uma plataforma online, com mais agilidade, qualidade e acerto.

    Redes sociais corporativas

    As redes sociais estão ganhando proeminência nos negócios. Nos dias de hoje, é possível usá-las para conversar com clientes, fazer pesquisas de mercado e anunciar vagas de trabalho. Negócios mais modernos usam a ferramenta para dialogar internamente.

    Para evitar as distrações dos espaços mais tradicionais, como o Facebook, há redes sociais exclusivas para as companhias. Nesse caso, só há informações do time e da empresa, permitindo que todos estejam por dentro do que realmente importa.

    Campanhas de endomarketing

    A comunicação 4.0 não se resume em tecnologia, de igual modo, deve-se pensar sobre o que há de moderno em marketing interno e estratégia empresarial. O bom diálogo deve ter propósito, receptor claro e estímulos que levem à ação.

    Nesse caso, é cada vez mais comum o uso do endomarketing, isto é, mensagens que contam com ferramentas de marketing para deixar a comunicação mais atraente, estimulante e interessante. Logo, todos os profissionais são envolvidos e engajados.

    De certa forma, o endomarketing consiste na união entre o RH tradicional e o setor de marketing da empresa. Juntos, criam ações diferenciadas com ênfase na satisfação, no encantamento e na motivação do público-interno. Portanto, é crucial à gestão de RH.

    Passo a passo para criar campanha de endomarketing. Baixe agora o e-book. 

    Empoderamento dos colaboradores

    O avanço da comunicação também depende do empoderamento dos colaboradores. Todos, da base ao topo da pirâmide organizacional, devem participar ativamente da narrativa da empesa, isto é, ter voz ativa e expressar seus pensamentos.

    Um dos processos nos quais esse movimento é mais visível é a atração de talentos. Nesse caso, os atuais profissionais transformam-se em embaixadores da marca, contam sua experiência na empresa em vídeos, artigos ou posts veiculados pelas redes sociais ou página de carreira (um espaço web da própria empresa).

    Outro exemplo é o processo de inovação. Os talentos encontram mais liberdade para gerar e pôr suas ideias em prática. Para tanto, contam com canais de comunicação específicos, mais liberdade no expediente de trabalho e apoio da liderança imediata.

    Quais os erros na transição à comunicação digital?

    Um dos principais erros é a falta de protagonismo dos líderes. Por acreditarem que a comunicação deve ficar a cargo do RH, deixam de obter destaque em suas equipes de trabalho. A tecnologia é apenas um meio, mas a verdadeira comunicação ocorre entre líderes, liderados e colegas de trabalho — portanto, o protagonismo do líder é crucial.

    Outro problema é o endurecimento do diálogo, isto é, esquecer o aspecto humano. Mesmo que toda a comunicação 4.0 esteja baseada em tecnologia de alta qualidade, há gente de ponta a ponta. Logo, é crucial preservar a empatia e o respeito mútuo.

    Por fim, existe o problema da falta de atenção ao que há de moderno. A tecnologia tem evoluído a passos largos. Plataformas e estratégias atuais hoje podem ser obsoletas amanhã. Por causa disso, é importantíssimo pesquisar pelo que há de mais atual, bem como aplicar isso ao expediente de trabalho. A transição digital é contínua!

    A comunicação 4.0 é uma evolução natural, mas precisa ser implementada de modo consciente dentro da empresa. É preciso buscar por modernos canais de comunicação, investir em novas estratégias de marketing interno, aumentar o protagonismo dos líderes e empoderar os profissionais. Desse modo, toda a empresa será beneficiada!

    Gostou do nosso artigo e quer obter melhores resultados na sua comunicação interna? Aproveite para entrar em contato conosco e descobrir o que separamos para você!

    Conheça nossos serviços

    Comunicação Interna

    Torne a comunicação com os seus colaboradores mais estratégica por...

    Saiba Mais

    Endomarketing

    Potencialize o impacto das suas ações de marketing interno.

    Saiba Mais

    Employer Branding

    Potencialize a sinergia dentro da sua organização por meio de...

    Saiba Mais

    Pesquisas e Mensuração

    Potencialize o impacto das suas ações de marketing interno.

    Saiba Mais

    Diagnósticos

    Potencialize a sinergia dentro da sua organização por meio de...

    Saiba Mais

    Employee Experience

    Crie, implemente e desenvolva uma incrível jornada para seus colaboradores...

    Saiba Mais

    Por dentro da nossa cultura

    Aqui, a comunicação é só uma parte da jornada. Quer ficar por dentro do resto? Cadastre-se em nossa newsletter.