Como toda organização, hospitais públicos e privados podem tirar o máximo proveito da comunicação interna. Porém, ela costuma ser muito mais complexa do que em empresas de outros segmentos por conta de uma série de fatores.
As unidades de saúde empregam uma variedade enorme de profissionais nas mais diferentes áreas, como médicos, enfermeiros, seguranças, cozinheiros, motoristas, recepcionistas, auxiliares de serviços gerais e muito mais. Além disso, o próprio ambiente hospitalar costuma ser mais estressante e, por vezes, caótico – basta ver o que tem acontecido desde o começo da pandemia.
Em 2017, o Conselho Consultivo fez uma pesquisa nos Estados Unidos e mostrou que a cada aumento de 1% no engajamento dos colaboradores, a avaliação geral do hospital sobe 0,33 ponto. Ou seja, quanto mais engajado forem esses funcionários, melhor será a percepção externa da instituição.
Já no quesito individual, esse aumento percentual representa 0,41 ponto a mais na avaliação de segurança do paciente. Outro dado importante foi obtido em um censo da Gallup: o engajamento dos enfermeiros é a variante número 1 na mortalidade hospitalar, superando questões tecnológicas.
Assim, uma comunicação interna eficaz é fundamental dentro de hospitais. Ruídos ou falhas na transmissão de mensagens podem colocar a vida de pacientes em risco, por isso é necessário que os comunicadores criem estratégias para facilitar a compreensão da informação, bem como de entregá-la aos seus receptores o mais rápido possível.
Nos hospitais, é fundamental que o trabalho em equipe seja levado a sério. Por isso, crie ações para que todos saibam qual a responsabilidade de cada um. Além disso, fortaleça o trabalho em equipe, que será fundamental na hora de tomadas de decisões coletivas. Se todos souberem exatamente o que a instituição espera, o engajamento e a produtividade serão maiores.
Desenvolver métodos em que os diagnósticos e as informações dos pacientes sejam entregues aos médicos responsáveis com a maior agilidade possível. Isso agiliza o atendimento e faz com que o tratamento tenha mais qualidade.
A pandemia da covid-19 mudou toda a sociedade, mas os hospitais provavelmente foram os mais afetados. Lidar com uma doença nova requer cuidados maiores e atenção redobrada aos protocolos. Por isso, certifique-se de revisar os manuais hospitalares e também as regras de segurança constantemente, a fim de garantir a maior eficácia no atendimento tanto para os pacientes quanto para os profissionais envolvidos.
Os profissionais dos hospitais precisam compreender as informações disponíveis nos diversos meios, como prontuários, painéis eletrônicos, intranet, radiografia digital etc. Por isso, realize treinamentos constantes com as diferentes equipes a fim de garantir que todos saibam como usar as tecnologias necessárias.
Diferente de outras organizações, a comunicação precisa ser bastante generalista. Os colaboradores querem saber as metas da instituição de saúde e como podem contribuir para atingi-las. Comunicados muito longos podem atrapalhar o cumprimento dessa demanda.
O principal foco da atenção dos funcionários dos hospitais deve ser sempre a saúde e o bem-estar dos pacientes. Por isso, os comunicados sobre alterações operacionais precisam ser extremamente claros sobre os motivos para isso. Afinal, os colaboradores não podem perder tempo aprendendo algo que não será útil para a tarefa principal que é salvar vidas.
Os funcionários dos hospitais estão constantemente tendo que lidar com notícias ruins. Isso foi agravado com a pandemia, quando novos desafios surgiram e a superlotação virou um problema generalizado. Por isso, é importante investir em uma comunicação interna mais positiva, ressaltando boas práticas e histórias a fim de motivar o restante da equipe.
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Aqui na Clima Comunicação, levamos todas essas questões muito a sério. Já atendemos uma grande variedade de empresas de diferentes segmentos, inclusive na área de saúde, como o Hospital Israelita Albert Einstein, de São Paulo.
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